Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Como calcular a arroba do boi corretamente

Entenda as diferenças entre o peso do boi vivo e o peso registrado na balança do frigorífico.

Neste artigo, vamos explorar como calcular corretamente a arroba do boi e destacar as diferenças entre essas duas medições.

O que é arroba do boi?

Primeiramente, é importante entendermos o que é de fato a arroba do boi.

A arroba é uma unidade de peso utilizada no Brasil para medir a massa dos bovinos. Ela equivale a 14,688 quilogramas (kg), que são arredondados para 15 kg, facilitando assim as contas.

Ao comprar ou vender bovinos, utiliza-se frequentemente a arroba como base para definir o preço do animal.

Como saber o peso do boi vivo?

Determina-se o peso do boi vivo por meio de técnicas como pesagem direta em balanças ou estimativas com base em medidas corporais, como circunferência torácica e comprimento corporal. No entanto, a pesagem na balança nos traz resultados mais confiáveis e precisos.

É importante lembrar que este peso final da balança da fazenda é em kg (não em arrobas) e não considera a perda de peso que ocorre durante o transporte e abate.

O peso do animal vivo (PV), no pasto, pode ser referenciado em quilogramas ou em arrobas, vai de acordo com o gosto do freguês. 😂

Porém, a arroba é uma unidade de medida usada para saber o peso da carcaça do animal e não do peso vivo total dele.

PESO EM ARROBA DO BOI = PESO DE CARCAÇA DO ANIMAL 

O que é o rendimento de carcaça do bovino?

Sabe-se que no frigorífico, após o abate, o que é comercializado é a carcaça do animal.

O peso na balança do frigorífico após abate é, também é dado em quilogramas e já com os descontos das partes do animal que não tem valor comercial considerável, como por exemplo, pele, vísceras, cabeça, pés e sangue.

Para facilitar as contas, comercialmente, considera-se que as partes desprezadas do bovino são, em média 50% do valor total de seu peso.

Assim, na conta que fazemos para descobrir o peso do animal em arrobas, consideramos apenas 0,5 (ou 50%) de seu peso em quilogramas e dividimos por 15.

Como calcular o peso do animal em arrobas?

Uma forma bem simples de fazer o cálculo é:

PESO DO ANIMAL EM KG *0,5 / 15 = PESO DO ANIMAL EM ARROBA

A multiplicação do PV do animal por 0,5 deve-se ao rendimento de carcaça do bovino, que considera-se 50% na conta. Mas, devemos lembrar que este valor é variável, podendo se aproximar de 56, 57 e 58%.

Qual o valor da arroba do boi?

De fato, o valor da arroba do boi no Brasil é variável. Diversos fatores, certamente, influenciam a oferta e a demanda no mercado de carne bovina. Alguns dos fatores que influenciam na precificação da arroba do boi são:

  • Oferta de animais no mercado (ciclo da pecuária)
  • Demanda interna e externa por carne bovina
  • Custo de produção (insumos)
  • Condições climáticas
  • Políticas governamentais

Além desses fatores, o valor da arroba do boi varia conforme a região do Brasil e sua oscilação é diária. Por isso, pecuarista, o acompanhamento deste valor deve ser dia a dia!

A seguir, listamos algumas fontes confiáveis onde você poderá conferir diariamente o preço da arroba.

  • Story da Premix 
  • Cepea
  • Scot Consultoria
  • Notícias Agrícolas
  • Melhor Câmbio

Em suma, saber calcular a arroba do boi é muito importante para uma pecuária de sucesso.  E para agregar mais arrobas aos animais, é preciso promover uma pecuária eficiente.

Portanto, investir em manejo e nutrição adequados é primordial para obter bons resultados.

Fonte: premix.com.br

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM