Com alta de 5,6%, Brasil projeta crescimento na produção de algodão em 2025

A produção estimada é de 3,9 milhões de toneladas de pluma, o que representa um aumento de 5,6% em relação à safra anterior.

O Brasil deve colher mais algodão em 2025 do que em 2024. Segundo a Safras Consultoria, a produção estimada é de 3,9 milhões de toneladas de pluma, o que representa um aumento de 5,6% em relação à safra anterior.

De acordo com o analista de Safras & Mercado Gil Barabach, “o avanço da produção de algodão no Brasil deve consolidar o país como principal exportador mundial, mantendo a liderança sobre os Estados Unidos”.

Saúde intestinal e conversão alimentar: pontos-chave para o sucesso da produção de suínos

Barabach também destacou que “uma possível guerra de tarifas entre EUA e China, com o início do governo Trump, pode beneficiar a entrada de algodão brasileiro na China, principal importador e consumidor mundial da fibra”.

O analista explicou que o aumento na oferta global, combinado com uma demanda mais acomodada, pode gerar um excesso de oferta mundial de algodão. Esse cenário, segundo Barabach, “deve manter os preços pressionados no mercado internacional”.

Ele ressaltou que isso pode dificultar as investidas de alta na bolsa de Nova York, reduzindo significativamente a janela de oportunidades para vendas antecipadas, como a que ocorreu no começo de 2024, quando o mercado se aproximou de 85 centavos e acelerou as fixações de venda antecipada, especialmente por parte dos produtores brasileiros.

No mercado doméstico, Barabach afirmou que “o dólar alto e a pouca disponibilidade física devem manter o preço interno valorizado, especialmente nos primeiros meses de 2025”. No entanto, com a chegada da nova safra brasileira, o mercado interno deve se alinhar à referência internacional.

Por fim, ele enfatiza que a maior procura externa da China e o dólar valorizado podem ser fatores de sustentação dos preços do algodão ao longo do próximo ano.

Fonte: Agência Safras

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM