Importante e inédito investimento no aperfeiçoamento genético do rebanho catarinense de bovinos de corte será realizado em 2025 pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), em parceria com a Associação Brasileira de Angus (ABA).
O anúncio foi feito pelo presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, após reunião na EXPOCHAPECÓ 2024, em Chapecó, na última semana, com a presidente da Associação Brasileira de Angus, Mariana Tellechea, o técnico de fomento e médico veterinário Mateus Pivato, o presidente do Núcleo de Angus, Brangus e Ultrablack Nelson Serpa, o vice-presidente Marco Antonio Vian e a empresária rural Lílian Serpa. Também participaram o vice-presidente de finanças da Faesc Antonio Marcos Pagani de Souza e o supervisor do Senar/SC Jean Palavro.
Até o fim deste ano serão desenvolvidos os estudos para a formatação do convênio e a definição do valor a ser investido e das atividades que serão implementadas em 2025. Está prevista a formalização do acordo Faesc/Senar/ABA em dezembro próximo. Associações nacionais de criadores de outras rações (como limousin e charolês) também serão convidadas para semelhante convenio de cooperação.
A Associação fornecerá sêmen de touros melhoradores da raça angus para a inseminação de vacas de criadores que participam da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) mantida pelo Senar/SC. A ATeG gado de corte foi iniciada em 2016, e nesses oito anos foram formados 69 grupos dos quais participam 2.100 propriedades rurais.
A previsão para a ATeG no próximo ano é de cerca de 50 mil inseminações. Em Santa Catarina, cerca de 40% das inseminações são da raça angus e 60% das demais raças de bovinos de corte. Será adotado o método de IATF (inseminação artificial por tempo fixo) com o uso de sêmen de touros melhoradores com avaliação genômica de alta performance.

O presidente anunciou que o Sistema Faesc/Senar patrocinará, no próximo ano, os protocolos IATF para os criadores, além do sêmen e da mão de obra. “Este será um grande estímulo para o desenvolvimento da pecuária de corte de Santa Catarina”, assinalou.
Pedrozo destacou que o gado angus, de origem europeia, situa-se entre as melhores raças bovinas produtoras de carne. Entre suas principais características estão fertilidade, facilidade de parto, habilidade materna, longevidade, precocidade, rusticidade e carne de excelente qualidade.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Black Friday: problemas em entregas lideram reclamações
O balanço preliminar foi divulgado pela plataforma Reclame AQUI, que reúne reclamações de compradores e é usada para checar a reputação de lojas no momento da compra.
Continue Reading Black Friday: problemas em entregas lideram reclamações
Be8 anuncia aquisição de usina da União Agroindustrial em Alto Araguaia
A aquisição amplia a liderança da Be8 no mercado de biodiesel, com crescimento de 16,7% na capacidade instalada.
Continue Reading Be8 anuncia aquisição de usina da União Agroindustrial em Alto Araguaia
Veja quanto custa os 5 cortes de carne mais caros comprados no Brasil
Descubra quanto custa o luxo! Analisamos os 5 cortes de carne mais caros comprados no Brasil (Wagyu, Prime Rib, Picanha premium) e o que eleva seu preço no Agronegócio.
Continue Reading Veja quanto custa os 5 cortes de carne mais caros comprados no Brasil
Quais os principais tipos cerca utilizados na pecuária?
Uma escolha técnica, estratégica e que protege o que há de mais valioso no campo: seu gado e seu negócio
Continue Reading Quais os principais tipos cerca utilizados na pecuária?
Vídeo em que governo envia 10 mil cabeças de gado para venezuela é falso
Vídeo viral manipulado usa IA, recortes fora de contexto e falsas acusações para atacar ações de desintrusão na Terra Indígena Apyterewa, no Pará.
Continue Reading Vídeo em que governo envia 10 mil cabeças de gado para venezuela é falso
CPF do Boi: Mato Grosso aprova rastreabilidade bovina obrigatória para todo o rebanho
Nova legislação institui a rastreabilidade bovina: sistema que monitora desde o nascimento até o abate do animal; medida fortalece a sustentabilidade, amplia acesso a mercados e marca o estado como pioneiro no Brasil





