De olho no leite A2, Equador investirá na raça Girolando

De olho no leite A2, Equador investirá na raça Girolando

PARTILHAR
girolando real
Foto: Girolando Real

Internacionalização da Raça Girolando vem acontecendo em vários países Latino-americanos, leite A2 despertou interesse do Equador.

O coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), Marcello Cembranelli, participou de uma reunião com a diretoria do laticínio Tonicorp e da Associação de Criadores de Gir e Girolando do Equador (Asogyre), em Guayaquil, no Equador. Ele apresentou o trabalho de melhoramento genético que vem sendo conduzido no Brasil pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. A Tonicorp é a maior captadora de leite no Equador e tem interesse em produzir leite A2A2, considerado não alergênico, usando para isso animais Girolando.

O laticínio pretende desenvolver um trabalho em conjunto com a Asogyre, entidade que agora é responsável pelo registro genealógico da raça no Equador, para melhorar a produção de leite das fazendas locais, por meio da introdução de animais Girolando selecionados para produção de leite A2A2. A Tonicorp é grande produtora de iogurte e sorvetes, e também de leite em UHT. O pesquisador brasileiro Ivan Ledic também participou do evento, assim como o presidente da Asogyre Carlos Alberto Neira, o CEO da Tonicorp Jorge Medina, o diretor Técnico Juan Carlos e representantes do grupo gerencial do laticínio.

Marcello Cembranelli vem ministrando palestras abordando os temas controle leiteiro como ferramenta de gestão e seleção, a internacionalização da raça e a evolução de fêmeas Girolando de acordo com o biótipo leiteiro de cada composição racial.

assinatura convenio equador brasil
Foto: Divulgação

Girolando assina convênio com Associação do Equador

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando firmou, no dia 6 de outubro de 2018, convênio técnico na área de registro genealógico com a Associação de Criadores de Gir e Girolando do Equador (Asogyre). Com isso, o serviço de registro de animais Girolando passa a ser realizado com exclusividade pela entidade equatoriana naquele país. Assinaram o convênio o diretor de Relações Internacionais da Girolando, Guilherme Marquez, e o presidente da Asogyre, Carlos Alberto Neira, durante solenidade ocorrida na Expoferia Ganadera 2018, em Guaiaquil.

O Equador está entre os países da América Latina com forte demanda pela raça Girolando e pelo serviço de registro genealógico, certificado de que o animal está dentro dos padrões raciais exigidos para a raça. Na Bolívia, acordo similar foi assinado no final de setembro.

Via Girolando

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.