
Na manhã desta quarta-feira (30), o Recinto de Avaliações das Raças Zebuínas Torres Homem Rodrigues da Cunha parecia palco de um verdadeiro desfile de abertura da ExpoZebu 2025
Reunindo representantes de diversas raças, a programação foi marcada pelo julgamento dos campeonatos Matriz Modelo e Modelo Frigorífico.
A avaliação dos machos trouxe para a pista um olhar da indústria sobre os ganhos produtivos proporcionados pelo melhoramento genético. “É muito importante, porque são 60 pontos que contam tanto como criador quanto como expositor. Então, isso ajuda bastante!”, destacou o tratador Marcos Azevedo.
O gerente executivo de confinamento da JBS, Wesley Borba, explicou a importância da conexão entre campo e mercado: “Precisamos ter, de fato, um equilíbrio entre o olhar da indústria, o olhar da produção, da porteira para dentro, e também aqui na pista, com os animais que avaliamos hoje. Esse equilíbrio é fundamental. O que estamos buscando? Um animal precoce, bem-acabado, jovem. Esse é o tipo de animal que a indústria procura para integrar à pecuária de ciclo curto.”
Já o Campeonato Matriz Modelo foi criado para valorizar as fêmeas adultas, permitindo uma avaliação mais completa da evolução genética das vacas que já brilharam nas pistas quando jovens. “A palavra-chave é precocidade, equilíbrio e funcionalidade. Às vezes, você ganha muito nessa fase inicial, mas perde a chance de ver como essas vacas se desenvolveriam. Esse campeonato permite observar a beleza e a funcionalidade dessas matrizes adultas”, explicou o jurado Otavio Villas Boas.
Ao lado dele estiveram dois grandes nomes da pecuária nacional estreando na função de jurados. José Luiz Niemeyer, criador e dirigente de associação, comentou: “Só estou estreando nessa modalidade. Mas vou julgar do jeito que julgo os animais na minha fazenda: procurando animais funcionais, que criem bem e que também sejam bonitos.” Já Luiz Antonio Felipe destacou a responsabilidade de julgar em uma exposição com 90 anos de história. “Tentamos colocar em primeiro lugar as fêmeas mais bonitas, mais fortes, com bons aprumos e que realmente representem bem suas raças como matrizes.”
Confira os campeões:
Campeonato Matriz Modelo:
- Gir: MB1 SERENATA BI – Expositor: JOSE LUIZ JUNQUEIRA BARROS
- Gir Leiteiro: MU1 ESTACA BEY – Expositor: EDUARDO COSTA SIMOES
- Guzerá: BALTICA S – Expositor: RAUL FRANCISCO MENDES
- Indubrasil: GRETA DO CASSU – Expositor: RODRIGO CAETANO BORGES
- Nelore: DHALAS FIV DA SABIA – Expositor: MARCELO PERBONI
- Nelore Mocho: IPANEMA FIV ANGICO – Expositor: MARCO ANTONIO ANDRADE BARBOSA
- Nelore Pelagens: LUIZA FIV GC DA SL – Expositor: GERALDO DE SOUZA CARVALHO JUNIOR
- Sindi: NERA FIV DA ESTIVA – Expositor: ADALDIO JOSE DELSIN DE CASTILHO
- Tabapuã: JADDY FIV TJG – Expositor: SERGIO JUNQUEIRA GERMANO
Campeonato Modelo Frigorífico:
- Brahman: MR. W2R ESPIAO 1651 – Expositor: WILSON ROBERTO RODRIGUES
- Guzerá: ROBUSTO FIV CM – Expositor: COMPANHIA MATE LARANGEIRA
- Nelore: FALCON FIV KADO – Expositor: PAULO DE CASTRO MARQUES
- Nelore Mocho: DAZZOTH FIV DA MONIC – Expositor: MONICA MARCHETT
- Nelore Pelagens: ZAP FIV GC DA SL – Expositor: GERALDO DE SOUZA CARVALHO JUNIOR
- Sindi: SASUKE FIV DA ESTIVA – Expositor: ADALDIO JOSE DELSIN DE CASTILHO
- Tabapuã: ILUMINADO – Expositor: JULIO CHRISTIAN LAURE
A 90ª ExpoZebu é organizada pela ABCZ, com apoio da Prefeitura de Uberaba, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), CNA, Faemg/Senar, Sebrae, Banco do Brasil e Fazu 50 anos. Patrocínios de Neogen, Cemig, Governo do Estado de Minas Gerais, Romancini Troncos e Balanças, Virbac, Caixa, Emater Minas Gerais e Dona Neném. A cerveja oficial é a Itaipava, do Grupo Petrópolis.
Fonte:
- Você já ouviu falar na carne de onça? Descubra o prato típico de Curitiba
- Você conhece o sabor da carne de búfalo? Abate precoce é o segredo
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.