Controle da ferrugem asiática é estabelecida em Portaria para 20 estados e o DF

Vazio sanitário da soja é uma das medidas fitossanitárias mais importantes para o controle da ferrugem asiática

Na última quinta-feira, 3 de fevereiro, o Ministério da Agricultura, com o objetivo de reduzir ao máximo o inóculo da ferrugem asiática da soja, estabeleceu através da Portaria nº 516, períodos de vazio sanitário. Além do Distrito Federal, a medida deverá ser seguida por outros 20 estados. A Medida fitossanitária é de suma importância para o controle da doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

No período contínuo do vazio sanitário, a plantação e manutenção da soja viva, em qualquer fase fica proibido nas áreas determinadas pela portaria, para que os impactos negativos não cheguem a ocorrer durante a safra seguinte.

“O vazio sanitário da soja já vinha sendo adotado por 14 estados produtores de soja nos últimos anos. No entanto, para reforçar a sua importância e aumentar os seus efeitos, o Mapa ampliou sua abrangência para 21 unidades da federação, além de aumentar o período mínimo obrigatório de ausência de plantas semeadas ou voluntárias no campo de 60 para 90 dias”, enfatiza a coordenadora-geral de Proteção de Plantas, Graciane de Castro.

Maiores informações você encontra no site: www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-sda-n-516-de-1-de-fevereiro-de-2022-377895004.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM