
Braço do Norte (SC) recebeu título de Capital Nacional do Gado Jersey, Congresso Internacional da raça acontece em junho.
O Plenário aprovou o projeto de lei da Câmara (PLC 74/2013) que confere ao município de Braço do Norte (SC) o título de “Capital Nacional do Gado Jersey”. A proposta segue para sanção presidencial.
O projeto é do deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC) e teve como relator, na Comissão de Educação (CE), o ex-senador Inácio Arruda. Na justificativa da proposta, o autor conta que a cidade “realiza, anualmente, a maior exposição de gado Jersey da América Latina” e que acredita ser importante para o município ter notoriedade nacional e internacional, pois isso “impulsionará a economia local que se baseia, principalmente, no manejo do gado leiteiro”.
Características como a rusticidade e a adaptabilidade, a precocidade leiteira e a longevidade tornaram-na atraente para os produtores da região do Vale de Braço do Norte, onde predominam as pequenas e médias propriedades, frequentemente em terreno acidentado.

2º Congresso Internacional da Raça Jersey
As grandes novidades ficaram por conta do Seminário Internacional da Raça Jersey, que trouxeram especialistas do mundo inteiro durante o evento. Sobre os expositores de animais, o organizador declara que haverá mais de 300 animais da raça Jersey. Essa quantidade demonstra o motivo de Braço do Norte ser Capital Nacional do Gado Jersey e também a Feagro ser a maior exposição da raça na América Latina.