
Uma das principais commodities agrícolas do mundo e cultivado principalmente por seu uso na indústria têxtil. O algodão pode até ser visto como algo indispensável, então é estranho pensar que apenas 5 países sejam responsáveis por cerca de 70% da produção mundial.
Atualmente o algodão é um dos commodities agrícolas com maior concentração quando se fala em oferta, mesmo sendo um produto muito utilizado pela nossa sociedade. Este produto pode até ser visto como algo indispensável, então é estranho pensar que apenas 5 países sejam responsáveis por cerca de 70% da produção mundial, de acordo com os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Conheça os cinco maiores produtores mundiais de algodão.
Utilizado em muitas áreas, o principal destino do produto é a fabricação têxtil. Os tecidos de algodão são muito utilizados, principalmente por absorver e liberar a umidade mais rapidamente. O cultivo do algodão pode ser encontrado em várias partes do mundo, mas como dito anteriormente, se concentra em 5 países, respectivamente, Índia, Estados Unidos, China, Brasil e Paquistão. Mas, na comercialização internacional dessa pluma, estão Estados Unidos e Brasil como principais.
O algodão é uma das principais commodities agrícolas do mundo e é cultivado principalmente por seu uso na indústria têxtil. Em 2021, a produção mundial de algodão foi estimada em aproximadamente 113 milhões de fardos.
A média de produção desses cinco países são de 20 milhões de toneladas por safra, mas este resultado pode variar, para mais ou para menos conforme o ano de produção. Curiosamente, a Índia e a China que são grandes produtoras, também são as maiores importadoras do algodão, principalmente pela necessidade de demanda para as indústrias têxteis.
Os países com a maior produção de algodão mudam de ano para ano com base em uma variedade de fatores, incluindo condições climáticas, escolhas de plantio dos agricultores e mudanças nos mercados globais.
Conheça os cinco maiores produtores de algodão
A Índia é geralmente o maior produtor de algodão do mundo, produzindo cerca de 27% do algodão mundial. Durante todo o ano produz uma média de 5.770 toneladas métricas de algodão, por isso ocupa o topo como maior produtor. Essa produção agrícola está presente há milhares de anos, e com o clima favorável o país tem uma enorme facilidade. As regiões mais comuns de produção são: Maharashtra, Gujarat e Madhya Pradesh.
Os Estados Unidos vem em segundo lugar, em seu país existe o chamado, “Cinto do algodão”, uma área que incluí 17 estados do Sul, alguns deles são Virgínia, Arizona, Mississippi e Texas. O Texas é o maior produtor, tendo 45% de toda produção. O país também se destaca principalmente pela qualidade do algodão, e é o maior exportador do produto.

Em terceiro lugar temos a China, que tem uma média de 3.500 toneladas métricas ao ano. Com essa produção a área acaba gerando muitas oportunidades e já emprega mais de 10 milhões de pessoas, e são mais de 300 milhões envolvidas em sua produção ao redor do país. Outra curiosidade é a utilização de um algodão transgênico, o BT, que foi introduzido em 2022 por ser mais resistente à pestes.
O Brasil tem visto um aumento na produção de algodão nos últimos anos, tornando-se um dos maiores produtores globais, produzindo em torno de 2.787 toneladas métricas por ano. O país contém um terra muito propícia para essa cultura, além de períodos de chuva regular. A
produção está concentrada principalmente na região central, como em grandes propriedades no Cerrado Brasileiro, como no Mato Grosso e também no Oeste da Bahia. O país também está se destacando pela qualidade do produto, se consolidando como o segundo maior exportador, mas, contudo, o transporte desse cultivo ainda limita a capacidade de exportação.

E por último, mas não menos importante está o Paquistão em quinto lugar do Ranking, com uma produção média de 1.655 toneladas métrica de algodão por ano. O diferencial desse país é o fato do cultivo ocorrer ao longo do Rio Indo, que fornece a água necessária para a produção. A maior parte do algodão é destinada para consumo interno do país, além de gerar emprego para em média 1.7 milhão de pessoas.
A cada ano a produção de algodão está crescendo mais, então não será surpresa se daqui a algum tempo este ranking estiver com números maiores ou até mesmo com países diferentes que estão começando a explorar ainda mais essa cultura de algodão, que é muito importante para nossa sociedade.
Observa-se, porém, que essas condições podem variar de ano para ano com base em fatores como condições climáticas, políticas governamentais e preços globais do algodão. Para obter maiores informações, sugerimos consultar uma organização como o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que regularmente publica relatórios sobre a produção global de algodão.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Três tambores: circuito Ram ANTT realizou etapa durante o 34° congresso brasileiro ABQM
Camila Tavares Frizo e Maria Eduarda de Almeida pela venceram a etapa do Circuito Ram ANTT durante o 34° Congresso Brasileiro ABQM em Araçatuba no último fim de semana.
Tesouro publica regras do leilão para recuperar terras degradadas
O anúncio da publicação das regras do leilão para recuperar terras degradadas foi feito pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Meio Ambiente, Marina Silva, em entrevista coletiva de imprensa em São Paulo.
Continue Reading Tesouro publica regras do leilão para recuperar terras degradadas
Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Alta é puxada pela menor oferta de animais jovens e incentiva retenção de matrizes em Mato Grosso, principal produtor de bovinos do país.
Continue Reading Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Argentino Maximiliano Freschi será jurado da ExpoBrangus 2025
A exposição ocorrerá de 19 a 22 de maio no Parque do Sindicato Rural de Uruguaiana (RS) e contará com três dias de julgamentos da raça.
Continue Reading Argentino Maximiliano Freschi será jurado da ExpoBrangus 2025
Produtor dos EUA lamenta aprovação de tarifas contra 2,4-D da China e da Índia
Ele é um ingrediente ativo presente em mais de 1.500 herbicidas; a aprovação de tarifas contra 2,4-D da China e da Índia chega em um momento crítico.
Continue Reading Produtor dos EUA lamenta aprovação de tarifas contra 2,4-D da China e da Índia
Abitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo
Kümmel ocupa, atualmente, o cargo de CEO no Moinho Arapongas, no Paraná. Anteriormente, já havia presidido o Sindicato da Indústria do Trigo do Estado do Paraná (Sinditrigo-PR) por dez anos.
Continue Reading Abitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo