Chuvas no fim de abril são bem-vindas às lavouras de café

No campo, agentes consultados pelo Cepea relatam casos pontuais de produtores de arábica realizando catação em áreas mais precoces.

As chuvas ocorridas neste final de abril em praticamente todas as regiões produtoras de café arábica têm auxiliado o desenvolvimento final dos grãos da safra 2025/26, além de já melhorarem as condições dos cafezais para a temporada 2026/27, apontam pesquisadores do Cepea. 

Segundo o Centro de Pesquisas, ainda é cedo para especular sobre a safra 2026/27, mas as atuais temperaturas amenas e a maior umidade neste começo de outono são primordiais para as plantas, em especial as de sequeiro – esta temporada deve registrar floradas a partir de setembro de 2025. 

Alta produção de biomassa impulsiona uso da BRS Capiaçu na geração de energia renovável

No campo, agentes consultados pelo Cepea relatam casos pontuais de produtores de arábica realizando catação em áreas mais precoces, como na região de Franca. Ressalta-se, no entanto, que a colheita não se iniciou na maioria das praças.

A maturação dos grãos ainda é irregular, e permanece a preocupação quanto à qualidade da safra e à bebida, diante dos impactos climáticos ao longo do desenvolvimento da produção da safra 2025/26. 

Fonte: Cepea

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM