Importante e inédito investimento no aperfeiçoamento genético do rebanho catarinense de bovinos de corte será realizado em 2025 pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), em parceria com a Associação Brasileira de Angus (ABA).
O anúncio foi feito pelo presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, após reunião na EXPOCHAPECÓ 2024, em Chapecó, na última semana, com a presidente da Associação Brasileira de Angus, Mariana Tellechea, o técnico de fomento e médico veterinário Mateus Pivato, o presidente do Núcleo de Angus, Brangus e Ultrablack Nelson Serpa, o vice-presidente Marco Antonio Vian e a empresária rural Lílian Serpa. Também participaram o vice-presidente de finanças da Faesc Antonio Marcos Pagani de Souza e o supervisor do Senar/SC Jean Palavro.
Até o fim deste ano serão desenvolvidos os estudos para a formatação do convênio e a definição do valor a ser investido e das atividades que serão implementadas em 2025. Está prevista a formalização do acordo Faesc/Senar/ABA em dezembro próximo. Associações nacionais de criadores de outras rações (como limousin e charolês) também serão convidadas para semelhante convenio de cooperação.
A Associação fornecerá sêmen de touros melhoradores da raça angus para a inseminação de vacas de criadores que participam da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) mantida pelo Senar/SC. A ATeG gado de corte foi iniciada em 2016, e nesses oito anos foram formados 69 grupos dos quais participam 2.100 propriedades rurais.
A previsão para a ATeG no próximo ano é de cerca de 50 mil inseminações. Em Santa Catarina, cerca de 40% das inseminações são da raça angus e 60% das demais raças de bovinos de corte. Será adotado o método de IATF (inseminação artificial por tempo fixo) com o uso de sêmen de touros melhoradores com avaliação genômica de alta performance.

O presidente anunciou que o Sistema Faesc/Senar patrocinará, no próximo ano, os protocolos IATF para os criadores, além do sêmen e da mão de obra. “Este será um grande estímulo para o desenvolvimento da pecuária de corte de Santa Catarina”, assinalou.
Pedrozo destacou que o gado angus, de origem europeia, situa-se entre as melhores raças bovinas produtoras de carne. Entre suas principais características estão fertilidade, facilidade de parto, habilidade materna, longevidade, precocidade, rusticidade e carne de excelente qualidade.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
O pecuarista que transformou o deserto australiano usando burros selvagens
Em uma região remota da Austrália, um pecuarista trava uma uma batalha judicial ao usar burros considerados praga para regenerar o solo, recuperar cursos d’água e reduzir o risco de incêndios florestais.
Continue Reading O pecuarista que transformou o deserto australiano usando burros selvagens
Abatedouro clandestino de aves é fechado no interior de São Paulo
Ação conjunta de fiscalização encontra quase quatro toneladas de carnes sem origem comprovada e prende envolvidos por riscos à saúde pública.
Continue Reading Abatedouro clandestino de aves é fechado no interior de São Paulo
Empresa aposta em juros reduzidos e oferece crédito rural a partir de 3% ao ano
Com histórico sólido no setor, a ConsulttAgro já viabilizou mais de R$ 700 milhões em operações de crédito rural, oferecendo linhas com juros a partir de 3% ao ano e prazos de até 15 anos para fomentar investimentos e a modernização da produção no campo.
Continue Reading Empresa aposta em juros reduzidos e oferece crédito rural a partir de 3% ao ano
Espaços concentram debates sobre inovação e tecnologia na 36ª Abertura da Colheita do Arroz
Evento em Capão do Leão (RS) destaca arenas de inovação e drones, com debates sobre sustentabilidade, uso de dados e modernização do agronegócio.
ABIOVE destaca que país pode alcançar recorde no esmagamento de soja em 2026
Processamento deve atingir inéditos 61 milhões de toneladas no próximo ano. Dados de 2025 já confirmavam trajetória de crescimento do setor.
Continue Reading ABIOVE destaca que país pode alcançar recorde no esmagamento de soja em 2026
ALERTA: Chuva acima de 100 mm e ventos de 70 km/h atinge regiões no país; veja quais
Atuação da ZCAS e de sistemas de instabilidade aumenta o risco de temporais, alagamentos e transtornos em áreas do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste; Inmet emite aviso de “Perigo” para acumulados elevados de chuva.





