CNA destaca o uso da ciência para o desenvolvimento da agricultura irrigada

“Isso é um grande desafio porque a gestão hídrica envolve questões técnicas que devem ser debatidas com cunho científico”.

O presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schimdt, destacou a importância do debate técnico para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil, durante a abertura da solenidade de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid), na sede da confederação, em Brasília.

Schmidt participou da abertura do evento ao lado de representantes do governo e de outras instituições do setor. Em seu discurso, ele disse que a Abid contribui para esse debate técnico, que tem como foco expandir a irrigação e desenvolver as melhores formas de uso dos recursos hídricos disponíveis.

“Isso é um grande desafio porque a gestão hídrica envolve questões técnicas que devem ser debatidas com cunho científico”.

Presidente da Comissão de Irrigação da CNA, David Schimdt (à direita), com o novo presidente da Abid, Sílvio Carlos.

O presidente da comissão afirmou, ainda, que a CNA e as associações de irrigantes estão trabalhando para levar essa discussão para a base, “onde se definem os usos da água”, e espera contar com o apoio da Abid para trazer tecnicidade nas discussões.

O coordenador da Rota da Fruticultura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Luiz Curado, também acredita na necessidade de uma discussão técnica sobre a gestão dos recursos hídricos.

Segundo ele, uma discussão mais ampla reduziria os conflitos sobre a questão, por isso considera importante que a Abid esteja mais próxima das demais instituições do setor.

A diretora interina da Agência Nacional de Águas (ANA), Ana Carolina Argolo, afirmou que a intenção do órgão é cooperar com a associação para que o setor de irrigação seja cada vez mais efetivo e o conhecimento técnico chegue aos produtores rurais.

Público composto por representantes de diversas entidades do setor assistem à solenidade.

Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, colocou-se à disposição da Abid para proteger a água como bem de todos e necessária à segurança alimentar e nutricional da população brasileira.

O secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Viera, disse que o ministério está à disposição para que a agricultura irrigada continue se desenvolvendo e o país permaneça fornecendo alimentos de forma sustentável ao mundo.

O novo presidente da Abid, Sílvio Carlos, disse que a associação tem um importante papel para auxiliar na promoção da agricultura irrigada do Brasil, promovendo cursos, treinamentos e eventos que coloquem a pesquisa e ciência a disposição da sociedade, melhorando e nivelando os diálogos contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada.

A diretoria da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem tomou posse para o triênio 2024/2026. A assessora técnica da CNA, Jordana Girardello, foi eleita uma das conselheiras da Abid.

Jordana Girardello (segunda da esquerda para direita) foi eleita uma das conselheiras da Abid.

Fonte: CNA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM