Conab: Brasil semeou 69% da área prevista para soja 2025/26

Entre os principais produtores, Mato Grosso lidera os trabalhos, com 95,2% da área plantada, seguido por São Paulo, com 100%, e Mato Grosso do Sul, com 87%

São Paulo, 18 – O plantio de soja da safra 2025/26 no Brasil alcançava, no sábado, 15 de novembro, 69% da área prevista nos 12 Estados que correspondem a 96% da área cultivada, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em boletim semanal de progresso de safra. Houve avanço de 10,6 pontos porcentuais em relação à semana anterior, quando os trabalhos atingiam 58,4%. Na comparação com igual momento da safra 2024/25, quando 73,8% da área havia sido semeada, os trabalhos estão 4,8 pontos porcentuais atrasados. Ante a média dos últimos cinco anos, de 67,2%, há avanço de 1,8 ponto porcentual.

Entre os principais produtores, Mato Grosso lidera os trabalhos, com 95,2% da área plantada, seguido por São Paulo, com 100%, e Mato Grosso do Sul, com 87%. O Paraná tem 86% da área plantada. Já o Rio Grande do Sul registra 28% da área semeada.

O plantio de milho verão 2025/26 atingia no sábado 52,6% da área prevista nos nove Estados que correspondem a 92% da área cultivada, avanço de 4,9 pontos porcentuais em comparação com a semana anterior, quando estava em 47,7%. Em comparação com igual período da safra passada, quando 52,4% da área havia sido cultivada, há avanço de 0,2 ponto porcentual. Na comparação com a média das últimas cinco safras, de 53%, os trabalhos estão 0,4 ponto porcentual atrasados. O Paraná, com 100% da área semeada, e Santa Catarina, com 97%, lideram os trabalhos, seguidos pelo Rio Grande do Sul, com 86% das lavouras cultivadas.

A semeadura do arroz 2025/26 cobria 67,5% da área prevista nos seis Estados que correspondem a 88% da área cultivada, avanço de 5,4 pontos porcentuais em comparação com o sábado anterior, quando marcava 62,1%, segundo a Conab. No comparativo com igual momento da safra 2024/25, quando 72,2% da área havia sido plantada, há atraso de 4,7 pontos porcentuais. Em relação à média dos últimos cinco anos, de 67,9%, os trabalhos estão 0,4 ponto porcentual atrasados. Santa Catarina lidera com 97% da área semeada, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 86%, e por Tocantins, com 36%.

A Conab informou ainda que o plantio de feijão alcançou 39,5% da área nos oito Estados que correspondem a 91% da área cultivada, avanço de 7,6 pontos porcentuais ante a semana anterior, quando estava em 31,9%. Há atraso de 7,4 pontos porcentuais em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 47,9% da área havia sido plantada. Em relação à média de cinco anos, de 41,7%, o cultivo da leguminosa está 2,2 pontos porcentuais atrasado. São Paulo já concluiu a semeadura. Entre os Estados que ainda cultivam a leguminosa, o Paraná lidera os trabalhos com 91% da área semeada.

Quanto à safra de trigo 2024/25, a colheita atingia, no sábado, 73,7% da área nos oito Estados que correspondem a 99,9% da área cultivada, avanço de 10 pontos porcentuais em comparação com a semana anterior, quando estava em 63,7%. Há atraso, porém, de 15,9 pontos porcentuais ante igual período da safra 2023/24, quando 88,6% da área havia sido trabalhada. Também há atraso de 2,9 pontos porcentuais na comparação com a média dos últimos cinco anos, de 75,6%. Entre os principais produtores do cereal, o Paraná já colheu 92% da safra, enquanto o Rio Grande do Sul retirou 57% das lavouras.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM