Circuito Mineiro da Cafeicultura 2023 será iniciado pela Emater

Trata-se de uma série de eventos técnicos, os quais serão promovidos em dezenas de municípios, em todas as regiões produtoras de café de Minas Gerais

Nesta quinta-feira (30/3), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) dará início ao Circuito Mineiro da Cafeicultura 2023. Trata-se de uma série de eventos técnicos, os quais serão promovidos em dezenas de municípios, em todas as regiões produtoras de café de Minas Gerais. A primeira etapa será no município de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas. A expectativa é de 300 participantes. Na cidade, os temas abordados por especialistas nas palestras serão: qualidade com sustentabilidade, novas tecnologias para a cafeicultura, construção da fertilidade no perfil do solo e evolução da qualidade na cafeicultura.

Já a segunda etapa do Circuito será no dia 5/4, no município de Nepomuceno, também no Sul do estado. O Circuito Mineiro da Cafeicultura contará com aproximadamente 30 eventos técnicos até o mês de novembro. Bernardino Cangussú, coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, explica: “a ideia do Circuito é reunir todos os representantes da cadeia produtiva para uma troca de informações técnicas. São produtores, traders, comerciantes, cooperativas. Os temas são escolhidos por uma comissão e avaliados de acordo com o que está acontecendo no mercado de café. Este ano, por exemplo, discutiremos assuntos como regeneração de solo, sustentabilidade e gestão de propriedades cafeeiras”.

A Emater-MG promove o Circuito Mineiro da Cafeicultura há mais de 20 anos. A empresa escolhe cidades-polo para sediar as etapas e mobiliza produtores de municípios vizinhos para participar dos eventos. “Todo ano a gente também procura incluir uma nova cidade para sediar uma das etapas”, explica o coordenador da Emater-MG.

Estima-se que, em 2023, Minas Gerais deve colher 27,5 milhões de sacas (60kg), de acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estudo indica que 50% da safra brasileira do café sairá das lavouras mineiras.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM