Os trabalhos estão em linha na comparação anual ante os igual período da temporada 2021/22, quando todo o cereal também já havia sido retirado do campo.
A colheita da segunda safra brasileira de milho 2022/23 atingia no sábado 78,8% da área estimada no País, avanço de 6,4 pontos porcentuais na semana, após atualização pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em levantamento semanal de progresso de safra. Há atraso ante a temporada anterior, quando 90,2% das lavouras estavam colhidas. O estado do Tocantins é o único que já concluiu os trabalhos, enquanto o Paraná retirou apenas 34% do cereal do campo.
Segundo a estatal, a colheita da área plantada com milho da primeira safra 2022/23 (verão) foi concluída. Os trabalhos estão em linha na comparação anual ante os igual período da temporada 2021/22, quando todo o cereal também já havia sido retirado do campo.
A colheita de trigo da safra 2023 avançou 1,1 ponto porcentual ante a semana anterior, para 4,7%. No período equivalente de 2022, o Brasil havia colhido 3,9% do cereal. Não houve avanço em Goiás (70%) ante a semana passada, estado mais adiantado.
Já em Minas Gerais, o porcentual colhido subiu de 35% ante 22% em relação à última semana, além de ter avançado também em Mato Grosso do Sul (de 12% para 23%) e em São Paulo (de 2% para 3%). O Paraná iniciou os trabalhos, com 1% colhido.
Já a colheita de algodão 2022/23 avançou 13 pontos porcentuais na semana, alcançando 68,2% da área total no último sábado – abaixo dos 88% registrados em igual período da temporada anterior.
A retirada da fibra do campo está mais avançada no Piauí (93%) e mais lenta em Minas Gerais (67%).
Fonte: Agência Estadão
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Em uma ação que redefiniu a proteção ao agricultor familiar, a justiça paranaense, em pleno dia de Natal, suspende a consolidação da propriedade garantida por alienação fiduciária, assegurando o lar e o sustento de produtores rurais impactados por crises climáticas e econômicas. Mercado de ovos fecha 2025 com produção e exportações recordes, mesmo com gripe aviária, preços históricos e forte demanda externa. Continue Reading Ovos/Cepea: Mesmo em ano de gripe aviária, produção e exportação atingem recordes Setor avícola mostrou resiliência em 2025 mesmo com gripe aviária. Preços, exportações e custos favoreceram o poder de compra do produtor. Produção de mandioca cresce 9,4% em 2025, mas custos altos e menor moagem da indústria limitam a rentabilidade do produtor, aponta o Cepea. Continue Reading MANDIOCA/CEPEA: Produção cresce em 2025, mas moagem não é otimizada Previsão alerta para perigosa combinação de temporais e ventania no último fim de semana do ano. Saiba os riscos para viagens e cidades no Sul e Sudeste. No coração do Vale do Rift Africano, agricultura, pecuária e geologia se encontram em uma paisagem única, onde solos vulcânicos férteis sustentam milhões de pessoas enquanto o próprio continente africano segue em transformação Decisão urgente no Natal salva pequena propriedade de alienação fiduciária do Sicredi
Ovos/Cepea: Mesmo em ano de gripe aviária, produção e exportação atingem recordes
Frango/Cepea: em ano de gripe aviária, setor mostra resiliência e tem balanço positivo
MANDIOCA/CEPEA: Produção cresce em 2025, mas moagem não é otimizada
Perigo: Último fim de semana terá combinação de temporais e ventania; veja áreas afetadas
Onde a África se divide a agropecuária cria cenário impressionante e encantador; vídeo





