Citros: Ritmo de negócios é lento neste começo de ano

Mercado de laranja começa 2026 com vendas lentas, indústria retraída e produtores atentos ao clima e às chuvas para garantir a safra 2026/27.

As vendas de laranja no mercado de mesa estão lentas neste começo de 2026. No segmento industrial, o cenário também é de fraco ritmo de compra de novos lotes de fruta no spot, com algumas indústrias já começando a reduzir e/ou até mesmo a finalizar as atividades de moagem.

Quanto aos preços, no mercado de mesa, dados do Cepea mostram reação. Na indústria, agentes seguem negociando no spot nas mesmas bases de preços estabelecidas ainda no final de 2025.

No campo, agentes consultados pelo Cepea têm relatado preocupação com o clima, especialmente após os dias bastante quentes e com chuvas limitadas do final de 2025 – vale lembrar que, nos últimos anos, essas condições climáticas acabaram prejudicando fortemente as condições das lavouras.

Já neste início de 2026, as temperaturas voltaram a ficar mais amenas, mas as lavouras seguem necessitando de chuvas para uma boa manutenção do vigor e para o adequado desenvolvimento dos frutos da safra 2026/27.

Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM