Dos 497 municípios gaúchos, 334 foram afetados pelos temporais. Até o momento, 75 pessoas morreram, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado às 12h deste domingo (5).
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7 mil pessoas. Até o momento, 75 pessoas morreram, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado às 12h deste domingo (5). Outros seis óbitos ainda estão em investigação e 155 pessoas ficaram feridas. Há ainda 103 pessoas desaparecidas.
O número de óbitos superou a última catástrofe ambiental do estado em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida devido a passagem de um ciclone extratropical. As autoridades afirmam que este é o pior desastre climático da história gaúcha.
As chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 104,6 mil desalojados e 16,6 mil desabrigados. Dos 497 municípios gaúchos, 334 foram afetados pelas fortes chuvas, o que representa 67,2% das cidades do estado.
Ainda de acordo com o balanço mais recente das infraestruturas estaduais, mais de 420 mil pontos no estado seguem sem energia elétrica e 839 mil residências (27%) sem abastecimento de água.
As chuvas também provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Neste domingo (5), são registrados 113 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.
No fim da manhã deste domingo (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco, e do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, desembarcaram na Base Aérea de Canoas (RS). A comitiva também é composta por 13 ministros; pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva; pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin; e pela primeira-dama Janja Lula da Silva.
Como ajudar
Neste momento, os itens mais necessários para doação são colchões novos ou em bom estado, roupa de cama, roupa de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte.
Fonte: Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Período das águas: como ajustar o manejo para evitar perdas no cocho
Com a chegada das chuvas, o manejo da suplementação se torna o ponto mais crítico da fazenda. Ignorar o cocho agora significa jogar dinheiro fora e perder desempenho do rebanho. Veja como ajustar a operação.
Continue Reading Período das águas: como ajustar o manejo para evitar perdas no cocho
CNI: derrubada de vetos do novo licenciamento ambiental recupera previsibilidade, segurança jurídica e autonomia federativa
Para Confederação, medida do Congresso Nacional também retoma coerência do texto e reduz incertezas regulatórias que afetam confiança dos investidores.
Painéis solares no campo: Nova Estratégia dos agricultores para aumentar a safra
Descubra como os painéis solares no campo estão aumentando a safra. Entenda a nova estratégia dos agricultores para gerar energia e proteger a lavoura
Continue Reading Painéis solares no campo: Nova Estratégia dos agricultores para aumentar a safra
Produção de leite pode ajudar a segurar famílias no campo mesmo com as atuais dificuldades
Presidente da Gadolando e da Febrac apresenta no Encontro dos Professores Agrícolas panorama da cadeia e destaca importância da atividade para a permanência das famílias no campo.
Alckmin diz que negociação com EUA não acabou e cita café solúvel, uva e outros
O vice-presidente ainda destacou o crescimento de 9,1% na exportação brasileira mesmo com o tarifaço. “Isso porque o Brasil abriu mercado”, afirmou.
Continue Reading Alckmin diz que negociação com EUA não acabou e cita café solúvel, uva e outros
Irregularidade das chuvas atrasa semeadura da soja e acende alerta para o início da safra 2025/26
No cenário internacional, os preços da soja na Bolsa de Chicago subiram ao longo de outubro, influenciados por fatores como o avanço lento do plantio no Brasil.





