Segundo a entidade, medida provisória (MP) 1.227/2024 impõe restrições aos contribuintes, afetando o setor do agronegócio como um todo
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou, nesta quinta-feira (6), uma nota técnica pedindo que o Congresso Nacional rejeite integralmente a medida provisória (MP) 1.227/2024. A MP, conhecida como “MP do Equilíbrio Fiscal”, modifica a legislação tributária federal e limita a compensação de créditos de PIS/Cofins, o que, segundo a CNA, prejudica o agronegócio brasileiro.
Impacto na Burocracia e Custos
Segundo a CNA, a MP 1.227/2024, elaborada para compensar a arrecadação decorrente da desoneração da folha de salários pelo governo federal, aumenta a burocracia fiscal e os custos para os produtores. A MP exige mais uma declaração fiscal, elevando o custo Brasil e os riscos de pagamento de multas, que podem variar entre 0,5% e 1,5% da receita bruta em caso de não cumprimento.
Novas Condicionantes e Oneração
A entidade destaca que as novas condicionantes para usufruir dos benefícios fiscais acarretam uma maior oneração para produtores rurais e agroindústrias. Sem poder usar os benefícios fiscais, os produtores enfrentarão aumentos nos custos tributários e de produção, afetando a competitividade do setor.
Delegação de Competência do ITR
Outro ponto crítico da MP é a delegação da competência de julgamento de controvérsias sobre o Imposto Territorial Rural (ITR) para municípios e o Distrito Federal. A CNA argumenta que isso resultará em uma aplicação não uniforme das normas do ITR, aumentando a desigualdade na apreciação de casos semelhantes e reduzindo as chances de sucesso em discussões administrativas.
Restrição de Créditos de PIS/Cofins
A MP também impõe restrições ao uso de créditos de PIS/Cofins não cumulativos em compensações e ressarcimentos. Maria Angélica Feijó, assessora técnica da CNA, afirma que essa medida afetará negativamente o fluxo de caixa dos produtores rurais e da agroindústria, que não poderão mais usar créditos acumulados para ressarcimento ou pagamento de outros tributos.
“A agroindústria, por exemplo, não vai poder usar mais aquele crédito presumido que fica acumulado como resíduo tributário na cadeia para fins de ressarcimento. E também não vai mais poder usar créditos de PIS/Cofins para pagamento de outros tributos. Na prática, ou ele aumenta o preço do produto para o consumidor final ou arca com os custos sozinho,” disse Maria.
Produtos Atingidos
Os créditos presumidos de diversos produtos agropecuários, como carne bovina, suína e de aves, miúdos animais, gorduras, leite, insumos agropecuários, produtos hortícolas, frutas, café, laranja, derivados de soja e cana-de-açúcar, entre outros, não poderão ser objeto de ressarcimento em caso de cumulatividade.
A CNA alerta que, se aprovada, a MP 1.227/2024 trará sérios impactos para o agronegócio brasileiro, comprometendo a viabilidade econômica dos produtores e elevando os custos de produção, o que poderá refletir diretamente no consumidor final.
ALERTA INMET: Chuva intensa pode superar 115 mm em várias regiões; veja a previsão do tempo
Previsão divulgada pelo INMET, nesta segunda-feira, indica chuva intensa, tempestades localizadas, frente fria e atuação de ciclone subtropical; veja os destaques por região
Paraná oferece programa pioneiro para validação de inventários de carbono
Previsto no Plano de Governo do Paraná (2023-2026), o programa foi lançado há dois anos e já foi aplicado em florestas e propriedades rurais de sete cidades do Brasil.
Continue Reading Paraná oferece programa pioneiro para validação de inventários de carbono
Pecuaristas intensificam os investimentos em genética bovina – alta de 11,7%, aponta Index ASBIA
O relatório — considerado o mais completo raio-x da inseminação artificial no país — revela que os pecuaristas intensificaram os investimentos em genética bovina em ritmo acelerado, tanto na pecuária de corte quanto na de leite.
Aumento do ICMS sobre o diesel deve impactar preço de produtos já no início de 2026
De acordo com dados do Gasola by nstech, o preço do diesel teve um crescimento de 3% em 2024, e queda de 1% em 2025. Para 2026, a tendência é de nova alta.
Continue Reading Aumento do ICMS sobre o diesel deve impactar preço de produtos já no início de 2026
Qual é o melhor plano da Starlink para cada tipo de usuário?
Descubra o melhor plano da Starlink, empresa de Elon Musk, que oferece internet via satélite com alternativas para residências, viajantes, produtores rurais e locais remotos no Brasil
Continue Reading Qual é o melhor plano da Starlink para cada tipo de usuário?
As carreiras do futuro no campo: conheça 8 graduações em alta no agro
Tecnologia e alta demanda: descubra quais graduações no agro garantem as melhores oportunidades e salários na nova era do agronegócio
Continue Reading As carreiras do futuro no campo: conheça 8 graduações em alta no agro





