Importante e inédito investimento no aperfeiçoamento genético do rebanho catarinense de bovinos de corte será realizado em 2025 pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), em parceria com a Associação Brasileira de Angus (ABA).
O anúncio foi feito pelo presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, após reunião na EXPOCHAPECÓ 2024, em Chapecó, na última semana, com a presidente da Associação Brasileira de Angus, Mariana Tellechea, o técnico de fomento e médico veterinário Mateus Pivato, o presidente do Núcleo de Angus, Brangus e Ultrablack Nelson Serpa, o vice-presidente Marco Antonio Vian e a empresária rural Lílian Serpa. Também participaram o vice-presidente de finanças da Faesc Antonio Marcos Pagani de Souza e o supervisor do Senar/SC Jean Palavro.
Até o fim deste ano serão desenvolvidos os estudos para a formatação do convênio e a definição do valor a ser investido e das atividades que serão implementadas em 2025. Está prevista a formalização do acordo Faesc/Senar/ABA em dezembro próximo. Associações nacionais de criadores de outras rações (como limousin e charolês) também serão convidadas para semelhante convenio de cooperação.
A Associação fornecerá sêmen de touros melhoradores da raça angus para a inseminação de vacas de criadores que participam da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) mantida pelo Senar/SC. A ATeG gado de corte foi iniciada em 2016, e nesses oito anos foram formados 69 grupos dos quais participam 2.100 propriedades rurais.
A previsão para a ATeG no próximo ano é de cerca de 50 mil inseminações. Em Santa Catarina, cerca de 40% das inseminações são da raça angus e 60% das demais raças de bovinos de corte. Será adotado o método de IATF (inseminação artificial por tempo fixo) com o uso de sêmen de touros melhoradores com avaliação genômica de alta performance.

O presidente anunciou que o Sistema Faesc/Senar patrocinará, no próximo ano, os protocolos IATF para os criadores, além do sêmen e da mão de obra. “Este será um grande estímulo para o desenvolvimento da pecuária de corte de Santa Catarina”, assinalou.
Pedrozo destacou que o gado angus, de origem europeia, situa-se entre as melhores raças bovinas produtoras de carne. Entre suas principais características estão fertilidade, facilidade de parto, habilidade materna, longevidade, precocidade, rusticidade e carne de excelente qualidade.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Pesquisadores desenvolvem método que identifica composição genética do búfalo
Demanda da ABCB gerou estudo do Instituto de Zootecnia de São Paulo que permite genotipar a Kappa caseína, responsável por aumentar o rendimento do leite e melhorar a qualidade do queijo.
Continue Reading Pesquisadores desenvolvem método que identifica composição genética do búfalo
Fim das tarifas recoloca EUA no centro do mercado de fertilizantes e muda o rumo do cenário global de adubos
Decisão abre caminho para aumento da oferta, alivia pressão sobre agricultores e provoca queda imediata nas cotações internacionais.
CCJ do Senado aprova PL 2951/2024, que moderniza Seguro Rural e pode viabilizar o fundo de catástrofe
Com apoio integral da CNseg, texto transforma o PSR em política de Estado e pode auxiliar na recuperação da cobertura de risco para os agricultores.
Alerta: Chuva intensa e ventos de 100 km/h atigem o Brasil nesta Quinta-Feira
Norte e Centro-Oeste têm risco de temporais; Sul terá tempo firme e temperaturas agradáveis
Continue Reading Alerta: Chuva intensa e ventos de 100 km/h atigem o Brasil nesta Quinta-Feira
Agricultores denunciam cobrança por kits de irrigação; SAF alerta para golpe
Segundo os relatos, os golpistas realizam ligações, enviam mensagens de texto e utilizam outras formas de contato para informar falsamente que os kits estão disponíveis
Continue Reading Agricultores denunciam cobrança por kits de irrigação; SAF alerta para golpe
Projeto Meros e Instituto Butantan dão início a estudos inéditos no Brasil
Parceria permite ampliar o banco de dados científicos sobre o mero e outros peixes em extinção e fomentar políticas públicas de conservação da natureza.
Continue Reading Projeto Meros e Instituto Butantan dão início a estudos inéditos no Brasil





