
Importante e inédito investimento no aperfeiçoamento genético do rebanho catarinense de bovinos de corte será realizado em 2025 pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), em parceria com a Associação Brasileira de Angus (ABA).
O anúncio foi feito pelo presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, após reunião na EXPOCHAPECÓ 2024, em Chapecó, na última semana, com a presidente da Associação Brasileira de Angus, Mariana Tellechea, o técnico de fomento e médico veterinário Mateus Pivato, o presidente do Núcleo de Angus, Brangus e Ultrablack Nelson Serpa, o vice-presidente Marco Antonio Vian e a empresária rural Lílian Serpa. Também participaram o vice-presidente de finanças da Faesc Antonio Marcos Pagani de Souza e o supervisor do Senar/SC Jean Palavro.
Até o fim deste ano serão desenvolvidos os estudos para a formatação do convênio e a definição do valor a ser investido e das atividades que serão implementadas em 2025. Está prevista a formalização do acordo Faesc/Senar/ABA em dezembro próximo. Associações nacionais de criadores de outras rações (como limousin e charolês) também serão convidadas para semelhante convenio de cooperação.
A Associação fornecerá sêmen de touros melhoradores da raça angus para a inseminação de vacas de criadores que participam da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) mantida pelo Senar/SC. A ATeG gado de corte foi iniciada em 2016, e nesses oito anos foram formados 69 grupos dos quais participam 2.100 propriedades rurais.
A previsão para a ATeG no próximo ano é de cerca de 50 mil inseminações. Em Santa Catarina, cerca de 40% das inseminações são da raça angus e 60% das demais raças de bovinos de corte. Será adotado o método de IATF (inseminação artificial por tempo fixo) com o uso de sêmen de touros melhoradores com avaliação genômica de alta performance.

O presidente anunciou que o Sistema Faesc/Senar patrocinará, no próximo ano, os protocolos IATF para os criadores, além do sêmen e da mão de obra. “Este será um grande estímulo para o desenvolvimento da pecuária de corte de Santa Catarina”, assinalou.
Pedrozo destacou que o gado angus, de origem europeia, situa-se entre as melhores raças bovinas produtoras de carne. Entre suas principais características estão fertilidade, facilidade de parto, habilidade materna, longevidade, precocidade, rusticidade e carne de excelente qualidade.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Allianz Parque recebe vaca recordista de R$ 24 milhões em leilão histórico
Leilão Allianz Day’s reúne genética de elite, público seleto e promete movimentar milhões em negócios; Essa é a primeira vez que o Allianz Parque recebe um leilão de gado e, claro, não poderia ser diferente a presença do Nelore Padrão
Continue Reading Allianz Parque recebe vaca recordista de R$ 24 milhões em leilão histórico
Texas terá fábrica milionária de moscas estéreis contra a bicheira
Nova instalação no Texas busca proteger pecuária e indústria de carne diante de ameaça que pode gerar prejuízos bilionários, a bicheira-do-Novo Mundo.
Continue Reading Texas terá fábrica milionária de moscas estéreis contra a bicheira
Safra de trigo no RS é beneficiada por clima, diz Emater; plantio de milho começa
A área cultivada com o cereal no Estado é estimada em 1.198.276 hectares, com produtividade esperada de 2.997 quilos por hectare.
Continue Reading Safra de trigo no RS é beneficiada por clima, diz Emater; plantio de milho começa
Defesa de Bolsonaro tem até 20h34 desta sexta (22/8) para explicar risco de fuga ao STF
Advogados precisam justificar a Alexandre de Moraes suposto pedido de asilo na Argentina; em caso de descumprimento, cresce pressão por prisão preventiva.
Agro quer pressionar Congresso por lei que incentiva exportação de proteína
A movimentação ganhou força após a carne bovina ter sido deixada de fora da recente lista de alívio tarifário anunciada pelo Trump.
Continue Reading Agro quer pressionar Congresso por lei que incentiva exportação de proteína
Raça Holandesa contabiliza 44% de aumento nos inscritos para a Expointer
Segundo a Gadolando, serão 174 animais da variedade preta e branca e 32 da vermelha e branca na feira este ano.
Continue Reading Raça Holandesa contabiliza 44% de aumento nos inscritos para a Expointer