Setor precisa adotar práticas sustentáveis para garantir produção de alimentos para uma população global que aumentará em 2 bilhões nos próximos 50 anos
Com a previsão de um aumento de 2 bilhões de pessoas na população global nos próximos 50 anos, o agronegócio enfrenta o desafio de atender à crescente demanda por alimentos sem comprometer o meio ambiente. Neste cenário, a produção sustentável próxima aos centros urbanos se apresenta como uma alternativa estratégica para evitar a degradação planetária.
“A agricultura familiar, os pequenos produtores e as cooperativas serão fundamentais para garantir a segurança alimentar. Ao mesmo tempo, os grandes produtores e a produção extensiva de soja, milho e proteína animal também devem desempenhar um papel importante para atender a essa demanda crescente de maneira sustentável”, afirma Gustavo Loiola, especialista em sustentabilidade e ESG.
Tecnologias inovadoras, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), e práticas sustentáveis, como reuso de água, agricultura regenerativa e agricultura de precisão, são algumas das mudanças em andamento no setor. No entanto, a transição para práticas mais sustentáveis exige investimento, recursos e um comprometimento coletivo para garantir que o agronegócio continue a prosperar de maneira responsável. “O acesso a recursos financeiros, como os oferecidos pelo Plano Safra e Plano ABC, facilita a vida dos produtores que possuem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em dia e adotam práticas para minimizar seus impactos ambientais e emissões de gases de efeito estufa”, aponta.
Além dos desafios financeiros, há também pressões regulatórias. De acordo com Loiola, o setor precisa se adaptar urgentemente às pressões ambientais internacionais. “A União Europeia está apertando o cerco com exigências de sustentabilidade que afetam o agronegócio brasileiro. A lei aprovada pelo Parlamento Europeu em 19 de abril proíbe a importação de produtos provenientes de áreas com desmatamento identificado até dezembro de 2020. Essa regulamentação impacta produtos como madeira, soja, carne bovina, cacau, café, óleo de palma e borracha”, explica.
A dimensão social também é impactada nesse processo, com cuidados com os funcionários nas propriedades e fábricas, evitando práticas de trabalho infantil ou análogo à escravidão. “Estamos em uma fase crítica de transição para práticas mais sustentáveis, mas precisamos de incentivos e apoio para que essa mudança seja justa e acessível a todos os produtores”, complementa o especialista.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. O curso visa capacitar profissionais e demais interessados nos conceitos e práticas de manejo sustentável de animais no pasto. Continue Reading Embrapa lança curso com foco em produção animal sustentável Nas ferrovias, companhia registra 4,05 bilhões de TKU transportados; nos portos, resultado é de 4,04 milhões de toneladas. Continue Reading VLI registra recordes históricos para o mês de outubro nas ferrovias e portos Especialistas alertam que o número real do abate de javalis pode ser até cinco vezes maior e apontam falhas nas políticas públicas de combate à espécie invasora, que já ameaça lavouras, rebanhos e a saúde pública em várias regiões do país. Evento, em 6 de dezembro, premia os melhores criadores da raça Nelore e homenageia os destaques do ano com o Oscar da Pecuária. Daqui a 30 dias, o rebanho paraense que for circular no Estado ganha mais segurança sanitária com a identificação individual e GTA. Produtores precisam ficar atentos às novas normas de defesa agropecuária, alerta a Adepará. Com o Mecanismo de Ajuste de Carbono nas Fronteiras (CBAM), em vigor a partir do ano que vem, importadores terão despesas adicionais e já ampliam estoques para evitar aumento futuro dos preçosEmbrapa lança curso com foco em produção animal sustentável
VLI registra recordes históricos para o mês de outubro nas ferrovias e portos
Abate de javalis atinge mais de 500.000 animais em 2025, mas controle da praga continua ineficaz
Nelore Fest 2025 reúne os vencedores do Ranking Nacional e do Circuito Nelore de Qualidade, em São Paulo
A partir de 1º de janeiro só poderão transitar no Pará, bovinos e bubalinos com identificação individual e GTA em dia
Nova política de carbono da UE alterará preços de fertilizantes e impactará compradores europeus em 2026





