Como a inteligência artificial pode impulsionar o agronegócio?

PARTILHAR
Como a inteligência artificial pode impulsionar o agronegócio?
Foto: Divulgação

Inteligência artificial pode ser peça-chave para prever padrões do setor e definir estratégias mais assertivas

Não é de agora que a agricultura e a sustentabilidade andam lado a lado, e essa união tende apenas a se intensificar nos próximos anos. Os tempos modernos trouxeram diversos desafios para o setor do agronegócio, especialmente se tratando da exploração de recursos e da superpopulação do planeta, que continua aumentando em um ritmo alarmante. Especialistas apontam que, nos próximos 30 anos, a produção agrícola deverá aumentar em pelo menos 70% para dar conta de suprir todas as necessidades globais.

O grande problema é que intensificar a atividade do setor também traz desvantagens para o meio ambiente, algo que está fora de cogitação, devido a tantas mudanças climáticas que o mundo já vem sofrendo nos dias de hoje. Por isso, as inteligências artificiais terão um papel fundamental no agronegócio, pois, através da sua grande capacidade de coletar e analisar dados, será possível prever quais os próximos passos para produzir de forma mais inteligente e consciente, além de economicamente viável.

Hoje já existem tecnologias que podem ser aplicadas para desempenhar algumas funções essenciais na agricultura, além de fornecer informações muito importantes. Algumas das vantagens incluem monitorar a qualidade do solo, controlar pragas e o consumo de água, além de fornecer uma previsão do tempo mais assertiva – fatores indispensáveis para o sucesso de uma lavoura e também para evitar desperdícios.

Com o avanço da tecnologia, as inteligências artificiais estão sendo cada vez mais integradas em diferentes tipos de acessórios, equipamentos e veículos. Para que as empresas do ramo possam usufruir de seus benefícios e otimizar sua produção, será necessário um grande investimento em equipamentos de última geração, assim como uma atenção maior a leilões de veículos para aumentar sua frota. A presença da IA em cada etapa do processo é imprescindível para garantir os melhores resultados possíveis, e essas ferramentas mais modernas são o caminho para fornecer tais recursos a todo momento.

Contudo, ao mesmo tempo que pode ser usada a favor do meio ambiente, também é necessário ter cautela. Especialistas já estão alertando sobre o aumento da emissão de gases poluentes e consumo excessivo de eletricidade, decorrentes da atividade digital, que vem crescendo cada vez mais. Por serem tecnologias muito avançadas, é natural que as inteligências artificiais exijam mais do ambiente para se manter funcionando, mas o quadro ainda é otimista. A evolução constante dessas ferramentas promete reduzir drasticamente todo esse consumo e, em um futuro próximo, será possível usufruir de todos os seus benefícios de forma consciente e a favor do planeta.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.