CNA debate estratégias para ampliar a competitividade do trigo no país

O objetivo foi debater estratégias para ampliar a competitividade e o protagonismo dessas culturas no cenário nacional e internacional.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do “Fórum Nacional do Trigo e Soja 2025”, realizado de 12 a 14 de agosto, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

O evento foi promovido pela Embrapa Trigo e reuniu lideranças do setor, especialistas e produtores com objetivo de debater estratégias para ampliar a competitividade e o protagonismo dessas culturas no cenário nacional e internacional.

Novo indutor de ovulação aumenta em até 9% a taxa de prenhez em vacas

O assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Tiago Pereira, integrou a mesa redonda “Do Potencial à Potência: Como Tornar o Trigo um Grande Negócio de País”, que discutiu caminhos para impulsionar a produção, industrialização e exportação do cereal.

Em sua fala, Tiago apresentou as ações discutidas durante o Workshop Nacional do Trigo e todas as medidas estruturantes previstas para o curto, médio e longo prazos, com foco em um plano de ação que prevê iniciativas para ampliar mercados, agregar valor à produção nacional e estimular o consumo interno.

Entre as ações citadas pelo assessor, estão a qualificação da informação para reduzir custos de produção, com base nos levantamentos e análises do Projeto Campo Futuro, que fornece dados estratégicos para orientar a gestão e a tomada de decisão dos produtores.

Durante o debate, Tiago também abordou a criação do seguro de qualidade do trigo, que vem sendo debatido com o setor e as seguradoras, visando incentivar a melhoria do padrão do cereal e oferecer mais segurança ao produtor.

Por fim, o representante da CNA falou da importância da industrialização e do aumento do consumo interno, ressaltando o potencial do etanol de cereais como nova frente de mercado, iniciativa que a entidade vem fomentando junto ao setor.

O fórum também contou com debates sobre desafios logísticos, oportunidades comerciais e a importância de integrar o trigo a estratégias mais amplas de segurança alimentar e desenvolvimento regional.

Fonte: CNA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM