
Desenvolvida na Holanda, a Cowsignals (Sinais da Vaca) está oferecendo uma nova abordagem no manejo de bovinos de leite no Brasil ao integrar ciência e observação prática.
A metodologia Cowsignals (Sinais da Vaca), desenvolvida na Holanda, está oferecendo uma nova abordagem no manejo de bovinos de leite no Brasil ao integrar ciência e observação prática. Baseado na análise de seis parâmetros fundamentais — espaço, ventilação, iluminação, alimentação, água e conforto —, o método busca aprimorar o bem-estar e a produtividade dos animais.
O tema foi ministrado por Wiliam Tabchoury, engenheiro agrônomo e gerente de bovinos da Auster Nutrição Animal, no XIII Encontro da Bovinocultura de Corte, realizado pela Fealq, da ESALQ-USP.
“O manejo e o meio ambiente são responsáveis por cerca de 70 a 75% da performance animal, enquanto a genética contribui com 25 a 30%. Essa porcentagem exemplifica a importância de oferecer condições adequadas para maximizar o potencial produtivo, seja em bovinos de leite ou de corte. A metodologia científica permite identificar gargalos no manejo e no ambiente que impactam diretamente a saúde e a produtividade dos animais. Diversos aspectos, como alimentação de qualidade, oferta de água, conforto, espaço, sanidade e higiene, são avaliados de maneira integrada”, explica Wiliam Tabchoury.
O especialista reforça que a saúde e o bem-estar da vaca também podem ser avaliados pelos sinais emitidos por ela no dia a dia. Um exemplo é o estado de enchimento ruminal, que indica se ela se alimentou bem nas últimas 24 horas.
A caixa torácica cheia sinaliza boa alimentação na última semana, enquanto o escore corporal adequado reflete nutrição consistente nos últimos 30 a 60 dias. Outros sinais observados incluem claudicação, lesões, higiene e comportamento, como o tempo em que o animal passa deitado.
“Esses parâmetros nos ajudam a ajustar o manejo e o ambiente, garantindo que os animais expressem seu máximo potencial produtivo. A adoção do Cowsignals vem ganhando espaço no Brasil, mostrando que a combinação entre ciência e práticas de manejo podem revolucionar a pecuária, promovendo sustentabilidade e eficiência na produção”, comenta o gerente de bovinos da Auster.
Reconhecida por sua expertise em bovinos, a Auster Nutrição Animal aproveitou o evento para destacar a importância de tecnologias e manejo integrados, que compõem seu robusto portfólio. Destaque aos produtos voltadas para bovinos de leite e de corte, incluindo especialidades lácteas (linha Nat Milk), especialidades energéticas (linha Prius) e núcleos minerais e vitamínicos (linha Númia).
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
AgriZone apresenta soluções sustentáveis do agro brasileiro na COP 30
Espaço será uma das principais vitrines de inovação, ciência e cooperação internacional durante a conferência em Belém (PA).
Continue Reading AgriZone apresenta soluções sustentáveis do agro brasileiro na COP 30
Leilão de pré-sal vende 5 dos 7 blocos ofertados; ágio chega a 251,63%
O ágio médio de óleo excedente (divisão de lucro) compartilhado com a União ficou em 91,20%. Em um dos blocos, o sobrepreço chegou a 251,63%.
Continue Reading Leilão de pré-sal vende 5 dos 7 blocos ofertados; ágio chega a 251,63%
Brasil e Indonésia assinam acordos de cooperação bilateral
A informação é que foram firmados acordos nas áreas de energia, mineração, agricultura, ciência, tecnologia, estatística e comércio.
Continue Reading Brasil e Indonésia assinam acordos de cooperação bilateral
Porto de Paranaguá é concedido ao Consórcio Canal Galheta Dragagem
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, estiveram em São Paulo para acompanhar o leilão.
Continue Reading Porto de Paranaguá é concedido ao Consórcio Canal Galheta Dragagem
Crédito rural em queda recorde: o produtor vira réu de uma política que falhou
Crédito rural em retração histórica: gargalos do Plano Safra empurram produtores para juros de mercado e elevam o risco de saída da atividade
Continue Reading Crédito rural em queda recorde: o produtor vira réu de uma política que falhou
Ridesa Brasil lança 18 variedades de cana em Ribeirão Preto (SP)
Das top 20 variedades, as RB (Ridesa) estão entre as três mais plantadas na temporada, informou a Rede em comunicado.
Continue Reading Ridesa Brasil lança 18 variedades de cana em Ribeirão Preto (SP)