Raça Braford elege os grandes campeões da Expointer 2024; julgamento ocorreu nesta terça-feira na Pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio
No quarto dia de Expointer, nesta terça-feira, 27 de agosto,a Pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), sediou o julgamento da raça Braford. Pela manhã, foi conhecida a supercampeã entre as fêmeas e à tarde entre os machos. Os animais são avaliados em categorias divididas por idade.
A super campeã foi a vaquilhona maior que estava com o box 1293 e tatuagem TE 192. O animal de 562 quilos pertence às Estâncias Carcavio de Santana do Livramento (RS), e Santa Irene, da Argentina. De acordo com o avaliador Mauricio Groppo a fêmea se destacou por ser muito correta e representar bem a raça. “É um animal completo que se destaca na raça e com certeza vai levá-la adiante com muita qualidade, informou.”
Já o super campeão foi o touro de dois anos, box 1238, tatuagem Z15 da Cabanha Santa Camila, de Alegrete (RS). A preocupação em manter a qualidade da raça tirando boas crias dos ganhadores também foi destacada pelo presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Eduardo Soares.
“Tivemos um nível excepcional de animais. Com muita padronização de biotipos, voltados para a produção de carne com qualidade e o mercado vê isso. E os machos ganhadores já estão sendo contratados por centrais de inseminação, o que é uma prova de que estamos no caminho certo, observou.”
A terça-feira foi ensolarada e contou com grande público espectador durante todo o dia de julgamento. O que foi valorizado pelo presidente da ABHB. “Deus nos presenteou com um dia maravilhoso, de sol, céu limpo e calor. Tu viste quantas pessoas estavam em torno da pista assistindo ao julgamento? Para poder ver de perto essa maravilha de genética Braford”, comemorou Eduardo Soares.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.