Segundo a entidade, medida provisória (MP) 1.227/2024 impõe restrições aos contribuintes, afetando o setor do agronegócio como um todo
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou, nesta quinta-feira (6), uma nota técnica pedindo que o Congresso Nacional rejeite integralmente a medida provisória (MP) 1.227/2024. A MP, conhecida como “MP do Equilíbrio Fiscal”, modifica a legislação tributária federal e limita a compensação de créditos de PIS/Cofins, o que, segundo a CNA, prejudica o agronegócio brasileiro.
Impacto na Burocracia e Custos
Segundo a CNA, a MP 1.227/2024, elaborada para compensar a arrecadação decorrente da desoneração da folha de salários pelo governo federal, aumenta a burocracia fiscal e os custos para os produtores. A MP exige mais uma declaração fiscal, elevando o custo Brasil e os riscos de pagamento de multas, que podem variar entre 0,5% e 1,5% da receita bruta em caso de não cumprimento.
Novas Condicionantes e Oneração
A entidade destaca que as novas condicionantes para usufruir dos benefícios fiscais acarretam uma maior oneração para produtores rurais e agroindústrias. Sem poder usar os benefícios fiscais, os produtores enfrentarão aumentos nos custos tributários e de produção, afetando a competitividade do setor.
Delegação de Competência do ITR
Outro ponto crítico da MP é a delegação da competência de julgamento de controvérsias sobre o Imposto Territorial Rural (ITR) para municípios e o Distrito Federal. A CNA argumenta que isso resultará em uma aplicação não uniforme das normas do ITR, aumentando a desigualdade na apreciação de casos semelhantes e reduzindo as chances de sucesso em discussões administrativas.
Restrição de Créditos de PIS/Cofins
A MP também impõe restrições ao uso de créditos de PIS/Cofins não cumulativos em compensações e ressarcimentos. Maria Angélica Feijó, assessora técnica da CNA, afirma que essa medida afetará negativamente o fluxo de caixa dos produtores rurais e da agroindústria, que não poderão mais usar créditos acumulados para ressarcimento ou pagamento de outros tributos.
“A agroindústria, por exemplo, não vai poder usar mais aquele crédito presumido que fica acumulado como resíduo tributário na cadeia para fins de ressarcimento. E também não vai mais poder usar créditos de PIS/Cofins para pagamento de outros tributos. Na prática, ou ele aumenta o preço do produto para o consumidor final ou arca com os custos sozinho,” disse Maria.
Produtos Atingidos
Os créditos presumidos de diversos produtos agropecuários, como carne bovina, suína e de aves, miúdos animais, gorduras, leite, insumos agropecuários, produtos hortícolas, frutas, café, laranja, derivados de soja e cana-de-açúcar, entre outros, não poderão ser objeto de ressarcimento em caso de cumulatividade.
A CNA alerta que, se aprovada, a MP 1.227/2024 trará sérios impactos para o agronegócio brasileiro, comprometendo a viabilidade econômica dos produtores e elevando os custos de produção, o que poderá refletir diretamente no consumidor final.
Pesquisadores desenvolvem método que identifica composição genética do búfalo
Demanda da ABCB gerou estudo do Instituto de Zootecnia de São Paulo que permite genotipar a Kappa caseína, responsável por aumentar o rendimento do leite e melhorar a qualidade do queijo.
Continue Reading Pesquisadores desenvolvem método que identifica composição genética do búfalo
Fim das tarifas recoloca EUA no centro do mercado de fertilizantes e muda o rumo do cenário global de adubos
Decisão abre caminho para aumento da oferta, alivia pressão sobre agricultores e provoca queda imediata nas cotações internacionais.
CCJ do Senado aprova PL 2951/2024, que moderniza Seguro Rural e pode viabilizar o fundo de catástrofe
Com apoio integral da CNseg, texto transforma o PSR em política de Estado e pode auxiliar na recuperação da cobertura de risco para os agricultores.
Alerta: Chuva intensa e ventos de 100 km/h atigem o Brasil nesta Quinta-Feira
Norte e Centro-Oeste têm risco de temporais; Sul terá tempo firme e temperaturas agradáveis
Continue Reading Alerta: Chuva intensa e ventos de 100 km/h atigem o Brasil nesta Quinta-Feira
Agricultores denunciam cobrança por kits de irrigação; SAF alerta para golpe
Segundo os relatos, os golpistas realizam ligações, enviam mensagens de texto e utilizam outras formas de contato para informar falsamente que os kits estão disponíveis
Continue Reading Agricultores denunciam cobrança por kits de irrigação; SAF alerta para golpe
Projeto Meros e Instituto Butantan dão início a estudos inéditos no Brasil
Parceria permite ampliar o banco de dados científicos sobre o mero e outros peixes em extinção e fomentar políticas públicas de conservação da natureza.
Continue Reading Projeto Meros e Instituto Butantan dão início a estudos inéditos no Brasil





