Curso de avaliação de propriedades rurais está em alta no Brasil

Curso de avaliação de propriedades rurais está em alta no Brasil

PARTILHAR
Fertirrigação com resíduos leiteiros
Foto: Divulgação

Cenário positivo do agronegócio impulsiona mercado; curso traz as mais recentes técnicas para identificação do valor dos componentes das fazendas

De acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgados em março deste ano, o PIB do agronegócio cresceu 24,31% em 2020. O avanço expressivo, mesmo durante a pandemia, mostra que o momento é oportuno para operações no setor, incluindo as que envolvem imóveis no campo. Por isso, o Ibape/SP lança de forma estratégica uma nova edição do curso de avaliação de propriedades rurais, marcado para acontecer on-line e ao vivo nos dias 21 a 24, 28 e 29 de junho.

O Instituto, que é referência em avaliações e perícias de engenharia, destaca um cenário de mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais no país e que ocupam aproximadamente 42% do território, segundo o Censo Agropecuário divulgado pelo IBGE em 2019. A proposta de abordagem técnica sobre a avaliação desse tipo de estrutura é, portanto, um diferencial de mercado que pode ampliar o portfólio de atuação de engenheiros agrônomos e de áreas relacionadas.

O conteúdo será conduzido pelo Engenheiro Agrônomo Marcelo Rossi de Camargo Lima e contempla algumas das mais recentes técnicas para identificação do valor de fazendas e empreendimentos de base rural com base nas normas ABNT NBR 14.653-1, 14.653-3 e 14.653-4. Entre os métodos que serão apresentados estão os tratamentos por fatores e científico (regressão linear), considerando as propriedades como conjunto único ou seus componentes isolados, como terras, produções, construções e instalações, máquinas, equipamentos, recursos naturais, entre outros.

Essa atualização faz parte da plataforma Ibape/SP Conecta, sistema de EAD do Ibape São Paulo que tem uma programação contínua de temas voltados para capacitação técnica e novas oportunidades de negócio no contexto atual. Fora o curso de Avaliações de Propriedades Rurais, muitos outros estão disponíveis para inscrição, como Introdução a Perícias em Arbitragem e Perícias em Acessibilidade, marcados para o mês de julho. O Instituto lembra, entretanto, que as vagas são limitadas para garantir a melhor didática, interação e aproveitamento.

Serviço

  • Curso: Avaliações de Propriedades Rurais
  • Datas: 21, 22, 23, 24, 28 e 29 de junho – Das 18h às 22h
  • Formato: on-line (ao vivo)
  • Inscrições pelo site clicando aqui.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com