Conheça o segredo do milho gigante que desceu do vulcão

Entenda quais foram as condições especiais para que o maior milho do mundo nascesse em Jala, Nayarit; exemplo perfeito de como a natureza e a agricultura se complementam

Todos os anos, no município de Jala, uma das chamadas “cidades mágicas do México” em Nayarit, é realizado o concurso Maior Milho do Mundo, uma homenagem a uma comida que se tornou quase uma lenda, onde são premiados os agricultores que conseguem apresentar a maior espiga de milho da sua colheita e este ano o vencedor alcançou 49 centímetros de comprimento.

A variedade de milho Jala é única no mundo e as condições dos terrenos da região do entorno do vulcão Ceboruco proporcionam condições para que ela atinja medidas de até 60 centímetros.

maior milho do mundo 2
Foto: Divulgação

Desde 2020, o Congresso do Estado de Nayarit nomeou o milho Raza Jala, Patrimônio Cultural e Material de Nayarit, e determinou que a cada ano, o dia 15 de agosto seria a sua comemoração, por isso é realizada em diferentes municípios da entidade. atividade cujo objetivo é proteger, promover e promover esta tradição.

Tudo isso graças a um aliado inesperado: as cinzas do vulcão Ceboruco. Essa poeira vulcânica, carregada de minerais e nutrientes, transforma o solo em um superalimento para as plantas e, no caso do milho gigante, foi fundamental para o seu enorme desenvolvimento. Este é um exemplo perfeito de como a natureza e a agricultura se complementam no nosso belo México.

maior milho do mundo 1
Foto: Divulgação

Milho da raça Jala: único no mundo

O milho Jala é cultivado apenas em Nayarit, seu uso é para o melhoramento de outra raça de milho e está sendo investigado porque não conseguiu germinar em nenhuma outra região, nem no estado nem fora dele. O pesquisador, doutor em melhoramento genético de plantas, pela Universidade Autônoma de Nayarit (UAN), Roberto Valdivia Bernal, especializou-se em conhecer esta raça, que concebe como uma “conquista tecnológica” após sua domesticação na época pré-colombiana.

O milho Jala não é um milho crioulo comum, é classificado como raça porque só ocorre neste território do Vale do Jala, possui propriedades diferentes de outras regiões devido ao seu solo vulcânico, embora esta inadaptabilidade seja desfavorável ao seu cultivo” , ele explicou.

O milho gigante Jala tem sabor adocicado e além de ser utilizado para melhoramento genético, as pessoas do vale do Jala o consomem diariamente.

Dr. Valdivia disse que o cultivo desta raça tem inconvenientes como cada planta medir mais de 5 metros e produzir apenas uma espiga, além de só poder ser plantada aproveitando a umidade residual.
Nayarit e seu milho nativo.

O milho nativo ou crioulo é classificado em raças, para poder identificá-los e agrupá-los de acordo com suas características genéticas, morfológicas e históricas, explicou o pesquisador de Nayarit, que tem colaborado com instituições governamentais no estudo e conservação desses grãos que representam o principal alimento e símbolo da cultura mexicana.

Nayarit, assim como outros estados do país, possui milhos próprios como Bofo, Elotero, Jala, Mecatán, Morado, Tabloncillo, Tuxpeño, entre outros que são combinados entre si, utilizando a técnica de hibridização, que consiste na mistura dos germoplasmas, ou com sementes previamente tratadas.

Essas melhorias são feitas para criar resistência climática e garantir a produtividade das plantas, embora se saiba que o milho nativo ou nativo apresenta resistência, mas baixo desempenho comercial, por isso são misturados, mencionou o Dr.

A sua investigação revelou que nos últimos anos o milho Jala sofreu erosão genética, reduzindo as suas características, incluindo o comprimento da espiga, já que há alguns anos não se viam produtos com mais de 60 centímetros como acontecia antes.

Além disso, tem sido perceptível no tipo de grão e na espiga, mas para amenizar esses efeitos, pesquisadores e especialistas em milho nativo continuam trabalhando para conseguir métodos de recuperação.

El Ceboruco é m vulcão ativo em Nayarit e um dos mais perigosos do México

O estudo observou que El Ceboruco, um dos vulcões mais perigosos do México, teve pelo menos oito erupções significativas no último milénio, sendo a última registada entre 1870 e 1875. Portanto, já se passaram 150 anos desde que entrou em erupção. significativamente, o que representaria uma ameaça real para a região.

Conheça um pouco mais da história do milho em Nayarit

A primeira descoberta da existência de milho em Nayarit durante o período pré-hispânico remonta ao ano 1000 A.C., quando foi encontrado pólen na bacia do Lago San Pedro Lagunillas, disse o antropólogo Nayarit, Francisco Samaniega. “Os dados mais antigos datam do ano 1000 a.C., foi o pesquisador Ben Brown quem encontrou pólen de milho na bacia do lago San Pedro Lagunillas, ao sul de Nayarit e posteriormente, na foz do estuário Teacapán, nos limites de Nayarit e Sinaloa”, observou.

No México, disse ele, há referências à existência do milho, desde 5.000 A.C. em Tehuacán, Puebla, mas a teoria destaca que este provém de uma espécie de grama ou “teocinte” que tinha apenas cinco grãos — em Nayarit há registros desse teosinto no vulcão San Juan, na zona central.

A manipulação ou domesticação do milho no México, além do impacto agronômico e nutricional, tem representado o apoio dos povos e de suas culturas, disse o especialista.

Em Nayarit, a preservação do milho nativo tornou-se um trabalho diário para especialistas e promotores culturais, como o professor aposentado da Universidade Autônoma de Nayarit (UAN) Gilberto Rodríguez González, que todos os anos realiza festivais de milho nativo durante as tempestades e se tornou. um ativista e guardião dos grãos e de seus conhecimentos.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM