Muitas cargas e soja têm chegado aos armazéns com umidade acima do normal, o que torna mais lento o processo de recebimento, classificação e escoamento dos grãos.
A colheita da safra 2021/22 de soja chegou na quinta-feira (03) a 16% da área cultivada no Brasil, contra 10% uma semana antes e 4% no mesmo período do ano passado. Apesar do bom avanço semanal, os trabalhos foram mais lentos do que se esperava devido a chuvas constantes em Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e parte de Goiás.
Em Mato Grosso, os produtores fizeram o possível para colher nos intervalos das chuvas, com receio de que as novas precipitações previstas causem problemas de qualidade nas lavouras já prontas. Mas, como o céu está encoberto predomina nesses intervalos, muitas cargas têm chegado aos armazéns com umidade acima do normal, o que torna mais lento o processo de recebimento, classificação e escoamento dos grãos.
- Brasil bate recorde de bilionários e patrimônio salta quase 40%, aponta ranking global da Forbes
- Diesel vira motivo de alerta no agro e conflito no Oriente Médio acende preocupação no Brasil
- Brasil e China anunciam fábrica de tratores para agricultura familiar com apoio do MST; veja onde
- Zé Trovão propõe quatro medidas para conter crise do diesel e evitar desabastecimento no Brasil
- Governo pede ao Cade para investigar aumento dos combustíveis
Milho
A colheita do milho verão 2021/22, por sua vez, chegou a 18% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, contra 14% no mesmo período do ano passado. Já o plantio da safrinha de milho 2022 alcançou 24% da área no Centro-Sul, ante 3% no mesmo período do ano passado.
Fonte: AgRural