Comitiva do MS conhece sucesso do agronegócio catarinense

“O objetivo é aprendermos e conhecermos a cultura do cooperativismo. Queremos levar esse modelo para implantar com os produtores rurais de nossa cidade.”

Com o objetivo de conhecer a realidade do agronegócio do oeste de Santa Catarina e trocar experiências, uma comitiva de Brasilândia (MS) formada pelo prefeito Antonio de Pádua Thiago e empresários rurais, e acompanhada por representantes do Sebrae/SC, chegou a região nesta terça-feira (7).

O roteiro de visitas iniciou na matriz da Aurora Coop em Chapecó. A comitiva foi recebida pelo presidente Neivor Canton e conheceu o modelo de negócio com foco no cooperativismo. Na sequência, foram recebidos pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues.

Rodrigues citou que o município é polo de uma região com cerca de 15 frigoríficos, que exportam para o mundo inteiro e que semanalmente tem mil vagas disponíveis no Balcão Municipal de Emprego. Enfatizou que o município já tem 114 empresas inscritas para o novo distrito industrial, em área adquirida pela Prefeitura, que terá cerca de 70 lotes. “São empresas de bairros que cresceram, empresas de fora e também de investidores aqui da cidade”, disse Rodrigues.

Segundo o prefeito de Brasilândia, Antonio de Pádua Thiago, o município sul-mato-grossense tem como base o agronegócio, mas busca incrementar a industrialização, onde o oeste de Santa Catarina é destaque.  

“O objetivo é aprendermos e conhecermos a cultura do cooperativismo. Queremos levar esse modelo para implantar com os produtores rurais de nossa cidade. O nosso pequeno produtor, para vocês, é considerado grande. Porém, independentemente do tamanho da propriedade, é possível fazer mais e isso exige mudança de comportamento e de cultura. A intenção é que os filhos dos nossos pequenos produtores permaneçam na propriedade e deem sequência ao negócio”, explicou.

O prefeito enfatizou a importância da parceria com o Sebrae. “Estamos iniciando um ciclo novo no Cidade Empreendedora. Vamos trabalhar com o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) e na agricultura familiar. Foi a partir disso que surgiu o desejo em conhecermos as cooperativas para levar esse modelo de produção para nossos produtores. Quero agradecer a hospitalidade de todos em nos receber. Isso nos deixou com o desejo de voltar mais vezes”, acrescentou. 

Fábio Pimentel de Barros é produtor rural em Brasilândia e acompanhou a comitiva para promover um intercâmbio entre as duas realidades. Ele enfatizou que a região tem grandes áreas e grandes produtores, mas Santa Catarina apresenta melhor resultado em produtividade. A intenção dos empresários rurais é montar um frigorífico e uma cooperativa para agregar valor ao que é produzido.

“Viemos para aprender sobre esse cooperativismo que é pujante na região. Considero Chapecó uma região muito forte no Brasil pelo fato de ter o cooperativismo e as agroindústrias ligadas aos pequenos, médios e até mesmo grandes produtores e é isso que nós queremos levar para Brasilândia”, ressaltou.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, salientou que Chapecó é destaque em empreendedorismo, e citou a parceria com a Prefeitura com a execução do Programa Cidade Empreendedora. Explicou que a articulação para a visita iniciou por meio de um instrutor do Empretec Rural, Francisco Junior, que é do Mato Grosso do Sul e veio até Chapecó estudar a cadeia do agronegócio na região.

“Assim começou a articulação com o prefeito de Brasilândia e empresários para que viessem conhecer e levassem ideias e novas formas de produção para o Mato Grosso do Sul. Eles também têm um diferencial enorme em comparação com a nossa região porque a maioria das propriedades são latifúndios e aqui são minifúndios. O modelo de produção da nossa região é exemplo de sucesso para o Brasil e isso se deve a dedicação dos empresários rurais em apostarem em qualificação rural, além de garantir a sanidade e a qualidade do que é produzido”.

Roteiro de visitas

A comitiva segue em visita a Cooper A1 em Palmitos nesta quarta-feira (8). Serão visitadas área em produção e a fábrica de ração. Na sequência, conhecerão um frigorífico que faz processamento de carnes em Arvoredo.

Na quinta-feira (9) a comitiva segue para a Cooperitaipu em Pinhalzinho, onde conhecerão também o parque de exposição do Itaipu Rural Show. Durante a tarde haverá visita as empresas organizada pela Associação Comercial e Industrial, a Sala do Empreendedor e a prefeitura.

O roteiro termina na sexta-feira (10) com uma visita a cooperativa Sulcredi em São Miguel do Oeste. Durante a tarde haverão visitas a produtores rurais de Guarujá do Sul em uma processadora de carnes. Também será realizada visita a Cooperflor que é formada por pequenos agricultores e a comitiva conhecerá o processamento de leite orgânico.

Fonte: MB Comunicação

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM