Dos 497 municípios gaúchos, 334 foram afetados pelos temporais. Até o momento, 75 pessoas morreram, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado às 12h deste domingo (5).
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7 mil pessoas. Até o momento, 75 pessoas morreram, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado às 12h deste domingo (5). Outros seis óbitos ainda estão em investigação e 155 pessoas ficaram feridas. Há ainda 103 pessoas desaparecidas.
O número de óbitos superou a última catástrofe ambiental do estado em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida devido a passagem de um ciclone extratropical. As autoridades afirmam que este é o pior desastre climático da história gaúcha.
As chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 104,6 mil desalojados e 16,6 mil desabrigados. Dos 497 municípios gaúchos, 334 foram afetados pelas fortes chuvas, o que representa 67,2% das cidades do estado.
Ainda de acordo com o balanço mais recente das infraestruturas estaduais, mais de 420 mil pontos no estado seguem sem energia elétrica e 839 mil residências (27%) sem abastecimento de água.
As chuvas também provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Neste domingo (5), são registrados 113 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.
No fim da manhã deste domingo (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco, e do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, desembarcaram na Base Aérea de Canoas (RS). A comitiva também é composta por 13 ministros; pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva; pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin; e pela primeira-dama Janja Lula da Silva.
Como ajudar
Neste momento, os itens mais necessários para doação são colchões novos ou em bom estado, roupa de cama, roupa de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte.
Fonte: Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Suco de laranja brasileiro está isento de sobretaxa de 10%, as tarifas recíprocas
Decisão publicada pelo governo norte-americano mantém o suco de laranja brasileiro fora das tarifas recíprocas; alívio vem em meio à queda de preços, retração no consumo e aumento da oferta global
Continue Reading Suco de laranja brasileiro está isento de sobretaxa de 10%, as tarifas recíprocas
UPL vence prêmio global na COP30 com projeto Arroz de Baixo Metano
Projeto Arroz de Baixo Metano foi destaque no SBCOP Awards, premiação que reconhece soluções inovadoras para o clima; iniciativa une ciência e tecnologia para transformar a produção agrícola em escala mundial
Continue Reading UPL vence prêmio global na COP30 com projeto Arroz de Baixo Metano
Conheça o Bashkir Curly, o cavalo de cachos dourados que ninguém sabe de onde veio
Com origem envolta em mistério, o Bashkir Curly é uma das raças mais intrigantes do mundo, conhecida por sua pelagem cacheada, resistência ao frio e temperamento dócil, além de encantar por suas características hipoalergênicas.
Continue Reading Conheça o Bashkir Curly, o cavalo de cachos dourados que ninguém sabe de onde veio
Conheça a raça Caruncho Três Cores, suínos que conquistaram o “Rei do Nelore”; vídeo
Os porcos Caruncho em risco de extinção são preservados por seu valor gastronômico, rusticidade e ligação com a história rural do país.
Você sabe qual cruzamento é esse? Pecuaristas apostam nessa revolução com o gado Nelore
Resultado da união entre rusticidade tropical e marmoreio europeu, o cruzamento entre o Nelore e o Galloway tem ganhado força entre pecuaristas brasileiros que buscam alta eficiência produtiva e carne de qualidade superior
Gusttavo Lima – o Embaixador – investe forte no Quarto de Milha e protagoniza uma nova era na raça
Cantor que conquistou os palcos do Brasil sela uma nova fase como criador e investidor. Ao lado de Simone Mendes, Xand Avião, JGC Ranch e outros nomes fortes, Gusttavo Lima chega para mudar o jogo.





