
Ronaldo Silva, produtor do município de Cristina, na região da Mantiqueira de Minas, foi o grande campeão do Cup Of Excellence, o principal concurso de cafés especiais do país; Conheça a história do melhor café do Brasil.
Em meio a desafios climáticos e instabilidade de mercado, o Brasil conheceu o vencedor da safra de café arábica de 2024. Ronaldo Silva, produtor do município de Cristina, na região da Mantiqueira de Minas, foi o grande campeão do Cup Of Excellence, o principal concurso de cafés especiais do país, ao alcançar 92,32 pontos na xícara com seu lote de apenas oito hectares.
A jornada de Ronaldo até o título foi marcada por dedicação e mudanças estratégicas em seu manejo. Produtor de café há poucos anos, ele começou a enviar amostras ao concurso em 2020, mas somente em 2023 alcançou os primeiros lugares. Foi nesse período que, após ajustes em suas técnicas de pós-colheita, ele conseguiu elevar a qualidade de seu café a um nível excepcional.
“Optei por deixar o café em sombra para não secar muito rápido e evitar o sol intenso“, contou Ronaldo ao EP Agro, logo após receber a notícia de sua vitória. Ele também destacou a importância das práticas de sustentabilidade e rastreabilidade, fatores que garantem a consistência e qualidade do café, valorizando ainda mais o produto.
A importância da categoria via-seca e o reconhecimento internacional
O lote vencedor de Ronaldo competiu na categoria via-seca, principal vitrine do Brasil no mercado internacional. Essa categoria é dedicada aos cafés naturais, que secam com a casca, agregando características marcantes de sabor e aroma.
Na edição deste ano, o concurso que elegeu o melhor café do Brasil foi especialmente exigente, com um total de 40 amostras finalistas submetidas a uma rigorosa avaliação, que envolveu provadores e especialistas nacionais e internacionais.
Concorrência acirrada e padrões elevados
Para ser reconhecido, o café precisava alcançar uma pontuação mínima de 87 pontos em uma escala de 0 a 100. O concurso dividiu-se em três categorias: via seca para cafés naturais, via úmida para cerejas descascados ou despolpados, e experimental, onde os cafés passam por processos de fermentação induzida. Este ano, o padrão foi mais elevado: 13 amostras ultrapassaram os 90 pontos, atingindo a classificação “presidencial” e reforçando o reconhecimento da excelência dos cafés especiais brasileiros.

A valorização do café brasileiro
A conquista de Ronaldo Silva no Cup Of Excellence exemplifica como pequenos produtores podem competir em pé de igualdade com grandes fazendas ao investirem na qualidade e inovação no manejo. Com o reconhecimento no mercado internacional, o café brasileiro ganha força e prova seu valor em meio à crescente demanda por cafés de alta qualidade.
Com uma produção pequena e muito foco na excelência, Ronaldo não apenas garantiu uma posição de destaque para si, mas também para a região da Mantiqueira de Minas, conhecida por suas condições ideais para a cafeicultura e, agora, reconhecida mundialmente como um polo de cafés premiados.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Apartação: quando o cavalo pensa como o boi e transforma o trabalho em espetáculo
Com raízes nas fazendas do Velho Oeste, a apartação evoluiu de uma necessidade do campo para uma das modalidades equestres mais fascinantes do mundo. No Brasil, a paixão cresce com provas emocionantes, genética apurada e vaqueiros de alta performance.
Continue Reading Apartação: quando o cavalo pensa como o boi e transforma o trabalho em espetáculo
ANP: etanol é mais competitivo em relação à gasolina em seis Estados
Executivos do setor observam que o etanol pode ser competitivo mesmo com paridade maior do que 70%, a depender do veículo em que o biocombustível é utilizado.
Continue Reading ANP: etanol é mais competitivo em relação à gasolina em seis Estados
Conexão Delta G amplia oferta de touros em leilões e presença nas centrais de inseminação
Associados da entidade comercializam cerca de dois mil animais em 2024 e mantém mais de 25 touros nas principais centrais do país.
Beleza Láctea: Linha Milk da Laikou
A marca asiática Laikou, conhecida por suas fórmulas acessíveis e embalagens minimalistas, apostou exatamente nisso com a linha Milk, que promete clareamento, hidratação e nutrição profunda da pele
Lula e Trump trocam farpas, e tensão diplomática cresce com tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
Embate entre os líderes amplia o impasse comercial, enquanto governo brasileiro segue sem avanços práticos para reverter o tarifaço que entra em vigor em 1º de agosto.
Quase 600 mil aderiram a acordo com INSS por descontos indevidos
Pouco mais de 582 mil segurados assinaram a adesão, o equivalente a 30,4% do total de 1,9 milhão de pessoas que informaram ter sido descontadas.
Continue Reading Quase 600 mil aderiram a acordo com INSS por descontos indevidos