Importante e inédito investimento no aperfeiçoamento genético do rebanho catarinense de bovinos de corte será realizado em 2025 pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), em parceria com a Associação Brasileira de Angus (ABA).
O anúncio foi feito pelo presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, após reunião na EXPOCHAPECÓ 2024, em Chapecó, na última semana, com a presidente da Associação Brasileira de Angus, Mariana Tellechea, o técnico de fomento e médico veterinário Mateus Pivato, o presidente do Núcleo de Angus, Brangus e Ultrablack Nelson Serpa, o vice-presidente Marco Antonio Vian e a empresária rural Lílian Serpa. Também participaram o vice-presidente de finanças da Faesc Antonio Marcos Pagani de Souza e o supervisor do Senar/SC Jean Palavro.
Até o fim deste ano serão desenvolvidos os estudos para a formatação do convênio e a definição do valor a ser investido e das atividades que serão implementadas em 2025. Está prevista a formalização do acordo Faesc/Senar/ABA em dezembro próximo. Associações nacionais de criadores de outras rações (como limousin e charolês) também serão convidadas para semelhante convenio de cooperação.
A Associação fornecerá sêmen de touros melhoradores da raça angus para a inseminação de vacas de criadores que participam da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) mantida pelo Senar/SC. A ATeG gado de corte foi iniciada em 2016, e nesses oito anos foram formados 69 grupos dos quais participam 2.100 propriedades rurais.
A previsão para a ATeG no próximo ano é de cerca de 50 mil inseminações. Em Santa Catarina, cerca de 40% das inseminações são da raça angus e 60% das demais raças de bovinos de corte. Será adotado o método de IATF (inseminação artificial por tempo fixo) com o uso de sêmen de touros melhoradores com avaliação genômica de alta performance.

O presidente anunciou que o Sistema Faesc/Senar patrocinará, no próximo ano, os protocolos IATF para os criadores, além do sêmen e da mão de obra. “Este será um grande estímulo para o desenvolvimento da pecuária de corte de Santa Catarina”, assinalou.
Pedrozo destacou que o gado angus, de origem europeia, situa-se entre as melhores raças bovinas produtoras de carne. Entre suas principais características estão fertilidade, facilidade de parto, habilidade materna, longevidade, precocidade, rusticidade e carne de excelente qualidade.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Frente fria avança com trovoadas; Veja onde há risco de temporais e virada no tempo nesta sexta
Confira o panorama meteorológico completo para todas as regiões do Brasil e saiba onde o guarda-chuva será indispensável
EUA retiram tarifa de 40% sobre o café brasileiro e evitam perda bilionária ao setor
A medida, anunciada nesta quinta-feira (21), evita um impacto que poderia chegar a US$ 3 bilhões na balança comercial brasileira.
Bezerro morre com raiva no Paraná e acende alerta urgente para vacinação
Considerada uma das zoonoses mais perigosas, representa um grave risco tanto para a saúde pública quanto para a economia agropecuária do Estado; Adapar alerta que vacinação é a melhor defesa contra raiva no Paraná
Continue Reading Bezerro morre com raiva no Paraná e acende alerta urgente para vacinação
Nelore bate recorde mundial com vaca valorizada em R$ 54 milhões, a valiosa Donna FIV CIAV
Aos 10 anos, a doadora Donna FIV CIAV que já era lenda na raça Nelore, redefine a história da pecuária mundial e impulsiona o avanço do projeto Nelore Huff, de Murilo Huff
Abiec celebra decisão do governo dos EUA de retirar tarifas sobre a carne bovina brasileira
Segundo a associação, a reversão reforça a estabilidade do comércio internacional e mantém condições equilibradas para todos os países envolvidos.
Trump retira tarifa extra de 40% e EUA aliviam exportações do agro brasileiro
Decisão de Donald Trump, em que EUA retiram tarifa extra de 40%, encerra meses de tensão comercial, zera taxação sobre café, carne e frutas e reacende disputa por espaço no mercado norte-americano
Continue Reading Trump retira tarifa extra de 40% e EUA aliviam exportações do agro brasileiro





