
Uma tradição indígena: Cruzeiro do Sul, no Acre, recebe título de Capital Nacional da Farinha de Mandioca; A mandioca desempenha papel fundamental na alimentação e na economia local.
O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 15.051/24, que confere à cidade de Cruzeiro do Sul (AC) o título de Capital Nacional da Farinha de Mandioca. Publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (23), a nova lei tem como objetivo reconhecer a importância histórica e cultural da produção de farinha de mandioca na região.
A norma tem origem no Projeto de Lei 4174/23, do senador Alan Rick (União-AC), aprovado pela Câmara em agosto e pelo Senado em dezembro.
Em sua justificativa, o autor do projeto destaca que a produção de farinha de mandioca é uma tradição que remonta aos povos indígenas da região e garante a preservação de sabores e técnicas artesanais transmitidas de geração em geração.
Cruzeiro do Sul, com cerca de 91 mil habitantes, é um importante centro econômico da região do Vale do Juruá, e a mandioca desempenha papel fundamental na alimentação local. Além de ser a base de diversos pratos típicos, como o pirão e a farofa, a farinha produzida na cidade tem qualidade reconhecida, sendo vendida para outros estados.
A farinha artesanal, com sua cor amarela e textura macia, já conta com o selo de indicação geográfica (IG), concedida em 2017 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. A exibição integra a 3ª Semana Brasileira do Amendoim cuja solenidade de abertura ocorreu nesta quarta-feira (10) na sede do Mapa. Com mais de R$ 700 milhões já intermediados, a ConsulttAgro oferece crédito rural com juros a partir de 2% ao ano e prazos de até 20 anos para pagar, criando alternativas que impulsionam modernização e novos investimentos no campo. “Não escolhemos o Braford por acaso. Acreditamos nessa raça que vem conquistando o Brasil.” O 6º Remate Fazenda Esperança acontece neste sábado. Confira os destaques do leilão — entre eles, o consagrado Pelé da Esperança. Continue Reading Remate Fazenda Esperança vai democratizar a genética Braford no Brasil Os dados do mês passado indicam que as sobretaxas impostas pelos EUA provocaram uma queda expressiva nas exportações brasileiras. Continue Reading Exportação de produtos atingidos por tarifaço cai 22% em agosto Recentes eventos climáticos não impactaram a safra do cereal, e estimativas da StoneX para setembro se mantêm em 7,3 milhões de toneladas de produção. Os principais compradores foram Japão (78,6 mil t), Indonésia (70 mil t), Filipinas (41 mil t), Venezuela (33,6 mil t) e México (27,3 mil t). Continue Reading EUA vendem 305,4 mil t de trigo da safra 2025/26, diz USDAMapa sedia exposição com o tema “Amendoim: Orgulho Nacional e Qualidade Certificada”
Empresa oferece crédito rural com juros a partir de 2% ao ano e prazos de até 20 anos
Remate Fazenda Esperança vai democratizar a genética Braford no Brasil
Exportação de produtos atingidos por tarifaço cai 22% em agosto
Plantio do trigo no Brasil já está consolidado e colheita avança em algumas áreas do país
EUA vendem 305,4 mil t de trigo da safra 2025/26, diz USDA