
Problema sanitário é especialmente preocupante para os confinadores, animais mais suscetíveis aos vermes; Timpanismo e verminose comprometem a rentabilidade do confinamento de bovinos
O manejo sanitário dos bovinos no momento da troca do sistema extensivo para o intensivo requer muita atenção do pecuarista. “Muitos fatores podem atrapalhar a entrada dos animais no confinamento, causando queda da produtividade. É o caso da incidência de vermes e ocorrência do timpanismo”, explica Antônio Coutinho, gerente nacional de marketing da Vetoquinol Saúde Animal.
O primeiro passo é ter atenção à presença de vermes nos bovinos. A entrada de animais parasitados no confinamento compromete o desempenho dos lotes, já que o parasitismo afeta a conversão alimentar.
“O tratamento anti-helmintico deve ser feito antes de os animais entrarem no sistema de terminação intensiva. E o problema é sério. Os vermes causam prejuízos de cerca de R$ 40 bilhões anuais à pecuária. Não podemos ignorar um problema dessa magnitude”, reforça Coutinho.
- Timpanismo Bovino: O que é, causas e tratamentos
- Verminoses causam prejuízo bilionário à pecuária brasileira
- Veja como ser efetivo no controle das verminoses do gado
Assim como os vermes, o timpanismo ou empanzinamento é outro desafio. A distensão abdominal, ocorrida devido ao excesso de gases gerados no sistema digestivo dos bovinos, pode resultar em perdas de animais, especialmente quando há lentidão na identificação e alívio dos sintomas.
Esse processo é comum na transição do pasto para o confinamento devido à troca brusca da alimentação, que passa a ser de fontes com alta digestibilidade. “Essa condição tem rápida evolução e a equipe de manejo precisa estar muito atenta. Caso contrário, haverá perdas de animais e consequentes prejuízos econômicos”, completa o gerente.
Uma das soluções eficazes para combater o timpanismo é Ruminol VTQ, composto de simeticona. Além de potente, o produto não deixa resíduos na carne e no leite dos bovinos. Contra os vermes, a Vetoquinol oferece os endectocidas Contratack Injetável Plus e Bullmax Premium que contribuem para a máxima produtividade do confinamento, além da baixa carência, proporcionando segurança alimentar e proteína de qualidade na mesa do consumidor.
“Essas soluções resolvem os problemas dos pecuaristas contra dois desafios importantes, ampliando a produtividade e proporcionando manutenção da saúde e bem-estar dos animais”.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.