Uma tradição indígena: Cruzeiro do Sul, no Acre, recebe título de Capital Nacional da Farinha de Mandioca; A mandioca desempenha papel fundamental na alimentação e na economia local.
O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 15.051/24, que confere à cidade de Cruzeiro do Sul (AC) o título de Capital Nacional da Farinha de Mandioca. Publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (23), a nova lei tem como objetivo reconhecer a importância histórica e cultural da produção de farinha de mandioca na região.
A norma tem origem no Projeto de Lei 4174/23, do senador Alan Rick (União-AC), aprovado pela Câmara em agosto e pelo Senado em dezembro.
Em sua justificativa, o autor do projeto destaca que a produção de farinha de mandioca é uma tradição que remonta aos povos indígenas da região e garante a preservação de sabores e técnicas artesanais transmitidas de geração em geração.
Cruzeiro do Sul, com cerca de 91 mil habitantes, é um importante centro econômico da região do Vale do Juruá, e a mandioca desempenha papel fundamental na alimentação local. Além de ser a base de diversos pratos típicos, como o pirão e a farofa, a farinha produzida na cidade tem qualidade reconhecida, sendo vendida para outros estados.
A farinha artesanal, com sua cor amarela e textura macia, já conta com o selo de indicação geográfica (IG), concedida em 2017 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. Crescimento dos veículos elétricos e uso de IA criam uma nova camada de gestão e eficiência no setor de abastecimento. Continue Reading O que vai mudar em 2026: IA, veículos elétricos e a nova gestão do abastecimento Evento em parceria entre Ascribu e Santa Úrsula Remates reuniu 450 animais e registrou pista limpa para terneiros, terneiras e novilhas. Prefeitos e entidades do setor se unem para alertar sobre preços abaixo do custo de produção e articular ação em defesa do setor arrozeiro gaúcho. Continue Reading Mobilização iniciada em Mostardas leva crise do arroz à pauta da Famurs O movimento grevista tem 100% de adesão do sistema Petrobras nas 28 plataformas da Bacia de Campos, na costa do Rio de Janeiro. Continue Reading No 3º dia de paralisação, greve na Petrobras chega a 28 plataformas “É um número bastante representativo”, disse nesta quarta-feira (17) à Agência Brasil o chefe da Divisão de Regulamentação e Qualidade Regulatória do Inmetro (Direq), Hercules Souza. Continue Reading Natal Seguro: Inmetro flagra 90 mil produtos com irregularidades Norma moderniza o marco regulatório e fortalece o monitoramento de riscos à saúde animal, humana e ambiental. Continue Reading Mapa publica portaria que institui a Farmacovigilância Veterinária no BrasilO que vai mudar em 2026: IA, veículos elétricos e a nova gestão do abastecimento
Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Mobilização iniciada em Mostardas leva crise do arroz à pauta da Famurs
No 3º dia de paralisação, greve na Petrobras chega a 28 plataformas
Natal Seguro: Inmetro flagra 90 mil produtos com irregularidades
Mapa publica portaria que institui a Farmacovigilância Veterinária no Brasil





