Codevasf faz investimento milionário em Minas Gerais

Ações realizadas em 2022 proporcionaram acesso à água, recuperação de áreas degradadas, fomento à agricultura familiar, entre outros benefícios à população.

A Companhia de Desenvolvimento os Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investiu, em 2022, mais de R$ 330 milhões em obras e ações no vale do São Francisco em Minas Gerais. Os recursos foram aplicados em inclusão produtiva, acesso à água, projetos de irrigação, saneamento básico, recuperação de áreas degradadas e fomento à agricultura familiar.

A área de atuação da Codevasf no estado abrange 343 municípios. De acordo com o superintendente regional da Companhia em Minas Gerais, Marco Câmara, os investimentos objetivam o desenvolvimento sustentável e social dessa região marcada pelos efeitos da estiagem. “A aplicação total dos recursos orçamentários recebidos é a afirmação de que estamos cumprindo nosso papel de agente de desenvolvimento regional”, afirma Câmara.

Para proporcionar acesso à água, por exemplo, a Codevasf perfurou e equipou vários poços tubulares, inclusive com a instalação de energia fotovoltaica, construiu pequenas barragens e implantou sistemas simplificados de abastecimento de água para atendimento a famílias de comunidades rurais difusas.

Para estruturação da produção agrícola, associações de produtores rurais foram beneficiados com tratores e implementos agrícolas, caminhões, pás carregadeiras, retroescavadeiras, tanques de resfriamentos de leite e outros equipamentos. A construção de pontes e a pavimentação de vias de acesso em áreas rurais foram executadas para melhorar o escoamento da produção. “Pela primeira vez, a Codevasf forneceu máquinas perfuratrizes de poços tubulares a consórcios de municípios mineiros”, completa o superintendente regional.

Para incrementar a inclusão produtiva e a economia criativa na região, os investimentos abrangeram os segmentos familiares da apicultura, piscicultura, produção do coco macaúba, corte e costura e outras ações que representam alternativas de trabalho e renda às comunidades rurais do semiárido mineiro. Os recursos aplicados nessas iniciativas são do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por emenda parlamentar.

A produção agrícola irrigada também contou com apoio da Codevasf nos projetos públicos de Gorutuba, Jaíba, Pirapora e Lagoa Grande, visando ao melhoramento da infraestrutura de uso comum. Dando continuidade às ações voltadas à implantação do Projeto Jequitaí, a Companhia viabilizou apoio técnico e financeiro para execução de projetos e obras necessárias para sequência dos trabalhos.

Fonte: Codevasf

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM