Importante e inédito investimento no aperfeiçoamento genético do rebanho catarinense de bovinos de corte será realizado em 2025 pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), em parceria com a Associação Brasileira de Angus (ABA).
O anúncio foi feito pelo presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, após reunião na EXPOCHAPECÓ 2024, em Chapecó, na última semana, com a presidente da Associação Brasileira de Angus, Mariana Tellechea, o técnico de fomento e médico veterinário Mateus Pivato, o presidente do Núcleo de Angus, Brangus e Ultrablack Nelson Serpa, o vice-presidente Marco Antonio Vian e a empresária rural Lílian Serpa. Também participaram o vice-presidente de finanças da Faesc Antonio Marcos Pagani de Souza e o supervisor do Senar/SC Jean Palavro.
Até o fim deste ano serão desenvolvidos os estudos para a formatação do convênio e a definição do valor a ser investido e das atividades que serão implementadas em 2025. Está prevista a formalização do acordo Faesc/Senar/ABA em dezembro próximo. Associações nacionais de criadores de outras rações (como limousin e charolês) também serão convidadas para semelhante convenio de cooperação.
A Associação fornecerá sêmen de touros melhoradores da raça angus para a inseminação de vacas de criadores que participam da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) mantida pelo Senar/SC. A ATeG gado de corte foi iniciada em 2016, e nesses oito anos foram formados 69 grupos dos quais participam 2.100 propriedades rurais.
A previsão para a ATeG no próximo ano é de cerca de 50 mil inseminações. Em Santa Catarina, cerca de 40% das inseminações são da raça angus e 60% das demais raças de bovinos de corte. Será adotado o método de IATF (inseminação artificial por tempo fixo) com o uso de sêmen de touros melhoradores com avaliação genômica de alta performance.

O presidente anunciou que o Sistema Faesc/Senar patrocinará, no próximo ano, os protocolos IATF para os criadores, além do sêmen e da mão de obra. “Este será um grande estímulo para o desenvolvimento da pecuária de corte de Santa Catarina”, assinalou.
Pedrozo destacou que o gado angus, de origem europeia, situa-se entre as melhores raças bovinas produtoras de carne. Entre suas principais características estão fertilidade, facilidade de parto, habilidade materna, longevidade, precocidade, rusticidade e carne de excelente qualidade.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Cruzamento entre Devon x Caracu garante produção de bezerros mais fortes e precoces
Estratégia de cruzamento une a rusticidade do taurino adaptado ao clima tropical com a precocidade e qualidade de carcaça da raça britânica, entregando um F1 de alto desempenho
Continue Reading Cruzamento entre Devon x Caracu garante produção de bezerros mais fortes e precoces
Rede de pesquisa internacional aposta em algas marinhas como alimento sustentável do futuro
A pesquisa surge em um contexto desafiador de pressão sobre estoques pesqueiros. Paralelamente, a demanda por proteínas saudáveis cresce de forma acelerada em nível global.
Saltos milionários: as competições equestres que batem recordes nos prémios
Com recordes em Spruce Meadows e bônus milionários no Rolex Grand Slam, o salto de obstáculos se firma como o esporte equestre mais lucrativo do planeta. O cenário do salto de obstáculos internacional nunca foi tão competitivo e rentável. As principais competições da modalidade movimentam cifras milionárias, atraindo a elite dos cavaleiros e cavalos mais…
Continue Reading Saltos milionários: as competições equestres que batem recordes nos prémios
Sistema reduz mortalidade de bezerras e muda o padrão da pecuária leiteira mineira
Monitoramento individual de bezerras e dados em tempo real elevam a eficiência, antecipam diagnósticos e impulsionam produtividade na pecuária leiteira. A fase de cria é um dos pilares da pecuária leiteira. É nesse período, que vai do nascimento aos primeiros meses de vida, que se define grande parte do potencial produtivo de uma futura vaca…
Continue Reading Sistema reduz mortalidade de bezerras e muda o padrão da pecuária leiteira mineira
Fiscalização encontra 27 carcaças e mais de 8 mil animais à beira da morte em MS
Fiscalização encontrou mais de 8 mil animais extremamente desnutridos, pastagens destruídas e 27 carcaças espalhadas pela propriedade, levando o MP a instaurar investigação e aplicar multa milionária.
Continue Reading Fiscalização encontra 27 carcaças e mais de 8 mil animais à beira da morte em MS
Conheça a história brutal por trás do Bulldog, o cão criado para enfrentar touros
Do bull-baiting medieval ao símbolo de coragem britânica, conheça a verdadeira história por trás da raça do Bulldog que nasceu para confrontar touros.
Continue Reading Conheça a história brutal por trás do Bulldog, o cão criado para enfrentar touros





