Como combater carrapatos nas vacas em lactação?

Como combater carrapatos nas vacas em lactação?

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Afinal de contas, qual medicamento pode ser aplicado em vacas leiteiras em estágio de lactação para combater carrapatos? Veja o que a Embrapa preparou!

Existe algum medicamento contra carrapato que possa ser aplicado em vacas em lactação? Essa pergunta é uma dúvida grande, na maior parte das fazendas leiteiras do Brasil. E todos sabem da importância do combate desses parasitas para a saúde animal e também para evitar grandes perdas na produção.

As perdas por parasitismo e Tristeza Parasitária Bovina (TPB) estão dentre as maiores preocupações dos produtores de leite, com perdas econômicas severas, as quais foram estimadas, apenas considerando a produção leiteira, em 90kg de leite/ vaca/ lactação (Grisi et al. 2014).

Há disponível no mercado diversos produtos que podem ser utilizados para combater carrapatos em vacas em lactação. Contudo, é preciso verificar quais exigem carência para o consumo do leite, que pode estar contaminado por resíduos de carrapaticidas em quantidades que podem prejudicar a saúde do ser humano.

Alguns necessitam de horas, enquanto outros de dias para ser liberados, o que pode ser consultado na bula do próprio carrapaticida. No entanto, o critério determinante para a escolha do medicamento para uso em cada propriedade deve ser a eficiência, analisada por meio de um teste laboratorial.

A Embrapa Gado de Leite realiza gratuitamente essa avaliação para produtores de todo o país. Basta coletar e enviar amostras de carrapatos de acordo com as informações contidas no link www.embrapa.br/gado-de-leite/infraestrutura/laboratorios/parasitologia.

Com o resultado do teste, o produtor poderá escolher entre os produtos eficientes contra carrapatos, que exigem menor carência para leite, seja de menor preço e de fácil acesso no mercado da região, entre outros critérios.

Consultora: Márcia Prata, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Rua Eugênio do Nascimento, 610, Dom Bosco, Juiz de Fora (MG). CEP: 36038-330. Tel.: (32) 3311-7400. Site: www.embrapa.br/fale-conosco

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com