
Entre os modelos analisados, as picapes mais econômicas do Brasil ganharam destaque, sendo reconhecidas por sua robustez e versatilidade no uso urbano e rural.
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou a nova lista do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que avalia a eficiência energética dos veículos comercializados no Brasil. Entre os modelos analisados, as picapes ganharam destaque, sendo reconhecidas por sua robustez e versatilidade no uso urbano e rural.
O ranking revela as 10 picapes mais econômicas do país, considerando o consumo de combustível tanto na cidade quanto na estrada. A avaliação é baseada na métrica de MJ/km (megajoules por quilômetro), além da tradicional medição em km/l. Os veículos recebem notas de A a E, sendo “A” para os mais eficientes e “E” para os que consomem mais combustível.
Confira abaixo as picapes que se destacaram na edição mais recente do estudo:
🚘 As 10 picapes mais econômicas do Brasil em 2024
🔹 1. Fiat Strada
- Motor: 1.3 flex, câmbio manual de 5 marchas
- Nota: B
- Consumo energético: 1,56 MJ/km
- Consumo Cidade: 9,1 km/l (etanol) | 13,1 km/l (gasolina)
- Consumo Estrada: 10,2 km/l (etanol) | 14,6 km/l (gasolina)
🔹 2. Chevrolet Montana
- Motor: 1.2 turbo flex, câmbio manual de 6 marchas
- Nota: A
- Consumo energético: 1,66 MJ/km
- Consumo Cidade: 8,4 km/l (etanol) | 12,3 km/l (gasolina)
- Consumo Estrada: 9,7 km/l (etanol) | 13,7 km/l (gasolina)
🔹 3. Volkswagen Saveiro
- Motor: 1.6 flex, câmbio manual de 5 marchas
- Nota: B
- Consumo energético: 1,79 MJ/km
- Consumo Cidade: 7,9 km/l (etanol) | 11,5 km/l (gasolina)
- Consumo Estrada: 9,1 km/l (etanol) | 12,9 km/l (gasolina)
🔹 4. Renault Oroch
- Motor: 1.6 flex, câmbio manual de 6 marchas
- Nota: C
- Consumo energético: 1,93 MJ/km
- Consumo Cidade: 7,4 km/l (etanol) | 11,3 km/l (gasolina)
- Consumo Estrada: 8,0 km/l (etanol) | 11,6 km/l (gasolina)
🔹 5. Fiat Toro
- Motor: 1.3 turbo flex, câmbio automático de 6 marchas
- Nota: B
- Consumo energético: 2,09 MJ/km
- Consumo Cidade: 6,8 km/l (etanol) | 9,6 km/l (gasolina)
- Consumo Estrada: 8,2 km/l (etanol) | 11,6 km/l (gasolina)
🔹 6. Ford Maverick
- Motor: 2.0, câmbio automático de 8 marchas
- Nota: B
- Consumo energético: 2,26 MJ/km
- Consumo Cidade: 8,8 km/l (gasolina)
- Consumo Estrada: 11,1 km/l (gasolina)
🔹 7. Ford Ranger
- Motor: 2.0, câmbio automático de 6 marchas
- Nota: A
- Consumo energético: 2,43 MJ/km
- Consumo Cidade: 10,1 km/l (gasolina)
- Consumo Estrada: 12,4 km/l (gasolina)
🔹 8. Toyota Hilux
- Motor: 2.8, câmbio manual de 6 marchas
- Nota: B
- Consumo energético: 2,46 MJ/km
- Consumo Cidade: 10,4 km/l (gasolina)
- Consumo Estrada: 11,6 km/l (gasolina)
🔹 9. Ram Rampage
- Motor: 2.0 turbo, câmbio automático de 9 marchas
- Nota: A
- Consumo energético: 2,47 MJ/km
- Consumo Cidade: 9,9 km/l (gasolina)
- Consumo Estrada: 12,4 km/l (gasolina)
🔹 10. Chevrolet S10
- Motor: 2.8 turbo, câmbio manual de 6 marchas
- Nota: B
- Consumo energético: 2,51 MJ/km
- Consumo Cidade: 10,3 km/l (gasolina)
- Consumo Estrada: 11,3 km/l (gasolina)
📌 Como o Inmetro avalia o consumo das picapes?
O levantamento do PBEV segue um protocolo padronizado para avaliar o consumo energético dos veículos. O teste é realizado em condições controladas, considerando tanto o consumo urbano quanto o rodoviário. Os resultados são expressos em megajoules por quilômetro (MJ/km), unidade que mede a quantidade de energia necessária para movimentar o veículo.
Além disso, o programa classifica os veículos em notas de A a E, sendo “A” para os mais eficientes e “E” para os menos econômicos. Assim, os consumidores podem tomar decisões mais informadas ao escolher um modelo.
🚀 Conclusão
A nova lista do Inmetro confirma que algumas picapes compactas e médias podem oferecer boa eficiência energética, equilibrando desempenho e consumo. Modelos como a Fiat Strada, Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro se destacam entre as mais econômicas, enquanto versões mais robustas, como Ford Ranger e Toyota Hilux, também apresentam bons números.
Se você busca uma picape econômica, vale conferir os detalhes técnicos e considerar qual modelo se encaixa melhor no seu perfil de uso.
🔎 Qual dessas picapes mais chamou sua atenção? Compartilhe sua opinião! 🚗💨
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Presidente Lula defende jornada de trabalho mais flexível
O presidente Lula defendeu, nesta sexta-feira, que a jornada de trabalho seja mais flexível e criticou o atual modelo, que é de seis dias de trabalho por um dia de folga.
Continue Reading Presidente Lula defende jornada de trabalho mais flexível
Frigoríficos fora das compras? Cruze os braços, pecuarista
A maioria dos frigoríficos ficou fora das compras na quinta e na sexta-feira; enquanto o mercado físico travava, a B3 mostrava um retrato mais dinâmico
Continue Reading Frigoríficos fora das compras? Cruze os braços, pecuarista
Jessy: mais do que uma mascote, o símbolo de um futuro com raízes no campo
A mascote carrega, com fofura e leveza, a missão de representar uma virada de chave na comunicação, na sucessão familiar e na valorização do campo
Continue Reading Jessy: mais do que uma mascote, o símbolo de um futuro com raízes no campo
Frigorífico RioBeef finaliza o pagamento a credores extraconcursais
O Frigorífico RioBeef consegue cumprir as metas de pagamento a credores e líquida a última parcela das dívidas contraídas após a entrada em recuperação judicial
Continue Reading Frigorífico RioBeef finaliza o pagamento a credores extraconcursais
Taxas impostas por Trump expõem um duro golpe para a economia do Brasil
Caso entrem em vigor, as taxas de Trump poderão causar a perda de milhões de empregos e gerar bilhões em prejuízos para os cofres públicos, produtores rurais e empresas privadas.
Continue Reading Taxas impostas por Trump expõem um duro golpe para a economia do Brasil
Viu essa? Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas
A área cultivada no país totaliza 81,8 milhões de hectares, crescimento de 2,3% na comparação anual, a avaliação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 10º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25
Continue Reading Viu essa? Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas