Chuvas no Paraná, Mato Grosso do Sul e SP; Inmet alerta para onda de frio no RS

Em contrapartida, massa de ar quente e seco provoca altas temperaturas e derruba umidade no centro do país

A presença de uma frente fria deve levar chuvas e queda nos termômetros em parte do país nos próximos dias. Esse fenômeno já está provocando uma nova onda de frio, que foi classificada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com um grau de severidade laranja para quase todo o estado do Rio Grande do Sul.

Região Norte

O frio deve chegar em Rondônia, especialmente, na porção sul do estado. As temperaturas podem cair até 5ºC abaixo da média, podendo chegar aos 15ºC em algumas localidades. Além disso, os próximos dias devem ser chuvosos, com previsão de pancadas para quase todas as partes da região Norte, exceto Rondônia, Tocantins e sul do Pará e do Amazonas.

Região Nordeste

A faixa leste do litoral nordestino deve ter chuvas, sendo o trecho de Salvador (BA) até o Rio Grande do Norte o mais provável. Os litorais sergipano e alagoano têm alerta para acumulado de chuva, com volumes que podem chegar a 50 milímetros no dia. Há previsão de chuvas também para o norte do Maranhão.

Nas demais áreas, a previsão é de tempo firme. Uma massa de ar quente e seco está estacionada em boa parte do Brasil e pega o interior nordestino. As máximas podem superar os 30ºC.

Região Centro-Oeste

A mesma massa de ar quente e seco que fica na parte central do país também deve impedir a formação de nuvens carregadas em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Além disso, a umidade relativa do ar pode cair abaixo dos 20% e chegar a 15% em alguns pontos, por isso a recomendação é manter-se hidratado. Com realidade diferente, o Mato Grosso do Sul pode ter chuvas durante a semana e as temperaturas também caem com mínimas chegando aos 9ºC em alguns municípios e máximas abaixo dos 30ºC.

Região Sudeste

As chuvas também chegam em São Paulo, principalmente, no sul do estado. Essas precipitações podem alcançar outras partes do estado e também o Rio de Janeiro, à medida que a frente fria vai avançando ao longo da semana. Minas Gerais e Espírito Santo devem ter um tempo mais firme, especialmente, Minas que também está sob atuação da mesma massa de ar quente e seco do Centro-Oeste e do Nordeste.

Região Sul

Do norte do Rio Grande Sul até o Paraná, há previsão de chuvas. Elas evitam também que as temperaturas caiam demais, mas mesmo assim ainda fica frio nessas áreas, com mínimas abaixo de 10ºC em algumas partes e máximas não superando os 20ºC. As regiões centro e sul do estado têm previsão de geada e a chance de chover é pequena. Por lá, o frio deve ser mais intenso. No último sábado, 06, algumas áreas registraram -3ºC e as temperaturas perto dos 0ºC devem persistir durante a semana.

Fonte: https://agro.estadao.com.br

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM