Com 50.000 bovinos maior confinamento do Nordeste fica na Bahia

Na fazenda do Grupo Captar, que hoje tem capacidade para 50 mil animais, a empresa cria, recria e engorda gado num espaço médio de 12 metros quadrados por cabeça, explica o explica o gestor da fazenda, Almir Moraes.

A região Oeste da Bahia, conhecida pela sua rica produção agrícola, tornou-se um ponto estratégico para a agropecuária, principalmente para a criação de gado. Esta área se beneficia de uma vasta disponibilidade de recursos para a alimentação animal, incluindo soja, milho, caroço de algodão e sorgo. Destaca-se a cidade de Luís Eduardo Magalhães, onde se localiza o maior confinamento de bovinos do Nordeste do Brasil, capaz de alojar até 50.000 bovinos, a Captar Agrobusiness. Esta capacidade impressionante reflete a importância da região no cenário agropecuário nacional, conforme indicado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Segundo os dados mais recentes do IBGE, o estado baiano possui um rebanho de mais de 12,5 milhões de bovinos, representando uma grande parcela do rebanho nacional. Além disso, quando avaliamos o Oeste baiano, onde se encontra a Captar, que estão concentrados os maiores cultivos de grãos do Nordeste. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2022/2023, foram mais de 13 milhões de toneladas. E são essas commodities as mais utilizadas para alimentar os animais confinados. A proximidade lavoura-pecuária acaba por reduzir custos e otimizar o aproveitamento dos grãos para o sistema de confinamento do gado.

Com foco na cadeia produtiva da carne bovina, a Captar Agrobusiness Confinamento, atua desde o ano de 2010 no confinamento de animais. Hoje consolida-se com uma operação verticalizada na cadeia bovina – unidades de confinamento, fábrica de ração e adubo orgânico mineral – integrando o semiárido ao Oeste Baiano, e garantindo qualidade em cada parte do processo. Conheça o maior confinamento do Nordeste brasileiro.

Na propriedade da empresa chegam animais de toda Bahia, principalmente da região do semiárido, onde as condições para criação bovina são mais complicadas. Na fazenda, que hoje tem capacidade para 50 mil animais, a empresa cria, recria e engorda gado num espaço médio de 12 metros quadrados por cabeça, explica o explica o gestor da fazenda, Almir Moraes.

Através do método de confinamento, observa-se uma redução significativa, podendo ser de até 50%, no período necessário para a engorda dos bovinos. Contudo, para alcançar tal eficiência, é necessário realizar investimentos consideráveis ​​em áreas como tecnologia, cuidados com a saúde dos animais e práticas sustentáveis.

O projeto começou em 2004, mas já em 2008 iniciou-se o semi-confinamento na área que, em 2011 deu inicio ao confinamento com capacidade estática para 12.500 animais. Como o sonho é sempre objetivo a ser realizado, a empresa optou e apostou certo, a maior demanda e excelente gestão, trouxe uma ampliação no confinamento e hoje são 50 mil animais estáticos na propriedade. Assim, a Captar se torna uma gigante da pecuária e traz orgulho para quem é parceiro, colaborador e cliente da empresa que também funciona como Boitel.

captar
Foto: Captar Agro/Divulgação

Atualmente, a empresa atua nas áreas de Integração, Confinamento, Boitel, Nutrição e Adubos, afinal “é um orgulho fazer parte do agronegócio!”, afirma a empresa. A sua localização estratégica é um diferencial, com uma grande oferta de insumos tem possibilidade de oferecer uma dieta barata para seus parceiros no Boitel.

Captar-Agrobusiness-Confinamento-1
Foto: Captar Agro/Divulgação

Captar Agrobusiness Confinamento

O pecuarista ou investidor que busca a empresa para a engorda dos seus animais, encontra diferenciais como menor custo com dieta, transparência nos resultados e um sistema que permite acesso em tempo real dos índices dos lotes. Além disso, o pecuarista ganha em produtividade, rentabilidade e até mesmo na otimização de uso das pastagens.

Conheça o maior confinamento do Nordeste

Modalidades do Confinamento:

  • Arroba fixa;
  • Boitel;
  • Arroba produzida;
  • Compra Direta.

Banco de imagens da propriedade

Captar
Foto: Captar Agro/Divulgação
Captar
Foto: Captar Agro/Divulgação
Captar
Foto: Captar Agro/Divulgação
Captar
Foto: Captar Agro/Divulgação
Foto: Captar Agro/Divulgação
confinamento-no-semi-arido -
Foto: Captar Agrobusiness

Em visita recente à propriedade, o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum, conheceu o sistema e destacou a sustentabilidade que permeia a atividade. “A agropecuária baiana convive muito bem com o meio ambiente e essa tem sido uma exigência constante do mercado. Pude conferir aqui todo o processo de reaproveitamento de água, dos insumos, do cuidado com o animal e essa já é a pecuária do futuro, que oferece ao mercado, nacional e externo, carne rastreável, de qualidade e respeitando o meio ambiente”, afirmou Tum.

A Captar Agrobusiness atua há mais de 10 anos com a pecuária de corte, integrando de forma sustentável as fases de cria, recria e engorda em confinamento. Ainda fazem parte de seus serviços: melhoramento genético, produção de adubo organomineral, fabricação de ração e o transporte.

Hoje representa o maior confinamento de gado de todo o Norte e Nordeste brasileiro, com capacidade estática para 50 mil animais em uma completa área integrada em torno de 5 mil hectares.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM