Crioulo vence primeira etapa para Jogos Equestres Mundiais

Crioulo vence primeira etapa para Jogos Equestres Mundiais

PARTILHAR
cavalo-crioulo
Foto: Divulgação

O pontapé inicial foi dado rumo aos Jogos Equestres Mundiais 2018 – Word Equestrian Games – por um Crioulo ícone no Rédeas: F5 Licurgo Tapajós.

Com pontuação final de 74 e montado por Roberto Jou, o conjunto conquistou uma das três vagas disputadas por 14 competidores e classificou em Avaré/SP, na última sexta-feira, 11 de novembro para o mundial – seletiva que aconteceu junto ao Super Stakes – Copa Tripol Ranch.

A segunda etapa (das três) está marcada para o mês de março, ao longo do Derby ANCR – Copa Cardinal Ranch, no dia 9.

A conquista ao lado do “Loiro” (como é conhecido na raça), aproxima a concretização do sonho de Jou: levar o Cavalo Crioulo aos holofotes do mundo.

O cavaleiro já havia compartilhado o plano com a equipe de reportagem da ABCCC durante o Campeonato Nacional de Rédeas e Potro do Futuro da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR).

E, pelo que se pode perceber, tem trabalhado duro para torná-lo realidade. “Foi uma importante caminhada rumo ao WEG e estamos atentos a 2ª e 3ª possível etapa que vêm por aí”, conta.

“Possível” porque a disputa utiliza apenas as duas melhores notas para a classificação, das três seletivas que acontecem. Ou seja, dependendo da somatória alcançada na próxima passagem do conjunto em pista, a matemática poderá garantir um passaporte direto para Carolina do Norte, nos Estados Unidos (onde será localizado o evento, entre os dias 11 e 23 de setembro), sem mesmo precisar disparar no placar da 3ª etapa com movimentos de alta performance.

E por falar em performance, F5 Licurgo Tapajós mantém muito bem a sua. Segundo o cavaleiro, o animal não apresenta nenhum tipo de problema, nem mesmo os comuns em animais acima de 7 anos, mantendo suas características típicas de um bom exemplar.

jogos-equestre-mundiais
Foto: Divulgação

“Tivemos notas grandes no quesito técnico e ele está 100% sadio. Isso me deixa muito contente, pois o Licurgo foi muito bem avaliado pelo juiz americano – único responsável por classificar”, completa Jou, que considera a conquista uma retribuição a “toda importância que a ABCCC tem dado ao Rédeas”.

Agora, é foco total para garantir um bom desempenho em março e desfrutar do carinho da torcida para juntar forças no caminho ao mundial.

Gilvane Marca dos Santos, proprietária do animal que pertence a Cabanha Marca dos Santos, conta que “a busca pela realização desse projeto é incessante”.

Toda mansidão, beleza e função do exemplar são cultivados com muito cuidado pela equipe de trabalho e tudo isso se reflete em pista.

Um orgulho disseminado a todos envolvidos na modalidade, que a tem como uma grande paixão, assim como integrante da subcomissão voltada ao esporte, Antonio Correa.

“Mais uma vez o Cavalo Crioulo mostrou seu potencial. Foi uma disputa apertadíssima: 12 cavalos Quarto de Milha e apenas 2 Crioulos. Esse resultado nos confirma que temos chance de levar um time de muita quantidade e qualidade futuramente.

Como representante da ABCCC, estou muito feliz com o desempenho da raça que também foi campeãa da II Copa Tripol Ranch – II Whiz N Tag Chex Classic, com a nota 222,5″, diz.

Fonte: Cavalo Crioulo

-- conteúdo relacionado --
Canal de TV americana cria filme explicando origem... "Horses and Solitude: Inside the Life of a Brazilian Gaúcho | Short Film Showcase". Pela tradução literal seria: Cavalos e Solidão: Por dentro da vida...
Melhor tratamento da broca em casco de cavalo As brocas que foram detectadas pelo ferrador são pequenos furinhos, um em cada pata dianteira, que parecem ser recentes. Foi feita uma escareação, de...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
21 anos, Jales/SP. Estudante de Jornalismo, fotógrafa e estagiaria em Assessoria de Imprensa. Contato: jornalismo@comprerural.com