
Relatório semanal da Conab destaca avanço na semeadura de arroz e feijão; colheita do feijão ainda está abaixo do ritmo do ano passado.
A semeadura de arroz avançou para 90,7% da área estimada para a temporada 2024/25 nos seis principais estados produtores do Brasil (Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que representam 88% do total), conforme levantamento semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com dados recolhidos até 22 de dezembro.
Na semana anterior, o plantio estava em 88,6%. No mesmo período do ano passado, o percentual era de 87,7%.
Feijão
A colheita da primeira safra 2024/25 de feijão alcançou 10,2% da área plantada no Brasil, segundo relatório da Conab com dados até 22 de dezembro. Na semana anterior, a ceifa correspondia a 7,7% da área, enquanto no mesmo período do ano passado, o índice era de 13,6%.
Já o plantio da primeira safra 2024/25 de feijão atingiu 64,4% da área no Brasil, de acordo com o relatório da Conab com dados também recolhidos até 22 de dezembro.
Na semana anterior, o plantio correspondia a 63,8% da área, enquanto no mesmo período do ano passado, a semeadura alcançava 56,8% da área.
Com Agência Safras
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. Mesmo com produção e exportações em alta, o agronegócio registra aumento expressivo nas solicitações de recuperações judiciais — especialistas apontam crise de liquidez, má gestão financeira e uso “predatório” do instrumento como causas Frente Parlamentar da Agropecuária articula urgência na votação do PL 4253/2025, que descentraliza o manejo da espécie invasora – como os javalis – e tenta evitar riscos sanitários e prejuízos ao agronegócio Mesmo com queda de 0,67% no total de abates de bovinos, os machos avançam, com destaque para os novilhos, e atingem o maior volume desde outubro de 2024; fêmeas perdem participação e sinalizam início de retenção de matrizes Continue Reading Novilhos ganham espaço e abate de machos atinge recorde histórico em Mato Grosso A cifra inclui renegociações realizadas de 24 de fevereiro, início do programa, a 24 de setembro. Ao todo, 282.264 produtores renegociaram débitos. Continue Reading Renegociação de dívidas pelo Desenrola Rural alcança R$ 11,971 bilhões Boletim Agroclimatológico do Inmet revela cenário de extremos, com previsão de La Niña e impacto direto nas lavouras e pastagens entre outubro e dezembro A intoxicação foi registrada após almoço em família no dia 8 de outubro, em Patrocínio, no Alto Paranaíba. A principal linha de investigação aponta para consumo da Nicotiana glauca, uma planta tóxica confundida com couve. Continue Reading ‘Falsa couve’: o que se sabe sobre a família intoxicada em MGAumento de recuperações judiciais tem sido associado a um uso ‘predatório’ do instrumento
Congresso reage à decisão do STF sobre caça de javalis e quer garantir autonomia dos estados
Novilhos ganham espaço e abate de machos atinge recorde histórico em Mato Grosso
Renegociação de dívidas pelo Desenrola Rural alcança R$ 11,971 bilhões
Inmet revela cenário de extremos, com previsão de La Niña e impacto direto nas lavouras
‘Falsa couve’: o que se sabe sobre a família intoxicada em MG