A Embrapa desenvolve o projeto Carne Carbono Neutro, processo que visa neutralizar a emissão de gases de efeito estufa pelo gado.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove audiência pública na próxima segunda-feira (18) sobre a atuação da Embrapa e os avanços da certificação carbono neutro.
“A Embrapa completou 48 anos construindo a ciência que se reinventa para estar à frente e alinhada aos desafios”, afirma a presidente do colegiado, deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), que pediu a reunião. A parlamentar lembra que, entre dezenas de indicadores, a Embrapa é responsável por aumentar em 509% a produção de grãos nos últimos quarenta anos.
“No mesmo cenário dos avanços científicos promovidos por uma empresa totalmente brasileira, precisamos urgentemente de uma política nacional de sustentabilidade, que nos permita capturar, em forma de renda para os produtores, todos os avanços da agropecuária brasileira nesse rumo da sustentabilidade”, ressalta Aline Sleutjes.
- Surto de febre aftosa coloca pecuária da África do Sul em alerta máximo
- Soja brasileira bate recorde em 2025 impulsionada pela China
- Embrapa amplia acesso a novas variedades de mandioca; veja como adquirir
- ‘Luxo de boiada’: vídeo revela precocidade e alto padrão do gado abatido no Sul do Brasil
- Gripe aviária volta a acender alerta em Mato Grosso e expõe fragilidade sanitária no país
Nesse sentido a Embrapa desenvolve o projeto Carne Carbono Neutro, processo que visa neutralizar a emissão de gases de efeito estufa pelo gado com a presença de árvores em sistemas de integração com as pastagens.
Foram convidados para participar da audiência, entre outros, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, e o pesquisador da Embrapa Gado de Corte Roberto Giolo de Almeida.
A reunião será realizada às 14 horas, no plenário 12.
Fonte: Agência Câmara