Cidade no interior de SP produz 80% de toda a laranja do Brasil

O Brasil é o maior produtor de laranja em todo o mundo e tem, na cidade de Limeira, seu principal polo, um dos principais produtores.

Conhecida como a “Capital da Laranja”, a cidade de Limeira, a quase 150 km de São Paulo, é reconhecida em todo o Brasil pelo cultivo dessa fruta, sendo responsável por cerca de 80% da produção nacional.

O Brasil é o maior produtor de laranja em todo o mundo e tem, na cidade de Limeira, seu principal polo. No município, o cultivo da fruta começou em meados do século 19, quando uma família de portugueses plantou algumas mudas da espécie bahia, trazida por tropeiros.

Propriedade rural de Minas Gerais é especialista em leite A2

Nesse período, o estado de São Paulo, preocupado com a crise do café, incentivou os fazendeiros a desenvolverem a citricultura, instituindo prêmios aos que exportassem as frutas. Entre 1932 e 1936, Limeira foi a maior exportadora de laranjas em todo o estado.

O município se insere hoje como um dos principais produtores do país, com cerca de 200 viveiristas e uma média de 4 milhões de mudas por ano, segundo informações da Prefeitura.

Joia folheada e coxinhas

Limeira também se destaca pela produção de joias — é conhecida também como a “Capital Nacional da Joia Folheada” — e pelas coxinhas, que, segundo uma lenda local, teria sido inventada pelos limeirenses.

Fonte: Metrópoles

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM