Setor precisa adotar práticas sustentáveis para garantir produção de alimentos para uma população global que aumentará em 2 bilhões nos próximos 50 anos
Com a previsão de um aumento de 2 bilhões de pessoas na população global nos próximos 50 anos, o agronegócio enfrenta o desafio de atender à crescente demanda por alimentos sem comprometer o meio ambiente. Neste cenário, a produção sustentável próxima aos centros urbanos se apresenta como uma alternativa estratégica para evitar a degradação planetária.
“A agricultura familiar, os pequenos produtores e as cooperativas serão fundamentais para garantir a segurança alimentar. Ao mesmo tempo, os grandes produtores e a produção extensiva de soja, milho e proteína animal também devem desempenhar um papel importante para atender a essa demanda crescente de maneira sustentável”, afirma Gustavo Loiola, especialista em sustentabilidade e ESG.
Tecnologias inovadoras, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), e práticas sustentáveis, como reuso de água, agricultura regenerativa e agricultura de precisão, são algumas das mudanças em andamento no setor. No entanto, a transição para práticas mais sustentáveis exige investimento, recursos e um comprometimento coletivo para garantir que o agronegócio continue a prosperar de maneira responsável. “O acesso a recursos financeiros, como os oferecidos pelo Plano Safra e Plano ABC, facilita a vida dos produtores que possuem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em dia e adotam práticas para minimizar seus impactos ambientais e emissões de gases de efeito estufa”, aponta.
Além dos desafios financeiros, há também pressões regulatórias. De acordo com Loiola, o setor precisa se adaptar urgentemente às pressões ambientais internacionais. “A União Europeia está apertando o cerco com exigências de sustentabilidade que afetam o agronegócio brasileiro. A lei aprovada pelo Parlamento Europeu em 19 de abril proíbe a importação de produtos provenientes de áreas com desmatamento identificado até dezembro de 2020. Essa regulamentação impacta produtos como madeira, soja, carne bovina, cacau, café, óleo de palma e borracha”, explica.
A dimensão social também é impactada nesse processo, com cuidados com os funcionários nas propriedades e fábricas, evitando práticas de trabalho infantil ou análogo à escravidão. “Estamos em uma fase crítica de transição para práticas mais sustentáveis, mas precisamos de incentivos e apoio para que essa mudança seja justa e acessível a todos os produtores”, complementa o especialista.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Fenômeno conhecido como El Niño deve começar oficialmente em junho e já preocupa especialistas pelos possíveis impactos em chuvas, calor extremo, seca e tempestades no Brasil em 2026 Raça Berganês criada no Nordeste passa a integrar oficialmente o grupo de ovinos reconhecidos pelo Ministério da Agricultura; decisão fortalece a ovinocultura, amplia segurança genética e pode abrir novas oportunidades econômicas para produtores A proporção de brasileiros que confia que o governo deve ser a principal figura a garantir a proteção de trabalhadoras e trabalhadores nesse contexto é de sete a cada dez (67%). Continue Reading Mudanças climáticas já afetam 85% dos brasileiros, diz pesquisa Inmet emite alerta de frio mais intenso de 2026 derruba temperaturas no Sul, enquanto chuvas de até 100 mm e ventos de 100 km/h preocupam produtores rurais, Defesa Civil e moradores em diferentes regiões do país Continue Reading Frio de até 0°C e temporais com ventos de 100 km/h colocam o Brasil em alerta Filho do lendário Country Dun It, garanhão Pilgreen Dun It acumulou títulos no laço individual, formou uma linhagem vencedora e deixou mais de 2,3 mil pontos somados por seus descendentes na ABQM Nova norma do Conama endurece regras para desmate legal e exige CAR regularizado, integração ao Sinaflor e processos digitais auditáveis; especialistas alertam para impactos diretos no agro, no crédito e na abertura de novas áreasRisco de El Niño muito forte ganha força e pode mudar o clima no Brasil, aponta Climatempo
Mapa reconhece oficialmente raça ovina Berganês, decisão fortalece raça criada no Nordeste
Mudanças climáticas já afetam 85% dos brasileiros, diz pesquisa
Frio de até 0°C e temporais com ventos de 100 km/h colocam o Brasil em alerta
Morre um dos maiores nomes do Quarto de Milha brasileiro no laço individual, Pilgreen Dun It
Resolução endurece regras para desmate legal no Brasil e muda rotina de produtores rurais





