Desmama lado a lado, veja tudo que você precisa saber

Técnica de bem-estar animal tem apontando excelentes resultados no campo, confira agora como fazer, os cuidados e estrutura necessária para implantar a desmama lado a lado, nos seus bezerros de corte!

O desmame de bezerros de corte na pecuária brasileira é tradicionalmente realizado entre 7-8 meses de idade. Para isso, uma das práticas mais adequadas para melhorar o bem-estar dos animais é a realização da desmama lado a lado, que é feita mantendo vacas e bezerros lado a lado, separados apenas por uma cerca. Desta forma os bezerros permanecem visualizando suas mães e vice-versa.

Com 7 meses de vida, o animal já pode ser considerado um ruminante e tem plena condição de utilizar forragem sólida como a única fonte de energia e de nutrientes que necessita. Além do mais, a participação do leite na dieta do bezerro é pequena após o terceiro mês de lactação. O desmame lado a lado tem apontando excelentes resultados no campo, confira agora como fazer, os cuidados e estrutura necessária para implantar a desmama lado a lado, nos seus bezerros de corte!

Método convencional

No desmame tradicional, o bezerro é apartado da mãe e levado a locais distantes para que não haja contato. Para minimizar o estresse, é comum o pecuarista colocar algumas vacas (que não são suas mães) junto aos bezerros para servirem de “madrinhas”. No modelo tradicional, é comum que tanto as vacas como os bezerros permaneçam vocalizando durante muitos dias.

Estressados, os animais passam mais tempo caminhando, deixando de se alimentar, ruminar e descansar. O estresse reduz o ganho de peso do bezerro e afeta sua imunidade, refletindo em menor bem-estar dos bovinos e prejuízos econômicos para os pecuaristas.

Passo a Passo: Desmama lado a lado

O método de desmama lado-a-lado surgiu como alternativa ao método tradicional, pois consiste em um manejo em que as vacas e bezerros são apartados, mas são mantidos em piquetes próximos, geralmente com um corredor de distância entre eles. Dessa maneira, os bezerros permanecem tendo contato visual com suas mães, e o estresse da separação é reduzido.

O sistema de desmama lado a lado pode ser incorporada facilmente dentro da realidade de grande parte das fazendas de cria no Brasil. Outra recomendação é que, na data da desmama, se faça tudo que precisa ser feito: vermifugação, vacina, pesagem, e já trazer [os animais] para estes piquetes próximos.

Foto: Embrapa

Passo a Passo

Primeiro é necessário escolher os piquetes onde será realizado o procedimento. Devem ser adotadas as pastagens de fácil acesso, com boa disponibilidade de capim para os animais e, preferencialmente, devem ser em terrenos planos. Os piquetes também devem ter bebedouros com boa disponibilidade de água e compartilhados, evitando que a matriz suma de vista na hora de com disponibilidade de água.

As cercas dos piquetes devem estar em boas condições, para evitar fuga dos bezerros. Recomenda-se que para a cerca é necessário utilizar cinco fios de arame liso com espaçamento de sete metros entre as lascas. Outra opção é utilizar cerca elétrica: três fios sendo um deles eletrificado. Antes de separar os lotes de matrizes e crias, o manejo sanitário do lote deve ser feito, conforme foi supracitado.

A partir de então, as vacas e bezerros podem ser conduzidos para os piquetes separados pela distância de um corredor, onde devem permanecer por três dias. Os vaqueiros devem sempre entrar no piquete dos bezerros e permanecer nele por entre 10 a 15 minutos durante esse período, esse é um ponto de suma importância para tranquilidade do processo.

Após o terceiro dia, as vacas podem ser conduzidas para um outro local, e os bezerros também podem ser encaminhados para outros pastos, de preferência com o auxílio de vacas madrinhas.

Esse método é um método acessível inclusive para pequenos produtores, que podem adotar o manejo em seus sistemas produtivos, melhorando o bem-estar animal do rebanho.

Pontos de atenção

A nutrição é um fator determinante para o sucesso desse sistema. Pesquisadores da Universidade da Califórnia/Davis verificaram que bezerros desmamados com visualização ganharam 30% mais peso que os animais desmamados tradicionalmente durante as dez primeiras semanas pós desmama. A pesquisa mostrou que os bezerros andaram menos e também chamaram menos por suas mães.

Observações realizadas na EMBRAPA-CNPGC, com mães e crias desmamadas e separadas em pastos adjacentes, demonstrou maior tranquilidade, tanto para as vacas quanto para os bezerros, desde os primeiros dias. Este método parece realmente reduzir o estresse.

Colocar um sal proteinado ou uma ração no dia que os bezerros entrarem no pasto e somente no primeiro dia. Quando for tratar, seja com sal proteinado ou mineral, sempre utilizar dessa oportunidade para se aproximar do gado, andar no meio do lote e criar um vínculo. Funciona muito bem! 

Foto: Nelore Kaka

Bezerros devem ser checados com frequência e, os doentes, removidos imediatamente do piquete para uma área de isolamento, ajudando a prevenir a disseminação de doenças, e devidamente tratados. Transporte e comercialização devem ser evitados. Se viagens forem necessárias, devem ser o menos estressante possível. Os piquetes devem ser protegidos contra ventos e providos de sombra, reduzindo-se os estresses climáticos adicionais.

Segundo o zootecnista, especialista em comportamento animal, mestre em zootecnia, doutor em psicobiologia e pós doutor em bem-estar animal Mateus Paranhos, professor do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da UNESP, com o passar do tempo – em média, a desmama lado a lado é feita ao longo de três dias -, o contato visual diminui a interferência do relacionamento da vaca com o bezerro, que ficam mais tranquilos.

  1. Utilizar pastagens com boa disponibilidade de capim, sem obstáculos e mais plano possível.
  2. A água deve ser compartilhada entre os dois piquetes ou visualmente próximas.
  3. Vacas e bezerros são colocados durante três dias em um dos piquetes.
  4. Durante esse período os vaqueiros colocam sal mineral e se possível uma suplementação para os bezerros (creep), andando no meio dos animais durante 15 minutos todos os dias.
  5. No quarto dia as vacas são colocadas as vacas são colocadas no piquete em frente aos bezerros e o manejo de caminhar entre os animais permanece o mesmo.
  6. No sétimo dia as vacas são retiradas para outro piquete longe dos bezerros.
  7. No décimo dia os bezerros podem ser retirados do piquete, preferencialmente com o auxílio de vacas madrinhas.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM