Delegacias especializadas para conflitos agrários garantem ordem e protegem o campo brasileiro

A medida visa combater crimes patrimoniais e atos de violência relacionados a disputas de terras, reforçando a atuação da polícia judiciária nesses casos, através das delegacias especializadas para conflitos agrários.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3763/23, que estabelece delegacias especializadas para lidar com conflitos agrários. A medida visa combater crimes patrimoniais e atos de violência relacionados a disputas de terras, reforçando a atuação da polícia judiciária nesses casos.

De autoria do deputado Delegado Fabio Costa (PP-AL) e outros 40 parlamentares, o projeto define conflitos agrários como disputas envolvendo proprietários de imóveis rurais e trabalhadores sem terra. A proposta também permite que estados utilizem recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para estruturar essas delegacias, alinhando-se ao modelo já previsto na Lei 14.541/23 para delegacias da mulher.

A relatora, deputada Magda Mofatto (PRD-GO), defendeu a iniciativa, destacando que as novas delegacias permitirão respostas mais rápidas e eficazes, garantindo o cumprimento da lei e a segurança no campo. “Será possível agir de maneira eficiente, coibindo invasões e assegurando a proteção das propriedades e dos trabalhadores rurais”, afirmou.

O que vem a seguir

Após a aprovação na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o projeto será submetido à análise das Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, passará a ser debatido pela Câmara e pelo Senado para ser sancionado e virar lei.

Conflitos Agrários no Brasil: Um Panorama Histórico

Em 2023, o Brasil registrou 72 invasões de terras, o que representa um aumento de 213% em relação ao ano anterior. Dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) indicam que, entre janeiro e junho de 2023, 61 territórios foram ocupados, comparados a 62 no total de 2019 a 2022. Além disso, em julho e agosto de 2023, mais invasões foram registradas, superando os números dos conflitos agrários de anos anteriores. Desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023, ocorreram 95 invasões a propriedades rurais, ultrapassando o total de invasões registradas entre 2018 e 2022.

Especialistas apontam que movimentos como o MST ganharam força no atual governo, o que tem contribuído para esse aumento. José Henrique Pereira, assessor técnico da Comissão de Assuntos Fundiários da CNA, destacou que “não existe invasão legítima” e que a solução para os problemas agrários deve ser focada no desenvolvimento de assentamentos e na titulação das terras.

De acordo com Lucas Lousa, advogado especializado em direito do agronegócio, a intensificação das invasões está diretamente relacionada à mudança de governo e à ideologia de apoio a movimentos como o MST. Essa insegurança jurídica no campo tem afetado a atração de investimentos para o setor agropecuário, fundamental para a balança comercial e o PIB brasileiro, já que o agronegócio representa 23,8% da riqueza gerada no país e emprega 28,3 milhões de pessoas.

Esses números e a escalada de invasões ressaltam a urgência de ações mais eficazes para garantir a segurança jurídica no campo e proteger os direitos dos produtores rurais.

Conteúdo exclusivo do Compre Rural, escrito pela autora e colunista do Portal, com base nas informações da Agência Câmara de Notícias

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Tiplam, da VLI, realiza seu maior embarque histórico de cargas, após aumento de calado dos berços de atracação

Após a ampliação do calado do terminal, que capacitou o ativo a receber embarcações de portes mais elevados, o MV SASEBO GLORY – maior navio a atracar no Tiplam – foi carregado de açúcar VHP pertencente à bp bioenergy.

Continue Reading Tiplam, da VLI, realiza seu maior embarque histórico de cargas, após aumento de calado dos berços de atracação

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM