Setor precisa adotar práticas sustentáveis para garantir produção de alimentos para uma população global que aumentará em 2 bilhões nos próximos 50 anos
Com a previsão de um aumento de 2 bilhões de pessoas na população global nos próximos 50 anos, o agronegócio enfrenta o desafio de atender à crescente demanda por alimentos sem comprometer o meio ambiente. Neste cenário, a produção sustentável próxima aos centros urbanos se apresenta como uma alternativa estratégica para evitar a degradação planetária.
“A agricultura familiar, os pequenos produtores e as cooperativas serão fundamentais para garantir a segurança alimentar. Ao mesmo tempo, os grandes produtores e a produção extensiva de soja, milho e proteína animal também devem desempenhar um papel importante para atender a essa demanda crescente de maneira sustentável”, afirma Gustavo Loiola, especialista em sustentabilidade e ESG.
Tecnologias inovadoras, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), e práticas sustentáveis, como reuso de água, agricultura regenerativa e agricultura de precisão, são algumas das mudanças em andamento no setor. No entanto, a transição para práticas mais sustentáveis exige investimento, recursos e um comprometimento coletivo para garantir que o agronegócio continue a prosperar de maneira responsável. “O acesso a recursos financeiros, como os oferecidos pelo Plano Safra e Plano ABC, facilita a vida dos produtores que possuem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em dia e adotam práticas para minimizar seus impactos ambientais e emissões de gases de efeito estufa”, aponta.
Além dos desafios financeiros, há também pressões regulatórias. De acordo com Loiola, o setor precisa se adaptar urgentemente às pressões ambientais internacionais. “A União Europeia está apertando o cerco com exigências de sustentabilidade que afetam o agronegócio brasileiro. A lei aprovada pelo Parlamento Europeu em 19 de abril proíbe a importação de produtos provenientes de áreas com desmatamento identificado até dezembro de 2020. Essa regulamentação impacta produtos como madeira, soja, carne bovina, cacau, café, óleo de palma e borracha”, explica.
A dimensão social também é impactada nesse processo, com cuidados com os funcionários nas propriedades e fábricas, evitando práticas de trabalho infantil ou análogo à escravidão. “Estamos em uma fase crítica de transição para práticas mais sustentáveis, mas precisamos de incentivos e apoio para que essa mudança seja justa e acessível a todos os produtores”, complementa o especialista.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Com quase 2 metros de envergadura e aparência incomum, o maior morcego do planeta voltou ao centro das atenções após novos casos do vírus Nipah na Ásia — mas o perigo pode não ser exatamente o que muitos imaginam. Descubra como a suplementação com minerais orgânicos aumenta o ganho de peso, melhora a reprodução e garante maior rentabilidade e saúde na sua suinocultura. Confira! Continue Reading Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode ser falta de minerais Gigantes do pasto impressionam pelo porte, força e produção de carne; Chianina lidera o ranking entre as raças domésticas, enquanto o Gaur é o “colosso” do gado selvagem. Continue Reading Essas são as maiores raças bovinas do mundo — e algumas chegam perto de 2 metros Evite prejuízos escolhendo a metragem certa. Descubra qual tamanho de terra protege seu dinheiro e equilibra lazer com produção rural. Continue Reading Vai comprar chácara? Descubra a metragem ideal para não perder dinheiro Presença de ossos, água contaminada e silagem estragada aumenta o risco de intoxicação do rebanho por toxina botulínica, doença de alta letalidade e que exige prevenção imediata. Continue Reading Carcaça no pasto pode matar seu rebanho em 24 horas e o perigo é silencioso A raça Canchim tem se destacado pela produtividade, pela rusticidade e qualidade da carne, ganhando cada vez mais espaço na pecuária de corte brasileira Continue Reading Desenhado para o Brasil, Canchim é uma das raças que mais crescem no paísRaposa-voadora: Conheça o morcego “gigante” ligado ao vírus Nipah — existe risco para o Brasil?
Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode ser falta de minerais
Essas são as maiores raças bovinas do mundo — e algumas chegam perto de 2 metros
Vai comprar chácara? Descubra a metragem ideal para não perder dinheiro
Carcaça no pasto pode matar seu rebanho em 24 horas e o perigo é silencioso
Desenhado para o Brasil, Canchim é uma das raças que mais crescem no país





