Detectada agora no México, Gripe Aviária alcança os três países da América do Norte

PARTILHAR
capa-mercado-de-aves
Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo

A granja afetada foi colocada em quarentena e determinado o abate sanitário de 70 mil aves que apresentaram resultado positivo

Em comunicado divulgado no último sábado, 23, o Ministério da Agricultura do México anunciou a detecção do vírus H7N3 da Influenza Aviária em granja comercial do estado de Coahuila, localizado ao norte do país e fronteiriço ao estado americano do Texas.

De acordo com o comunicado, o Ministério ativou suas operações de emergência e imediatamente enviou funcionários dos serviços veterinários para colher amostras, enviadas aos laboratórios oficiais do Serviço Nacional de Sanidade, Segurança e Qualidade Agroalimentar (SENASICA), localizado em Palo Alto, na cidade do México.

Procurando tranquilizar os mexicanos, o Ministério observa que o México produz anualmente 1,758 bilhão de frangos e informa que o impacto dessa ocorrência afeta apenas 0,003% da produção total, o que garante o abastecimento pleno da população. De toda forma, a ocorrência não afeta diretamente a produção de frangos, pois, conforme o texto divulgado, “é importante destacar que as aves afetadas correspondem a galinhas produtoras de ovos férteis, ou seja, utilizadas para a reprodução de pintinhos”.
Também informa que o vírus detectado corresponde a uma cepa presente em algumas regiões do país desde 2012 e acrescenta que medidas contra-epidemia foram aplicadas na tentativa de impedir a disseminação da doença.

A granja afetada foi colocada em quarentena e determinado o abate sanitário de 70 mil aves que apresentaram resultado positivo. Outra medida adotada foi o início imediato de uma campanha de vacinação das aves de criações domésticas e comerciais localizadas na região afetada.

Fonte: AviSite

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com