Circuito de palestras técnicas sobre a raça Senepol em Uberlândia (MG)

Circuito de palestras técnicas sobre a raça Senepol em Uberlândia (MG)

PARTILHAR
senepol
Foto: Divulgação

Promovido pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, o circuito acontecerá hoje, entre as 19 e as 22 horas no Uberlândia Shopping

A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), em parceria com a UFU (Universidade Federal de Uberlândia), Aval Serviços Tecnológicos, Alta Genetics e Fazenda Tufubarina Senepol, promoverá um circuito de palestras técnicas sobre a raça Senepol no dia 4 de setembro de 2017, em Uberlândia (MG).

O evento, que será realizado no Uberlândia Shopping, entre 19h e 22h, contará com a presença de especialistas em melhoramento genético e empresas focadas na evolução do rebanho da raça Senepol.

Dentro da programação, o diretor técnico da ANCP, Argeu Silveira apresentará o programa de melhoramento genético ANCP Senepol.

Na sequência, a Professora Doutora Carina Ubirajara, da UFU, falará sobre o Programa de avaliação Alta Performance Tufubarina.

Yuri Farjalla, consultor técnico da ANCP, apresentará a terceira palestra da noite, com o tema “A importância do acabamento de gordura para a raça Senepol. A última palestra será apresentada por Tiago Carrara, da Alta Genetics.

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para inscrições e informações, enviar e-mail para ufugemega@gmail.com ou pelo WhatsApp (34) 99273-9567.

palestra-senepol
Foto: ANCP

SOBRE A SENEPOL

O Senepol é uma raça bovina resultado do cruzamento de três outras raças. Sua história tem origem no século XVIII, quando surgiu o Red Poll, mistura de um bovino mocho* do condado inglês de Suffolk e outro bovino vermelho e com chifres, do condado de Norfolk, também da Inglaterra.

O Red Poll é responsável pela ausência de chifres e pêlo avermelhado no Senepol. O outro lado da raça vem do bovino senegalês N’Dama, chifrudo e sem cupim, criado no continente africano principalmente por ser resistente à doença do sono.

A precocidade para reprodução e a docilidade do Red Poll se uniu à resistência do N’Dama pela primeira vez em 1918 no arquipélago caribenho de Ilhas Virgens. Em 1940, a raça já era considerada de sangue puro e em 1954 registrou o nome Senepol, junção de Senegal (país de origem do N’Dama) com o Red Poll.

Fonte: ANCP | UOL