Crise faz produtores descartar leite pelo Brasil

Crise faz produtores descartar leite pelo Brasil

PARTILHAR
Foto: Ilustrativa

Produtores de várias regiões do país já começam a descartar sua produção leiteira pela dificuldade de vender produtos lácteos; confira depoimentos

Cooperativas e laticínios de todo o país estão com dificuldades para vender produtos lácteos de validade mais curta, principalmente queijos, diante do fechamento de restaurantes, bares e lanchonetes. Além disso, também há estradas fechadas em estados como o Rio Grande do Sul, que ainda não atendeu o decreto federal. Isso faz com que os produtores tenham que descartar leite, conforme informado pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite).

Além da dificuldade do transporte do leite, há também problemas com o funcionamento de casas agropecuárias onde os insumos precisar sair para chegar nas casas. “O que temos feito é no sentido que o decreto federal seja cumprido em todos os estados e municípios porque alimentação é prioritário”, afirma o presidente da Abraleite, Geraldo Borges.

“Desde o dia 23/03/2020 que estou descartando 680 litros/dia, pois não há o que fazer. Juntamente comigo, são 220 produtores que tiveram sua fonte de renda interrompida. Os dois laticínios queijeiros não tem capacidade de absorver a nossa produção” disse o pequeno produtor do semiárido baiano na Serra Dourada, Ramiro da Silva Ledo.

Ele afirma que, por outro lado, a busca por alimentos de maior duração, como o leite em pó, está com bastante busca. “Nós vamos enfrentando esse problema no Brasil inteiro; trabalhando com conselheiros, ministra e falando com vários parlamentares para que, em cada estado a situação se normalize, para que não exista nenhuma restrição quanto ao transporte”, completa Borges.

Foto Divulgação

Produtores vão doar parte de sua produção para o Sistema Nacional de Emergência

O objetivo é elaborar leite em pó para ser doado ao Sistema Nacional de Emergência, e que fará parte das ações para minimizar os impactos adversos ao nível local da pandemia Covid-19. Os produtores que desejarem fazer a doação devem comunicar a quantidade de litros que serão destinados ao programa de assistência, e esses serão descontados da captação de março.

A Associação Nacional dos Produtores de Leite (ANPL) emitiu um comunicado, que foi enviado a seus sócios, no qual explica esta “cadeia solidária” e afirma que “todos juntos, é possível”.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com