Desenvolvida na Holanda, a Cowsignals (Sinais da Vaca) está oferecendo uma nova abordagem no manejo de bovinos de leite no Brasil ao integrar ciência e observação prática.
A metodologia Cowsignals (Sinais da Vaca), desenvolvida na Holanda, está oferecendo uma nova abordagem no manejo de bovinos de leite no Brasil ao integrar ciência e observação prática. Baseado na análise de seis parâmetros fundamentais — espaço, ventilação, iluminação, alimentação, água e conforto —, o método busca aprimorar o bem-estar e a produtividade dos animais.
O tema foi ministrado por Wiliam Tabchoury, engenheiro agrônomo e gerente de bovinos da Auster Nutrição Animal, no XIII Encontro da Bovinocultura de Corte, realizado pela Fealq, da ESALQ-USP.
“O manejo e o meio ambiente são responsáveis por cerca de 70 a 75% da performance animal, enquanto a genética contribui com 25 a 30%. Essa porcentagem exemplifica a importância de oferecer condições adequadas para maximizar o potencial produtivo, seja em bovinos de leite ou de corte. A metodologia científica permite identificar gargalos no manejo e no ambiente que impactam diretamente a saúde e a produtividade dos animais. Diversos aspectos, como alimentação de qualidade, oferta de água, conforto, espaço, sanidade e higiene, são avaliados de maneira integrada”, explica Wiliam Tabchoury.
O especialista reforça que a saúde e o bem-estar da vaca também podem ser avaliados pelos sinais emitidos por ela no dia a dia. Um exemplo é o estado de enchimento ruminal, que indica se ela se alimentou bem nas últimas 24 horas.
A caixa torácica cheia sinaliza boa alimentação na última semana, enquanto o escore corporal adequado reflete nutrição consistente nos últimos 30 a 60 dias. Outros sinais observados incluem claudicação, lesões, higiene e comportamento, como o tempo em que o animal passa deitado.
“Esses parâmetros nos ajudam a ajustar o manejo e o ambiente, garantindo que os animais expressem seu máximo potencial produtivo. A adoção do Cowsignals vem ganhando espaço no Brasil, mostrando que a combinação entre ciência e práticas de manejo podem revolucionar a pecuária, promovendo sustentabilidade e eficiência na produção”, comenta o gerente de bovinos da Auster.
Reconhecida por sua expertise em bovinos, a Auster Nutrição Animal aproveitou o evento para destacar a importância de tecnologias e manejo integrados, que compõem seu robusto portfólio. Destaque aos produtos voltadas para bovinos de leite e de corte, incluindo especialidades lácteas (linha Nat Milk), especialidades energéticas (linha Prius) e núcleos minerais e vitamínicos (linha Númia).
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Três novas rivais chegam para desafiar o reinado da Fiat Toro e “guerra” das picapes esquenta
Fiat Toro enfrenta nova ofensiva de picapes com Renault Niagara, BYD Mako e Volkswagen Tukan chegando ao mercado brasileiro.
Quem foi Laucídio Coelho, o pecuarista que construiu um império de 870 mil hectares e 250 mil bovinos
Conheça a história de Laucídio Coelho, pecuarista que chegou a reunir 870 mil hectares e 250 mil cabeças de gado, tornando-se um dos grandes nomes da pecuária brasileira.
Apenas 3 minutos com pequenos cavalos foram suficientes para mudar o humor de adolescentes, revela estudo
Estudo da UC Davis mostra que apenas três minutos com pequenos equinos aumentaram a calma e reduziram tristeza e solidão em adolescentes.
Insetos ajudaram a revelar “ouro branco” que hoje fortalece lavouras brasileiras
Relato sobre a descoberta da gipsita no Sertão pernambucano ajuda a contar a origem do Polo Gesseiro do Araripe; mineral também pode fornecer cálcio e enxofre e favorecer raízes mais profundas no campo
Continue Reading Insetos ajudaram a revelar “ouro branco” que hoje fortalece lavouras brasileiras
Conheça o produtor que deu “porteirada histórica” e comprou 80 bezerras Girolando de uma só vez
Rafael Carneiro da Silveira, um dos grandes produtores de leite do Nordeste, investiu R$ 840 mil na aquisição de todas as bezerras ofertadas no leilão da tradicional Fazenda Calciolândia
Justiça manda excluir cobrança de seguro não contratado em dívida rural com o Banco do Brasil
O TJGO deu provimento ao recurso de apelação para reconhecer o excesso de execução decorrente da cobrança indevida do “Seguro Vida Produtor Rural”.





