Dos 497 municípios gaúchos, 334 foram afetados pelos temporais. Até o momento, 75 pessoas morreram, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado às 12h deste domingo (5).
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7 mil pessoas. Até o momento, 75 pessoas morreram, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado às 12h deste domingo (5). Outros seis óbitos ainda estão em investigação e 155 pessoas ficaram feridas. Há ainda 103 pessoas desaparecidas.
O número de óbitos superou a última catástrofe ambiental do estado em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida devido a passagem de um ciclone extratropical. As autoridades afirmam que este é o pior desastre climático da história gaúcha.
As chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 104,6 mil desalojados e 16,6 mil desabrigados. Dos 497 municípios gaúchos, 334 foram afetados pelas fortes chuvas, o que representa 67,2% das cidades do estado.
Ainda de acordo com o balanço mais recente das infraestruturas estaduais, mais de 420 mil pontos no estado seguem sem energia elétrica e 839 mil residências (27%) sem abastecimento de água.
As chuvas também provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Neste domingo (5), são registrados 113 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.
No fim da manhã deste domingo (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco, e do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, desembarcaram na Base Aérea de Canoas (RS). A comitiva também é composta por 13 ministros; pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva; pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin; e pela primeira-dama Janja Lula da Silva.
Como ajudar
Neste momento, os itens mais necessários para doação são colchões novos ou em bom estado, roupa de cama, roupa de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte.
Fonte: Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Plantadeira de 30 anos enfrenta uma moderna no campo — e o resultado surpreende sobre produtividade
Estudo da Universidade Purdue compara plantadeira de 30 anos com máquina moderna e revela os resultados na produtividade do milho.
Safra 2026/27 começa com crédito mais escasso; produtor encontra juros a partir de 3% ao ano
Desembolsos de crédito rural recuaram 37,8% no início da temporada e linhas oficiais chegam a 12,5% ao ano; ConsulttAgro estrutura alternativas com taxas a partir de 3% e até 15 anos para pagar
Trabalho de pesquisadores do Cepea é premiado no Congresso Brasileiro do Algodão
O trabalho premiado tem como título “Custos, margens e riscos da produção de soja, algodão e milho em Uruçuí (PI): rentabilidade por hectare e probabilidade de margens negativas”.
Continue Reading Trabalho de pesquisadores do Cepea é premiado no Congresso Brasileiro do Algodão
Corte na cota de exportação de açúcar para os EUA pode provocar perda de US$ 30 mi para usinas do Nordeste
Com a decisão, tomada pelo Escritório do Representante do Comércio dos EUA, o Brasil passar a ter direito agora a uma cota de 100 mil toneladas.
Ministro discute com embaixador do México ampliação da cooperação agropecuária
Em nota, a pasta diz que no encontro foi discutida a ampliação da cooperação entre os órgãos de defesa agropecuária dos dois países.
Continue Reading Ministro discute com embaixador do México ampliação da cooperação agropecuária
Lula promulga acordo Mercosul-EFTA e abre novas oportunidades para exportações brasileiras
Decreto publicado no Diário Oficial formaliza o tratado de livre comércio entre o Mercosul e Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça; acordo prevê acesso preferencial para produtos do agronegócio.





