Começou a ExpoBrahman 2018 em Uberlândia

Começou a ExpoBrahman 2018 em Uberlândia

PARTILHAR
ExpoBrahman 2018
Foto: Divulgação

Associação dos Criadores da raça promove a 14ª ExpoBrahman, mostra que reúne criadores, profissionais e estudantes até domingo (30 de setembro).

Foi dada a largada para o mais importante evento da raça Brahman, que promete ser um sucesso. A feira contará com shopping, exposição e julgamento de animais (a campo e na pista), encontros e visitas técnicas, bazar com produtos diversos e diferenciados, além de ações voltadas à comunidade. Um evento para todos os públicos, que atrairá tanto grandes criadores e pecuaristas de todo país como a população de Uberaba e região.

Nos julgamentos, o jurado da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) Ricardo Lima conduzirá os trabalhos na pista e também na modalidade a campo. Ele foi um dos mais indicados pelos expositores. A gerente executiva da ACBB, Maria De Lamare conta que “cada expositor indicou três jurados, e a ACBB fez um sorteio entre os três mais votados”. Aline Cardoso será a jurada auxiliar. Ao todo, 185 animais serão avaliados nas duas categorias.

Um dos pontos altos do evento será o Brahman Jovem Internacional, encontro que reunirá jovens pecuaristas e estudantes de vários países para debater as vantagens da raça em qualquer realidade. Representantes do Paraguai, Estados Unidos, Bolívia, Venezuela e México já confirmaram presença. Promovido em parceria com a ABCZ por meio da comissão ABCZ Jovem, o Brahman Jovem Internacional será promovido nos dias 27 e 28 de setembro, na Casa do Brahman, no período da manhã e da tarde, debatendo temas ligados a inovação, como empreendedorismo e desenvolvimento de startups. Haverá, ainda, painéis e atividades práticas ligadas ao melhoramento genético, bem-estar animal e meio ambiente, além de um debate sobre o papel da mulher no agronegócio. No dia 28, integrando o Brahman Jovem Internacional, a ACBB levará os participantes para um tour, onde poderão conhecer os animais que estão sendo avaliados na Prova de Eficiência Alimentar da Fazu e a Central Alta Gentics.

Entre os nomes confirmados para o Brahman Jovem Internacional estão: Josephine Muskus (criadora de Brahman nos Estados Unidos), Sérgio Lúcio Villalón (criador de Brahman e técnico da AMCC/ México), Carlos Henrique Cavallari (presidente da Fundagri), Luiz Antônio Josahkian (superintendente técnico da ABCZ) e Sarah Laguna Conceição Meirelles (professora da UFLA). No painel “Mulheres: Pecuária com eficiência”, Luciana Queiroz (jurada da ABCZ), Maria Cecília Garcia (média veterinária proprietária do Nelore Kalunga), Aryanna Sangiovani (gerente ABCZ) e Maria Delamare (gerente da ACBB) falam sobre o papel da mulher no agronegócio. Leonardo Oliveira Fernandes (pesquisador da Epamig), Edilson Martins Games(consultor da Promo It), Leandro Melo (Oficina5 Soluções Inteligentes), Alex Arikawa Miyasaki (consultor de melhoramento genético, manejo reprodutivo e ILPF) e Carla Batista (analista de Inovação Sebrae) também participam do encontro.

A abertura ficará por conta do membro da ABCZ Jovem João Machado Neto. Entre os jovens pecuaristas que irão debater sobre o Brahman estão Juan Alejandro Romero (AgroCasa, da Venezuela), Rodrigo Paz Sevilla (Cabaña La Tranquera, da Bolívia), e os brasileiros Filipe Valente (Uberbrahman), Gustavo Rodrigues (Agropecuária W2R), Guilherme Bendilatti (Fazenda Terra Verde), Pedro Cunha Prata (Fazenda Capivara), João Arnaldo Fernandes Moreira e Antônio Brito (Brahman OB).

A programação da ExpoBrahman contará também com curso para os tratadores (em parceria com o Senar), e encontros técnicos de novos parceiros da entidade. Destaque para o Shopping Brahman, que será promovido até a próxima sexta-feira, ofertando bons negócios em exemplares de genética superior da raça. Outro momento imperdível será o lançamento da Carne Brahman, projeto de certificação em parceria com a VPJ Alimentos. No sábado (29) de manhã serão oferecidos serviços de prevenção da saúde para população, como aferição da pressão, circuito funcional de exercícios e exame de tipagem sanguínea. De 28 a 30 de setembro também é promovido um bazar com produtos de moda, decoração, gastronomia, entre outros.

Paulo Sérgio Scatolin, presidente da ACBB, afirma que “foi planejado com muito empenho da diretoria e equipe para que a ExpoBrahman continue sendo o maior evento entre os criadores de Brahman do Brasil”. A mostra ainda recebe exemplares Nelore, Gir Leiteiro e Guzerá, raças também zebuínas com exposições simultâneas à do Brahman. Mais informações podem ser obtidas no site da entidade ou pelo telefone (34) 3336-1228.

Sobre o Brahman

O Brahman é o zebuíno mais presente no mundo todo. Criado em todas as regiões do planeta, em especial Estados Unidos, Brasil, Austrália, e praticamente toda América Latina, a raça está em mais de 77 países ao redor do mundo. Nos cinco continentes, são mais de 60 associações formais de criadores. Diferentes nações em diversos climas e condições, e, em todos, a raça se firma como excelente opção para produzir muita carne. Em 1994, o Brahman chegou ao Brasil e se adaptou muito bem, devido a sua eficiência para produção de carne nos trópicos. Hoje, são mais de 200 mil animais puros registrados junto à ABCZ. Os números do Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas (PMGZ) provam essa eficiência, mostrando que, principalmente em regimes a pasto e de confinamento, a raça é superior em desempenho. Em comparação com outras, o Brahman pode ganhar até 18% a mais de peso por dia, a pasto.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.