Importante e inédito investimento no aperfeiçoamento genético do rebanho catarinense de bovinos de corte será realizado em 2025 pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), em parceria com a Associação Brasileira de Angus (ABA).
O anúncio foi feito pelo presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, após reunião na EXPOCHAPECÓ 2024, em Chapecó, na última semana, com a presidente da Associação Brasileira de Angus, Mariana Tellechea, o técnico de fomento e médico veterinário Mateus Pivato, o presidente do Núcleo de Angus, Brangus e Ultrablack Nelson Serpa, o vice-presidente Marco Antonio Vian e a empresária rural Lílian Serpa. Também participaram o vice-presidente de finanças da Faesc Antonio Marcos Pagani de Souza e o supervisor do Senar/SC Jean Palavro.
Até o fim deste ano serão desenvolvidos os estudos para a formatação do convênio e a definição do valor a ser investido e das atividades que serão implementadas em 2025. Está prevista a formalização do acordo Faesc/Senar/ABA em dezembro próximo. Associações nacionais de criadores de outras rações (como limousin e charolês) também serão convidadas para semelhante convenio de cooperação.
A Associação fornecerá sêmen de touros melhoradores da raça angus para a inseminação de vacas de criadores que participam da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) mantida pelo Senar/SC. A ATeG gado de corte foi iniciada em 2016, e nesses oito anos foram formados 69 grupos dos quais participam 2.100 propriedades rurais.
A previsão para a ATeG no próximo ano é de cerca de 50 mil inseminações. Em Santa Catarina, cerca de 40% das inseminações são da raça angus e 60% das demais raças de bovinos de corte. Será adotado o método de IATF (inseminação artificial por tempo fixo) com o uso de sêmen de touros melhoradores com avaliação genômica de alta performance.

O presidente anunciou que o Sistema Faesc/Senar patrocinará, no próximo ano, os protocolos IATF para os criadores, além do sêmen e da mão de obra. “Este será um grande estímulo para o desenvolvimento da pecuária de corte de Santa Catarina”, assinalou.
Pedrozo destacou que o gado angus, de origem europeia, situa-se entre as melhores raças bovinas produtoras de carne. Entre suas principais características estão fertilidade, facilidade de parto, habilidade materna, longevidade, precocidade, rusticidade e carne de excelente qualidade.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Secretária dos EUA celebra compromisso ‘sem demora’ de Trump com E15
Em discurso realizado em Iowa, Trump afirmou que assinaria o projeto “sem demora” assim que fosse aprovado pelo Congresso, pressionando os líderes legislativos a finalizarem um acordo.
Continue Reading Secretária dos EUA celebra compromisso ‘sem demora’ de Trump com E15
Produtor na Bahia atinge 70 toneladas/ha de mamão com pivô super alto
Com irrigação precisa e estrutura adaptada à fruticultura tropical, Frutas Futuro eleva produtividade e elimina improvisos na lavoura.
Continue Reading Produtor na Bahia atinge 70 toneladas/ha de mamão com pivô super alto
Camelos no cerrado brasileiro? Entenda como dromedários foram parar no Jalapão
Animais flagrados em fazenda no Jalapão, em Tocantins, viralizam nas redes sociais; Adapec confirma que dromedários estão regularizados e cumprem todas as exigências sanitárias.
Continue Reading Camelos no cerrado brasileiro? Entenda como dromedários foram parar no Jalapão
Essas são as maiores raças bovinas do mundo — e algumas chegam perto de 2 metros
Gigantes do pasto impressionam pelo porte, força e produção de carne; Chianina lidera o ranking entre as raças domésticas, enquanto o Gaur é o “colosso” do gado selvagem.
Continue Reading Essas são as maiores raças bovinas do mundo — e algumas chegam perto de 2 metros
Lula assina decreto para desapropriação de sete fazendas e reforça aproximação com o MST
Em ano eleitoral, Lula assina pacote de medidas para a reforma agrária soma R$ 2,7 bilhões, envolve áreas em diferentes estados, reforça aproximação com o MST e reacende o embate político com a bancada do agronegócio no Congresso
Alerta no campo: Cervo exótico invade o Brasil e pode se tornar praga como o Javali
A aparição de bandos de cervos asiáticos no Sul acende o sinal vermelho no agronegócio; especialistas temem prejuízos sanitários e competição por pasto similar ao caos gerado pelos javalis.
Continue Reading Alerta no campo: Cervo exótico invade o Brasil e pode se tornar praga como o Javali





