Conheça a lenda da velocidade no Quarto de Milha, símbolo da raça

DASH FOR CASH realizou 25 corridas em três anos, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar em 21 delas; garanhão deixou um grande legado na raça Quarto de Milha

Dash For Cash é uma lenda da raça Quarto de Milha, especializado em corridas e um pai influente na raça. Nesta semana a Associação norte-americana de Cavalo Quarto de Milha (AQHA) homenageou o garanhão publicando em suas redes sociais que há 44 anos Dash For Cash conhecia sua primeira vitória, quando um de seus principais adversários, True Trac, se machucou durante os treinos na prova em Centennial Turf Club na cidade de Littleton, Colorado. Ao longo das últimas décadas Dash For Cash gerou mais de 800 filhos vencedores, e se estabeleceu como um dos melhores garanhões de todos os tempos do esporte.

O garanhão nasceu em 17 de abril de 1973, correu 25 corridas em três anos, cruzando a linha de chegada primeiro – geralmente com muita sobra – em 21 delas. Ele terminou em segundo três vezes e fez pior do que isso apenas uma vez. Todo esse desempenho fez ele acumular ganhos de U$ 507.688 em prêmios. Isso, numa época em que não existiam provas Milionárias, para o Quarto de Milha.

Seu pai era filho de Rocket Bar e neto paterno do lendário Three Bars (TB). Na linha baixa, foi sua mãe, uma Thoroughbred  do King Ranch, tinha sangue de Go Man Go. Seus filhos e netos destacam-se pelo mundo todo em todas as provas de velocidade, como Três Tambores, por exemplo

Há cerca de 28 anos o cavalo teve que ser sacrificado em maio de 1996, aos 23 anos, devido a complicações da mielencefalite protozoária equina. Sua casa, o famoso 6666 Ranch, em Guthrie, Texas. A garanhão obeteve seu destaque no Brasil também, ficou eternizado no 1º Hall da Fama da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), em 2011.

6666 Ranch

Four Sixes Ranch faz parte da famosa Burnett Ranches LLC, que está entre as empresas mais famosas da história do Texas. Fundada pelo capitão Samuel “Burk” Burnett em 1870 – quando ele comprou 100 cabeças de gado usando a marca “6666” de Frank Crowley de Denton, Texas – Burnett Ranches hoje abrange 105.218 hectares, incluindo a sede do Four Sixes Ranch, perto de Guthrie, no Texas – ambos localizados na metade oeste do estado.

Fazem 28 anos de sua morte e ele continua a aparecer nos pedigrees de campeões em todas as disciplinas do Quarto de Milha, seja na Campeã Mundial de corridas de 2020 WHISTLE STOP CAFE até o cavalo de três tambores do ano de 2020 PRCA HIGH VALOR até o Campeão Mundial de Salto AQHA de 2020 LUKES BEST IN BLUE.

Algumas curiosidades sobre este incrível GARANHÃO, incrível atleta:

Ele foi um produto de parceria

Seu criador era uma lenda no ramo. O Ex-presidente da AQHA B.F. Phillips Jr. teve um grande sucesso através de parcerias em potros. Uma das éguas que Phillips escolheu para parceria, foi uma égua Puro Sangue Inglesa chamada Find A Buyer (TB), que ele cruzou no Rocket Wrangler na esperança de que a boa conformação e o temperamento agradável do garanhão combinassem bem com o pedigree carregado de talento da égua. Funcionou perfeitamente, pois produziu DASH FOR CASH.

Ele quase foi castrado quando ainda era um ano.

De acordo com uma entrevista com o treinador do Dash For Cash, C.W. “Bubba” Cascio, publicada no American Quarter Horse Racing Journal de outubro de 2002, o famoso senhor evitou por pouco a faca castradora.

Dentro da criação do Sr. B.F. Phillips Jr. Dash For Cash, ainda jovem, estava entre os machos que seriam castrados. Mas numa noite, durante uma tempestade, Dash For Cash se assustou e fez um buraco no ombro. Foi costurado. Como na época da castração a cicatriz da ferida ainda não tinha se fechado, estava com pontos, tiveram medo de, com a castração, abrir a ferida e decidiram castrá-lo mais pra frente.

A primeira vez que o jóquei Jerry Nicodemus trabalhou com o potro, “voou”, e então seu treinador Cascio, sugeriu ao criador que não o castrasse. O que o salvou foi aquele machucado no ombro, senão, Dash For Cash teria sido um castrado.

Ele quase morreu em 1975.

Após as classificatórias do All American Futurity em Ruidoso Downs, Dash For Cash teve. Ele foi salvo por uma transfusão de sangue de seu pai, Rocket Wranger, que estava no Rancho Buena Suerte em Roswell, Novo México. Dash For Cash se recuperou rapidamente – em poucas semanas, ele ganhou as Jet Deck Stakes em Albuquerque, sua oitava vitória consecutiva.

Ele foi o primeiro vencedor a repetir a vitória no Campeão dos Campeões.

O Champion of Champions (Campeão dos Campeões ) reúne anualmente os melhores cavalos mais velhos do mundo e desempenha um papel importante na decisão do Campeão Mundial de corrida do ano. Dash For Cash conquistou sua primeira vitória de Campeão dos Campeões em 1975, levando-o a ser nomeado Campeão Mundial. Ele repetiu o feito no ano seguinte aos 4 anos e foi novamente o Campeão Mundial do esporte.

Apenas a Refrigerator, SLM Big Daddy e Tailor Fit também conseguiram vencer o prestigioso Champion of Champions mais de uma vez, e agora este ano de 2021 Apollitical Pence, que acumula U$ 1,448,451 em ganhos.

DASH FOR CASH é o único cavalo enterrado na sede da AQHA

Dash For Cash foi sacrificado em 1996, aos 23 anos, devido às complicações de uma batalha com mieloencefalite protozoária equina (EPM). Ele foi cremado e suas cinzas enterradas na sede internacional da American Quarter Horse Association em Amarillo, Texas. Ele está descansando sob a estátua de bronze em tamanho natural dele e do jóquei Jerry Nicodemus. A escultura, criada por Jim Reno, foi inspirada em uma foto tirada da dupla enquanto eles voltavam da vitória do Campeão dos Campeões de 1976.

O destino estava do lado do Dash For Cash. Depois de sua lendária carreira de corrida, ele teve uma lendária carreira como GARANHÃO. Ele se tornaria o primeiro garanhão a gerar uma progênie que ganhou mais de US$ 35 milhões de dólares, e continua entre os maiores GARANHÕES de todos os tempos.

Sucessão de Dash For Cash no Brasil

Quem também fez muito sucesso no Brasil foi um de seus filhos, Dash For Cash Jr. Tudo começou em 1980, com a chegada ao Brasil da reprodutora norte-americana Smooth Leda, uma filha de Jet Smooth, importada pelo criador paulista Samir Jubran (falecido em 2012, foi Hall da Fama ABQM 2015), titular do Haras Fazenda Campo Alegre.

Ela trouxe ao pé um produto macho, nascido no dia 9 de abril de 1979 e que tinha como pai uma das lendas da raça mundial, o extraordinário campeão e produtor de inúmeros campeões, Dash For Cash, e que em sua homenagem, o proprietário registrou o potro com o nome de Dash For Cash Jr. 

Em 1981, Dash For Cash Jr. ao lado de seu proprietário, o falecido Samir Jubran – Foto- Arquivo Pessoal
Em 1981, Dash For Cash Jr. ao lado de seu proprietário, o falecido Samir Jubran – Foto- Arquivo Pessoal

Dash For Cash Jr. estreou em abril de 1981, no hipódromo de Avaré (SP), com apenas vinte e quatro meses de idade, não superando seus concorrentes, mais velhos e preparados. Trinta dias após, ele reapareceu e mais preparado superou seus adversários, marcando sua primeira vitória. Nos dois anos que se seguiram, sua campanha nas pistas lhe proporcionou o cartel de um autêntico e incontestável campeão.

Dash For Cash Jr encerrou sua campanha nas pistas, precocemente, no dia 5 de junho de 1983, no hipódromo do Tanquinho em Ribeirão Preto completando 12 vitórias em 16 apresentações, além de obter dois recordes de pista, um nos 365 metros (400 jardas) nesse Jockey e outro nos 700 metros na pista de Carazinho, quando derrotou os mais velozes animais da raça PSI (Puro Sangue Inglês), em distância até então considerada impossível de ser abordada por um animal QM, e deixando surpresos os turfistas do Sul do país. Conquistou também, até então, o título inédito no Brasil, o da Tríplice Coroa em 1981.

Na reprodução, Dash For Cash Jr consagrou-se servindo éguas dos mais diversos criatórios. Embora desaparecido em 12 de janeiro de 1991, se tornou pentacampeão de Estatísticas de Reprodutores, sendo pai de inúmeros ganhadores clássicos, sendo três deles do GP ABQM Potro do Futuro: Dash Sand (87), Dash For Feature (89) e Dash Dancer (91).

Com informações da AQHA, Portal Cavalus e Abdalla Jorge Abib da Mundo Agro Brasil

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM