Conheça o touro número 1 da raça Girolando no Brasil

PARTILHAR
touro girolando Elo Supersire FIV Kub
Foto: Divulgação

Os Sumários de Touros e de Vacas 2021 foram publicados pela Embrapa Gado de Leite durante o Encontro Virtual da raça Girolando; confira os destaques

Divulgado recentemente, o Sumário de Touros do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando 2021 elegeu o touro Elo Supersire FIV Kub, da bateria da Alta Genetics, como o número 1 entre todos os participantes. O resultado demonstra que o animal obteve uma avaliação genômica muito alta, além de um valor genético bastante expressivo, o que o transformou no melhor touro provado desse teste de progênie.

O documento traz o resultado do Teste de Progênie (Avaliação Genética/Genômica). Uma novidade é o índice para Longevidade. Esse ano é a terceira vez que as PTAs genômicas dos touros Girolando são divulgadas, representando a consolidação do uso da ferramenta Clarifide® Girolando pelo mercado.

Em 2021, foram publicados resultados de 92 touros. Essa ferramenta é fruto da parceria público-privada entre a Embrapa Gado de Leite, Girolando, CRV Lagoa e Zoetis. O Clarifide® Girolando é a primeira ferramenta de seleção genômica em bovinos leiteiros desenvolvida no Brasil, e a única no mundo para a raça Girolando.

Sumário de Vacas – Já o Sumário de Vacas traz como novidade os resultados de PTAs genômicas para produção de leite são apresentados para fêmeas com idade inferior ou igual a 24 meses (até 2019 o limite era 36 meses). A cada dia, a aplicação e o uso da genômica se consolidam mais no Programa.

Para o Gerente de Produto Leite Nacional da Alta, Guilherme Marquez, esse resultado demonstra o cuidado da empresa em sempre entregar ao produtor rural as melhores opções. “Fundamentalmente, representa que seguimos no caminho certo, de fazer bons acasalamentos, trazendo sempre para os clientes a melhor genética possível para produção de leite, pensando também no índice de longevidade e de precocidade sexual”, comenta.

Ainda segundo Marquez, a Alta tem hoje o maior número de touros provados e a maior diversidade nas raças leite nacional. “Estamos muito felizes não só com o resultado do touro Elo Supersire FIV Kub, mas também com toda a nossa bateria que obteve um desempenho espetacular no sumário. Temos vários animais entre os melhores. Um verdadeiro orgulho”.

Terceiro do ranking geral, o touro Guerreiro Máxima, filho de Elo Supersire FIV Kub, foi eleito o melhor touro da raça Girolando 5/8. “Essa é mais uma prova de que o Elo Supersire FIV Kub é um verdadeiro campeão, com genética privilegiada. Seu filho também já é um dos melhores”, finaliza Marquez.

Outra novidade para 2021 é a divulgação dos valores de GPTAs e PTAs para as características de intervalo de parto e idade ao primeiro parto na Avaliação Genética e Genômica de Vacas Girolando classificadas de acordo com a composição racial. Assim, será possível observar as vacas TOP 1000 para cada um dos diferentes graus de sangue. Isso facilitará a escolha das vacas doadoras para a produção de touros jovens.

Baixe o sumário de touros e de vacas da raça Girolando.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.