Setor precisa adotar práticas sustentáveis para garantir produção de alimentos para uma população global que aumentará em 2 bilhões nos próximos 50 anos
Com a previsão de um aumento de 2 bilhões de pessoas na população global nos próximos 50 anos, o agronegócio enfrenta o desafio de atender à crescente demanda por alimentos sem comprometer o meio ambiente. Neste cenário, a produção sustentável próxima aos centros urbanos se apresenta como uma alternativa estratégica para evitar a degradação planetária.
“A agricultura familiar, os pequenos produtores e as cooperativas serão fundamentais para garantir a segurança alimentar. Ao mesmo tempo, os grandes produtores e a produção extensiva de soja, milho e proteína animal também devem desempenhar um papel importante para atender a essa demanda crescente de maneira sustentável”, afirma Gustavo Loiola, especialista em sustentabilidade e ESG.
Tecnologias inovadoras, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), e práticas sustentáveis, como reuso de água, agricultura regenerativa e agricultura de precisão, são algumas das mudanças em andamento no setor. No entanto, a transição para práticas mais sustentáveis exige investimento, recursos e um comprometimento coletivo para garantir que o agronegócio continue a prosperar de maneira responsável. “O acesso a recursos financeiros, como os oferecidos pelo Plano Safra e Plano ABC, facilita a vida dos produtores que possuem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em dia e adotam práticas para minimizar seus impactos ambientais e emissões de gases de efeito estufa”, aponta.
Além dos desafios financeiros, há também pressões regulatórias. De acordo com Loiola, o setor precisa se adaptar urgentemente às pressões ambientais internacionais. “A União Europeia está apertando o cerco com exigências de sustentabilidade que afetam o agronegócio brasileiro. A lei aprovada pelo Parlamento Europeu em 19 de abril proíbe a importação de produtos provenientes de áreas com desmatamento identificado até dezembro de 2020. Essa regulamentação impacta produtos como madeira, soja, carne bovina, cacau, café, óleo de palma e borracha”, explica.
A dimensão social também é impactada nesse processo, com cuidados com os funcionários nas propriedades e fábricas, evitando práticas de trabalho infantil ou análogo à escravidão. “Estamos em uma fase crítica de transição para práticas mais sustentáveis, mas precisamos de incentivos e apoio para que essa mudança seja justa e acessível a todos os produtores”, complementa o especialista.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. O limo nos bebedouros reduz o consumo de água e afeta o ganho de peso do gado. Aprenda métodos de limpeza e prevenção para blindar seu lucro Continue Reading Limo nos bebedouros? Veja como resolver e evite prejuízos no rebanho Originário da Mongólia Interior, o Sanhe combina genética internacional, rusticidade mongol e adaptação extrema ao frio, sendo usado tanto para montaria quanto para tração. Continue Reading O cavalo mais resistente da China: Sanhe enfrenta -40°C como se fosse nada Entenda como a estratégia de fêmeas e o ciclo pecuário 2026 definem o lucro do produtor. Analisamos dados da McKinsey, Forbes e USDA. Continue Reading Reter ou vender? Como a estratégia de fêmeas definirá o lucro em 2026 O consumidor de 2026 demonstra maior consciência sobre alimentação e saúde, exigindo produtos que vão além de nutrientes básicos. Continue Reading O futuro das indústrias de laticínios em 2026 Estudos do IPBES e Embrapa revelam o custo bilionário das 5 piores pragas de animais invasores no Brasil. Veja dados sobre Javali, Coral-sol e mais. Estratégia mostra-se eficaz para enfrentar desafios fitossanitários de longo prazo, especialmente em períodos de diversidade climática. Continue Reading Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e doençasLimo nos bebedouros? Veja como resolver e evite prejuízos no rebanho
O cavalo mais resistente da China: Sanhe enfrenta -40°C como se fosse nada
Reter ou vender? Como a estratégia de fêmeas definirá o lucro em 2026
O futuro das indústrias de laticínios em 2026
Rastro de destruição: As 5 piores pragas de animais invasores que custam bilhões ao Brasil
Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e doenças





