Crianças com dietas restritas de leite bovino são ligeiramente menores

Crianças com dietas restritas de leite bovino são ligeiramente menores

PARTILHAR
leite nao vegetal
Foto Divulgação.

Foi publicado um artigo na revista American Journal of Clinical Nutrition , evidenciando que crianças com dietas restritas de leite bovino, quando há substituição por alternativas vegetais (soja, amêndoas ou arroz) são ligeiramente menores do que seus pares que bebem leite de vaca.

Introdução

O consumo de leite de vaca na infância tem sido associado a aumento da altura, que é uma medida importante do crescimento e desenvolvimento das crianças. Muitos pais estão escolhendo bebidas não lácteas como leite de soja e amêndoa por causa de benefícios para a saúde percebidos. No entanto, o leite vegetal contém menos proteína e gordura que o leite de vaca e pode não ter o mesmo efeito sobre a altura.

Objetivo

Procurou-se determinar se existe associação entre o consumo de leite vegetal e menor altura na infância e avaliar se o consumo de leite de vaca difere a relação entre o consumo de leite vegetal e a altura.

Foto Divulgação.

Material e Método

Foi um estudo transversal de 5034 crianças canadenses saudáveis ​​de 24 a 72 anos matriculadas na Associação de Pesquisa Aplicada para Crianças. A exposição primária foi o volume de consumo de leite vegetal (número de xícaras de 250 ml por dia). O resultado primário foi a altura, que foi medida como pontuação z de altura para idade. A regressão linear multivariada foi utilizada para determinar a associação entre o consumo de leite vegetal e a altura. Uma análise de mediação foi realizada para explorar se o consumo de leite de vaca alterou a associação entre o consumo de leite vegetal e a altura.

Resultados

Houve associação dose-dependente entre consumo maior de leite vegetal e menor altura (P <0,0001). Para cada copo diário de leite vegetal consumido, as crianças foram 0,4 cm (IC 95%: 0,2, 0,8 cm) mais curtas. Na análise de mediação, o menor consumo de leite de vaca apenas difere parcialmente a associação entre o consumo de leite vegetal e menor altura. A diferença de altura para uma criança com 3 anos de idade que consumiu 3 xícaras de leite vegetal / d em relação a 3 xícaras de leite de vaca / d foi de 1,5 cm (IC 95%: 0,8, 2,0 cm).

Conclusões

O consumo de leite vegetal foi associado à menor altura da infância. Pesquisas futuras são necessárias para entender as relações causais entre o consumo de leite não-comum e a altura.

As informações são da revista American Journal of Clinical Nutrition adaptadas pela equipe CompreRural.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com