Cinco filhotes nascem de uma só ovelha e recebem nomes da Turma da Mônica

Em um episódio raro na criação de ovinos, uma ovelha de Reserva do Iguaçu dá à luz cinco filhotes de uma só vez, exigindo cuidados especiais para garantir a sobrevivência da ninhada

Em Reserva do Iguaçu, no oeste do Paraná, uma ovelha de aproximadamente três anos encantou a comunidade local ao dar à luz cinco filhotes de uma só vez: três fêmeas e dois machos. O episódio, considerado raro, chamou a atenção de especialistas e moradores da região.

De acordo com Luiz Gonzaga, professor de veterinária e zootecnista, partos com quíntuplos em ovinos são exceções na rotina da criação de ovelhas. “É um fenômeno incomum, e exige atenção especial para garantir a sobrevivência de todos os cordeiros”, afirma.

A proprietária da ovelha, a agricultora Tanize Almeida, batizou os novos integrantes da ninhada com nomes inspirados na famosa Turma da Mônica: Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha. O quinto filhote recebeu o nome de Denise, uma personagem secundária, escolhido pela sobrinha de Tanize.

Cuidados especiais com a ninhada

A menor da ninhada, Magali, precisou receber atenção extra. Ela foi alimentada com mamadeira, diferentemente dos irmãos, que mamarão diretamente da mãe. Luiz Gonzaga explica que, em partos múltiplos, nem sempre a ovelha consegue suprir a demanda de todos os filhotes. “Quando isso acontece, o auxílio humano é fundamental para evitar a mortalidade”, comenta.

Cinco filhotes nascem de uma só ovelha e recebem nomes da Turma da Mônica
Magali é a menor da ninhada de cinco filhotes em Reserva do Iguaçu — Foto: RPC

Na propriedade de Tanize, todos os cordeiros recebem mamadeira duas vezes ao dia, mas Magali é alimentada cinco vezes, além de complementar a dieta com ração à base de quirera e aveia granulada.

Por que nascem múltiplos?

O zootecnista explica que partos com mais de dois filhotes podem estar ligados a fatores como genética, nutrição adequada, manejo e uso de tecnologias que estimulam maior ovulação. Animais bem cuidados e nutridos têm maior probabilidade de gerar ninhadas múltiplas.

No caso da ovelha Ernestina, a suspeita é de influência genética: quando adquirida, ela já vinha acompanhada de um irmão gêmeo, sugerindo predisposição para partos com múltiplos filhotes.

Escrito por Compre Rural

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM