CONAB abre unidades no Ceará para pequenos criadores

CONAB abre unidades no Ceará para pequenos criadores

PARTILHAR
Milho Ração Animal
Foto: Divulgação/Reprodução

A iniciativa irá beneficiar em torno de 9 mil pequenos criadores da região, que utilizam milho para ração animal, nos municípios de Tauá, Brejo, Santo e Lavra.

Os pequenos criadores dos municípios de Tauá, Brejo Santo e Lavras da Mangabeira poderão adquirir milho dos estoques públicos na própria região.

A iniciativa visa ampliar a abrangência do Programa, repercutindo nas economias local e regional. Serão beneficiados em torno de 9 mil pequenos criadores da região, que utilizam milho para ração animal.

Em cerca de 30 dias, entrarão em funcionamento Unidades Satélites de Vendas (USVs) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nas três cidades, para comercialização de milho do Programa de Vendas em Balcão (ProVB).

As USVs surgiram a partir de parcerias com as prefeituras, em razão da grande demanda dos criadores locais, que chegam a percorrer 270 km para adquirir milho no armazém mais próximo, considerando a ida e a volta. É o caso dos criadores atendidos pelas Unidades Armazenadoras de Iguatu ou de Crateús. Com a Unidade Satélite de Tauá, a distância cairá para 130 km.

Já os criadores da região de Brejo Santo não precisarão ir até Juazeiro do Norte, e os próximos de Lavras da Mangabeira percorrerão apenas 62 km para adquirir o milho, em lugar dos atuais 103 km até a Unidade de Icó.

As três Unidades Satélites foram autorizadas pela diretoria da Conab, na última semana. A partir de agora, começam a ser equipadas com o material de apoio fornecido pelas prefeituras locais. Após esse processo, a Conab providenciará a remoção de milho de outros armazéns do Ceará.

Caberá às prefeituras dos municípios contemplados arcar com as despesas administrativas e de infraestrutura da unidade satélite. A Conab ficará responsável pelo atendimento aos criadores. Os novos pontos de Vendas em Balcão funcionarão inicialmente por 90 dias, com possibilidade de prorrogação conforme a necessidade e avaliação da Companhia.

Apenas em situações excepcionais, mediante forte necessidade, é que são utilizadas unidades de terceiros ou abertas unidades satélites de vendas, sempre vinculadas à Unidade Armazenadora da Conab mais próxima. Os imóveis devem atender a exigências mínimas necessárias, como ter equipamentos de classificação, recepção e expedição, ter apoio administrativo e segurança 24 horas, entre outras.

Fonte: Conab

PARTILHAR