Desmame: como minimizar o estresse para promover a saúde e o crescimento

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Mas uma mudança na dieta não é a única mudança associada ao desmame, na medida em que a interação social entre a mãe e o bezerro também é alterada.

Os momentos na vida de um animal de corte em que ele está em maior risco de doença ou morte são no nascimento e nas primeiras semanas de vida, e novamente nas primeiras semanas após o desmame.

Isso é particularmente verdadeiro se o gado recém-desmamado for misturado com outro gado e enviado para um novo local. Existem várias estratégias que pecuaristas e veterinários podem utilizar para reduzir o risco de doenças associadas às mudanças que acompanham o desmame.

No desmame, o leite é retirado da dieta do bezerro. Para muitos bezerros de corte, esta é uma mudança relativamente pequena na composição da dieta porque quando os bezerros são desmamados aos seis meses de idade ou mais, eles já estão consumindo a maioria de seus nutrientes do pasto e a produção de leite de suas mães está diminuindo rapidamente.

Mas uma mudança na dieta não é a única mudança associada ao desmame, na medida em que a interação social entre a mãe e o bezerro também é alterada.

A razão pela qual o desmame está associado ao aumento do risco de doenças em bezerros é que o estresse suprime fortemente o sistema imunológico, tornando o bezerro suscetível aos germes e parasitas que são comumente encontrados na natureza.

Mudanças repentinas na dieta, separação das mães, castração, vacinação e mudança para um novo local são fontes potenciais de estresse para bezerros desmamados.

Preparação para estressores

Existem muitas maneiras diferentes de reduzir o estresse associado ao manejo de bezerros em idade de desmame. Cada pecuarista deve olhar para suas próprias instalações e plano de marketing para encontrar a melhor estratégia para sua operação.

Basicamente, as estratégias ideais de desmame são planejadas para evitar que vários estressores adicionais ocorram ao mesmo tempo que o desmame e para reduzir o estresse do próprio desmame.

Perto da época do desmame, os bezerros são frequentemente transferidos para novos ambientes e misturados com novos gados da mesma fazenda ou de várias fazendas. Devido a essas mudanças, os bezerros tendem a entrar em contato com germes que são novos para eles.

Uma estratégia de vacinação para preparar o sistema imunológico dos bezerros antes da exposição a germes causadores de doenças comuns é útil para diminuir o risco de doenças.

Nenhuma vacina é capaz de fornecer proteção completa contra doenças, mas vacinas administradas em momentos de estresse significativo são muito menos propensas a fornecer proteção adequada contra doenças em comparação com vacinas administradas a bezerros que não estão lidando com outros estressores.

Pré-condicionamento

Programas de pré-condicionamento foram desenvolvidos para mover processos de manejo estressantes, como castração, descorna e vacinação, mais cedo na vida de um bezerro, para reduzir quaisquer impactos adversos à saúde desses procedimentos e para mover esses estressores para momentos distantes do desmame.

Além disso, se grãos ou subprodutos de grãos fizerem parte da dieta pós-desmame, os programas de pré-condicionamento geralmente recomendam ou exigem que, por duas a três semanas antes do desmame, os bezerros sejam expostos ao tipo de dieta que deverão consumir após o desmame.

A dieta pós-desmame deve garantir que os bezerros recebam energia, proteínas e nutrientes adequados para apoiar um sistema imunológico forte e manter ou aumentar a taxa de crescimento.

Momento do desmame

O momento do desmame é afetado por muitos fatores, incluindo a estratégia de comercialização de bezerros da fazenda e a disponibilidade de forragem adequada para manter a saúde e a produtividade das vacas.

Se as condições de seca reduzirem a forragem disponível, de modo que a condição corporal da vaca e o crescimento dos bezerros sejam significativamente afetados, os bezerros podem ser desmamados em idade precoce para remover as pressões de pastejo e lactação no consumo de forragem pelo rebanho. Bezerros de corte podem ser desmamados com sucesso a qualquer momento após desenvolverem um rúmen funcional com algumas semanas de idade.

Estratégias de desmame

Existem várias categorias amplas de estratégias de desmame, tais como: desmame na linha da cerca no pasto atual, onde as vacas são mantidas à vista, mas não em contato com os bezerros, desmame no pasto atual com as vacas completamente fora de contato e desmame para confinamento com contato com rebanho de vacas.

Alguns estudos de pesquisa compararam o desmame na linha da cerca, onde os bezerros podem ver suas mães, mas são separados por uma cerca, com outras estratégias que envolvem o desmame no pasto com as mães completamente removidas ou o desmame em um lote seco sem contato com as vacas.

Esses estudos geralmente mostram melhorias no comportamento dos bezerros, como bezerros e andar de um lado para o outro nos primeiros dias após o desmame para bezerros desmamados na linha de cerca. Alguns, mas não todos os estudos, mostram diferenças no risco de doença e ganho de peso com base na estratégia de desmame utilizada.

Práticas de manejo para diminuir o estresse associado ao desmame devem ser investigadas e estratégias específicas da fazenda que otimizem a saúde, o bem-estar e as considerações econômicas devem ser implementadas.

Se os bezerros forem desmamados em um novo ambiente, como um lote seco, é importante que eles tenham acesso a muita água fresca e que saibam como encontrar e beber da fonte de água. Bezerros que só receberam água de córregos ou lagoas podem não reconhecer tanques e bebedouros de fluxo controlado.

Equipamento

Os cochos de alimentação, o feno e fontes de água devem ser acessíveis aos bezerros. Muitos desses dispositivos de alimentação são projetados para filhotes de um ano ou adultos e podem ser difíceis de usar para os bezerros.

Muitos bezerros recém-desmamados não se aproximam agressivamente de cochos de alimentação lotados; portanto, recomenda-se que a ração seja distribuída em 45 a 55 centímetros de espaço de cocho por bezerro.

Tempo

Independentemente da estratégia usada, o clima deve ser uma consideração importante na escolha do dia do desmame. Embora não seja perfeita, uma previsão do tempo de vários dias pode ajudá-lo a evitar adicionar o estresse climático aos outros estresses do desmame.

O maior risco de doença para bezerros em idade de desmame ocorre durante as primeiras três semanas após serem separados de suas mães. Durante esse período, os bezerros devem ser observados com frequência (geralmente duas vezes ao dia) quanto a sinais de doença respiratória, diarreia, claudicação ou falta de ganho de peso.

Trabalhe em estreita colaboração com seu veterinário para desenvolver um plano de tratamento para os tipos de problemas que você pode encontrar.

Embora o desmame esteja associado ao aumento do risco de doenças, um plano específico do rebanho para implementar práticas de manejo como castração, descorna e vacinação enquanto os bezerros ainda estão com suas mães; e, em seguida, usando relatórios meteorológicos e estratégias de desmame de baixo estresse para minimizar o estresse do desmame, você pode proteger a saúde e o crescimento do bezerro durante esse período crítico.

Fonte: BeefPoint

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). 🚜🌱

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com