Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Confira a previsão do tempo para os próximos dias

PARTILHAR
fazenda-campo-aberto-augusto chuva chegando
Foto: MV Augusto Marsola Pansani

Confira a previsão do tempo para segunda e terça-feira em todo o Brasil; Veja como ficam as condições em todas as regiões do país no início da nova semana.

Segunda-feira, 1º

Sul

Ao que tudo indica, a frente fria já terá ido embora em direção ao oceano. Mas, por conta de instabilidades no interior do continente, a chuva volta a ocorrer nos três estados da região. Pancadas rápidas e intercaladas com períodos de sol devem ser registradas na metade norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina e no Paraná.

À noite, o centro de baixa pressão atmosférica se desloca do Paraguai e se instala na costa de Santa Catarina e Paraná, o que pode provocar chuva significativa nas últimas horas do dia entre o norte e o litoral catarinense (incluindo Florianópolis) e também no leste do Paraná (incluindo Curitiba).

Por outro lado, na metade sul gaúcha, a chuva já perde espaço após o avanço da frente fria e o tempo firme volta a predominar.

Sudeste

A expectativa é de mudanças no tempo devido à formação de novas instabilidades. Uma frente fria até avança na altura do centro-sul do Brasil, mas de forma muito costeira.

O destaque é o deslocamento de uma área de baixa pressão atmosférica ao longo do dia na região Sul. Por conta disso, a chuva pode retornar de forma isolada e ainda sem acumulados significativos em pontos da divisa entre Paraná e São Paulo. Nas demais áreas do Sudeste, a semana deve começar sem expectativa de chuva.

Centro-Oeste

A expectativa é de chuva, especialmente em Mato Grosso do Sul. A frente fria não consegue avançar pelo centro-sul do Brasil, porém, a formação de uma nova área de baixa pressão atmosférica no Paraguai deve organizar nuvens carregadas.

Pancadas de chuva podem se espalhar por todo o estado de Mato Grosso do Sul, mas de forma rápida e sem grandes acumulados.

Enquanto isso, o primeiro dia de junho será de tempo firme em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, devido à persistência de uma massa de ar seco capaz de inibir a formação de nuvens carregadas.

Nordeste

A expectativa é de manutenção do tempo firme em áreas do centro e oeste da Bahia, assim como no sul do Piauí e do Maranhão. Ainda chove nas demais áreas do Nordeste, mesmo que em forma de pancadas rápidas e intercaladas com períodos de sol.

Acumulados expressivos podem ser registrados entre o litoral do Maranhão e do Ceará.

Norte

A expectativa é de chuva em boa parte da região, mesmo que em forma de pancadas rápidas e intercaladas com períodos de sol. A chuva ainda pode ser volumosa em pontos do Amazonas, do Pará e do Amapá. Por outro lado, junho deve começar com tempo firme no Tocantins e na maior parte de Rondônia.

Terça-feira, 2

Sul

A frente fria já se afasta da região, mas outras áreas de instabilidades permanecem e provocam chuva em Santa Catarina, no Paraná e no litoral gaúcho. Além da chuva, uma nova massa de ar frio ganha força na região e há previsão de geada em áreas do Rio Grande do Sul – Campanha, região central e serra.

Sudeste

A chuva se espalha pela região. Chove em praticamente todo o estado de São Paulo, com exceção do centro-norte paulista. Também chove de forma fraca e isolada no período da noite na região da Costa Verde e médio Paraíba, no Rio de Janeiro.

Nas outras áreas do Sudeste, o tempo é firme e com baixa umidade do ar. Pela manhã, as temperaturas ainda ficam baixas, porém à tarde a sensação de frio diminui.

Centro-Oeste

A chuva se espalha mais pela região, chovendo em praticamente todo território sul-mato-grossense e no leste de Mato Grosso. Pode chover forte no sul de Mato Grosso do Sul a qualquer hora do dia.
Na maior parte do Centro-Oeste, porém o tempo permanece firme, com baixa umidade do ar em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, com temperaturas em elevação à tarde.

Nordeste

A tendência é de poucas mudanças no tempo. Pancadas de chuva persistem principalmente em áreas mais ao norte, desde o Maranhão até o leste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Recôncavo Baiano.

Norte

A tendência é de tempo firme em Rondônia e em boa parte do Tocantins. Enquanto isso, a chuva ainda se espalha pela grande maioria da região, devido às instabilidades tropicais. Atenção: acumulados significativos podem ser registrados no Amazonas e no Acre.

Nos próximos dias a chuva segue forte no Amazonas, Pará e Amapá, porém de forma mais pontual. No Tocantins, a chuva se espalha, mas ainda de forma fraca e isolada.

Por Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com